aXL
Olá, pessoal.
Acabaram de me oferecer uma máquina de revelação de papel de grande porte. Como acredito e espero aumentar um pouco a produção (em PE) em breve, estou pensando seriamente em comprá-la.
Trata-se de uma Metoform 60 que, pelo que sei, foi projetada para RA-4.
O que devo levar em conta se quiser colocar essa maquininha em funcionamento no meu laboratório caseiro? :lol:
É recomendável usar produtos químicos específicos para a máquina, ou ela também funciona com produtos químicos comuns (N113, por exemplo, ou Eukobrom)? O que, na verdade, diferencia os produtos químicos para a máquina dos conhecidos? Em termos de tempo de processamento, os produtos químicos para a máquina são simplesmente mais rápidos?
Vem com uma unidade de regeneração. Isso faz sentido para preto e branco?
Qual é a divisão adequada dos banhos? A máquina tem quatro tanques, pelo que sei, e funciona no modo seco-a-seco. A lavagem está, portanto, integrada. Revelador, Fix 1, Fix 2 e lavagem? Ou melhor, duas lavagens? Ou talvez Dokumol no primeiro, Centrabrom no segundo, depois Fix e, por fim, água?
E já que estou tendo ideias malucas: é possível usar um banho de toner (azul?) ou vou estragar a máquina completamente com isso? :o
Obrigado pelas dicas! :)
Axel
MKL
Olá,
Tenho uma CAP-40 com três banhos e coloco N113, banho de parada e fixador. A lavagem com água faço fora da máquina. Você também pode fazer a fixação em dois banhos e dispensar o banho de parada, se a máquina espremer bem com os rolos e, assim, evitar o arrastamento de produtos químicos. A minha leva cerca de 2 minutos por banho (na verdade, é para CIBACHROME/Ilfochrome) e funciona perfeitamente. Todos os formatos menores que 13x18 são pequenos demais para a minha máquina. Só papéis PE funcionam. Não faço regeneração, pois todos os banhos precisam ser trocados ao mesmo tempo.
Atenciosamente,
Michael