wschwetz
Comprei um Splitgrade. Se entendi bem, usa-se a configuração “Forte Polygrade - V RC” para o Classic Arts Polykaltton RC e “Forte Polywarmtone Plus RC” para o Polywarmton RC. Isso está correto?
Como apenas as superfícies brilhantes são calibradas e eu uso apenas o Polykaltton fosco, não consigo comparar os dois papéis. Alguém pode dar uma dica sobre a correção necessária?
Também há duas predefinições para papéis FOTOIMPEX. Que tipos de papéis são esses?
Revelador:
Os papéis Forte são calibrados para o revelador Ilford Multigrade; eu uso o Calbe N 113. Alguém sabe se são necessárias correções na exposição/gradação (ainda não trabalhei com Ilford)?
Por fim: ainda tenho bastante Fomaspeed Variant e Fomatone Variant. Alguém já processou isso no Splitgrade e pode me dar uma dica sobre a configuração?
MirkoBoeddecker
Olá, Wilfried,
Sim, suas correspondências foram calculadas corretamente.
Se você baixar os drivers mais recentes da Heiland, há uma configuração para o FOTOIMPEX Polywarmton.
No N113, essa configuração tende a medir meio grau a mais de suavidade.
Aqui, corrigimos antecipadamente de +0,5 a +1,0 gradações, dependendo do negativo.
Como são as mesmas emulsões em PE e barita, as configurações para PE e barita podem ser utilizadas.
No Polykaltton, a configuração “Papel de sensibilidade normal” funciona muito bem para brilhante ou fosco, e o N113 como alternativa à configuração Forte.
Foma Variant III:
Canal: Ilford MG 4, abertura -1,1. Revelador: N113 20 graus, 1 minuto.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
@Wilfried + Mirko: O Fomaspeed Variant não apresenta bons resultados no canal MGV do Splitgrade; por outro lado, o Kentmere VC Select se adapta quase perfeitamente (com desvios de apenas > grau 4).
O Polywarmtone também se sai muito melhor com a configuração Moersch do que com a do papel Forte; devido a variações na emulsão, talvez seja necessário um ajuste fino aqui (variações de aprox.: 0,3 BL, 0,2 graus; teria que verificar em que direção).
Saudações e divirtam-se
Detlef
MirkoBoeddecker
Se existe uma configuração Moersch, ela precisa ser exatamente a certa!
Eu não sabia que isso existia. A última vez que instalamos os drivers foi há um ano.
Testamos a configuração Foma para o N113.
Mas obrigado pela dica — vamos tentar com o Kentmere VC.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
"Moersch" - "Não sei se isso existe."
Mirko: desde a versão 1.19a do Splitgrade — e essa já tem alguns anos (final dos anos 90).
Ainda não revelei com o N113, mas, no caso do Variant III (um papel Speed com substâncias reveladoras incorporadas), considero bastante irrelevante em qual revelador as imagens são reveladas; a recomendação para o canal MGIV (-1,1 Bl) continua, portanto, um pouco enigmática para mim.
A propósito: com a mesma configuração (ou seja, Kentmere), o Oriental VC (RC) também “funciona”, assim como o PWT Baryt pode ser submetido à exposição com as configurações para Moersch Baryt (desde que sejam feitos pequenos ajustes).
@ wilfried: ainda vou enviar o polykaltton.
Atenciosamente,
Detlef
wschwetz
Olá, pessoal, obrigado pelas respostas, mas ainda estou um pouco confuso:
Para o CA Polywarmton RC:
No Splitgrade, o CA FB Polywarmton está configurado para acabamento fosco no Eukobrom. Você se refere a essa configuração mais 0,5-1,0 gradações no N113
ou
com a configuração Forte Polywarmton Plus RC no revelador N 113 mais 0,5-1,0 gradações, a exposição permanece a mesma
ou
com a configuração Moersch Sepia VC RC sem correções, também no N 113?
CA Polykaltton RC brilhante e fosco com a configuração “papel de sensibilidade normal” sem correções.
Fomaspeed Variant em N 113 com ajuste Ilford MG IV, abertura menos 1,1
ou com ajuste Kentmere VC Select, mas em qual revelador?
Isso está correto?
O N 113 realmente funciona de maneira mais suave em geral? Por exemplo, também ao usar o seu Kodak Polymax (papel bonito)?
Wilfried
Gast
Ora, Wilfried, você já recebeu muitas dicas — mas há uma coisa que elas não substituem: o estudo aprofundado do que você está fazendo. Por exemplo, os ajustes finos, como eu já mencionei, podem se mostrar necessários. Se você quer saber como um papel (o SEU papel) se comporta com outro revelador, basta testar. Se você quer saber quais papéis estão predefinidos no controlador, basta simplesmente dar uma olhada.
Parece haver um equívoco fundamental em relação ao Splitgrade: a ideia de que o som substitui completamente o trabalho de reflexão e teste na câmara escura. Mas ele é uma ferramenta (excelente) — o manuseio precisa ser aprendido. Depois disso, é simplesmente divertido.
Atenciosamente,
Detlef
p.s.: duas dicas finais:
1. as configurações do Splitgrade devem ser ajustadas regularmente ao mudar de brilhante (a regra) para fosco.
2. limite-se a 2 ou 3 tipos de papel.
Gast
Se você usar um papel armazenado no Splitgrade Controller com um revelador diferente, poderá determinar rapidamente as correções necessárias, independentemente do motivo, com a ajuda de um negativo de teste:
http://www.schwarzweiss-magazin.de/swmag_leser_05.htm
Atenciosamente, Otto Beyer!