Gast
Olá,
Ultimamente, tenho visto ofertas desses filmes russos.
Quando se procura informações, não se encontra muita coisa. Alguém já fotografou com eles e pode dizer como são?
Suponho que eles não tenham mudado muito, então experiências anteriores também seriam úteis.
Atenciosamente, Paul
Gast
Olá,
Não conheço o Tasma, mas quanto ao Svema (FN 64), posso dizer que ele oferece uma graduação de cinza muito bonita e possui uma margem de exposição relativamente ampla.
No entanto, simplesmente não consigo obter um grão fino com ele, e o acabamento deixa um pouco a desejar.
Roland
Abi
Olá, Roland,
Para o Svema Foto 65, posso fornecer as seguintes informações:
8 a 9 minutos em R 09 (1+40), ou A 49 sem diluir, ou A 49 na diluição 1+1; nesse caso, o tempo de revelação deve ser multiplicado pelo fator 1,3.
Revelação em escuridão total ou com filtro de proteção Duka ORWO 108, iluminação indireta a 0,75 m de distância, 15 watts.
Essas informações foram retiradas de um antigo manual de instruções para este filme, publicado pela VEB Chemiehandel Potsdam, e da revista Schwarzweißfilm in der Kamera, de Hans Edelmann.
Gast
Olá,
Eu também gostaria de ver esse filme. Onde é possível encontrá-lo?
Atenciosamente,
Marwan
Gast
Olá!
Não sei onde você pode conseguir esses rolos aqui na Alemanha, Marwan, mas posso te dizer quais são os tipos de “Fotoplenka” (rolo fotográfico) disponíveis, quanto custam e como é o resultado.
Como estou na Alemanha a trabalho há meio ano e não estive na Ucrânia, meu conhecimento não está totalmente atualizado.
Atualmente, a Swema oferece, em cartuchos plásticos de 35 mm, o FN 64 (19-20 DIN), FN 125 (22-23 DIN), FOTO 100 (21-22 DIN), FOTO 200 (24-25 DIN) e FOTO 400 (27-28 DIN); isso muda de vez em quando, por exemplo, às vezes dá para comprar FN 125 ou FOTO 100.
Todos os filmes 35 mm custam (na Rússia ou na Ucrânia) cerca de 80 centavos a 1 euro, com 36 fotos por cartucho.
Além disso, há carretéis de 30 e 60 metros; 60 metros custam cerca de 20 euros.
(A Svema também oferece um filme colorido chamado DS-100, mas ele é da FUJI, e o filme colorido DS-5 da própria marca só está disponível como filme em rolo para cineastas.)
Depois, há o filme em rolo de 120 (ou, como vocês dizem aqui, filme em rolo de 6x9), geralmente o FN 64 e, com menos frequência, o FOTO 100.
Por fim, há o FN 64 em diversos formatos de folhas, de 6x9 a 30x40; lembro-me agora que paguei cerca de 15 euros por um pacote de 100 folhas 9x12.
Visualmente, o filme é bastante semelhante ao filme ORWO, só que o ORWO era bem mais moderno, e isso é o que mais importa. Proteção contra a difusão da luz.
O que acho positivo no Swema é que você pode realizar superexposição e subexposição bastante e ainda assim obter imagens utilizáveis.
As fotos ficam com um aspecto antigo, pois, para que as áreas claras tenham definição, as sombras no papel ficam bem escuras e os tons médios permanecem normais; claro que isso é uma questão de gosto.
O que também me agrada é que as fotos parecem um pouco plásticas.
Certamente o preço também é um argumento, pois a Kodak custa, mesmo na Ucrânia, cerca de quatro vezes mais do que a Swema.
O que não me agrada é que os filmes nem sempre são muito bem fabricados, apresentam erros com frequência e o tempo de revelação varia um pouco para cada emulsão.
Além disso, como o Roland mencionou aqui, eles são bastante sensíveis, mas apresentam resolução suficiente quando há contraste.
Os tempos de revelação indicados acima para o Foto 65/FN 64 são muito longos; eles só se aplicam de acordo com a antiga norma GOST 65=20 DIN, anterior a 1981. Hoje em dia, vale o tempo recomendado para o revelador Swema; para o ID 11, reduza um pouco; para o A49, siga as especificações; e para o Negafort (minha recomendação), siga as especificações ou reduza um pouco.
Existem também outros filmes da Swema, mas que não se destinam à fotografia (microfilme, filme cinematográfico, filme para fotografia aérea).
Talvez você conheça alguém que possa trazer algo para você, ou tire umas férias agradáveis e compre alguns filmes de passagem.
Oleksander Kiluk
PS: A Tasma é praticamente a mesma coisa, pois tem o Foto 64, o Foto 125 e um Super 100 (Foma, com tonalidade esverdeada), mas apenas em rolo e em folha; os preços são semelhantes aos da Swema.
(Não consigo entender como esses fornecedores ingleses, tipo “retrophotographic” ou algo parecido, chegam a mais de 2 libras por cartucho; lá também tem papel fotográfico russo bem superfaturado)
MirkoBoeddecker
Oleksander,
Não consigo entender como é que esse fornecedor inglês, “retrophotographic” ou algo parecido, chega a mais de 2 libras por cartucho
Os preços na tabela de exportação dessas fábricas são cerca de três vezes mais altos do que os preços para os revendedores locais.
Quando se questiona, só se recebe um encolher de ombros e uma frase do tipo: “Vocês na Alemanha são ricos!” Além disso, há os problemas de entrega e os custos consideráveis de frete e impostos para remessas pequenas.
É por isso que não trabalhamos com a Svema, a Tasma nem a Slavich.
A Retrophotographic não ganha muito com os 2 libras por rolo. Os volumes de venda são muito baixos, o preço de exportação é alto demais e os custos de frete proporcionais são imensos.
Além disso, não se esqueçam de que um revendedor ucraniano, com o nível de preços e salários local, tem custos de distribuição cada vez menores e, em certas circunstâncias, consegue sobreviver com apenas 10% de margem bruta.
Isso é impossível aqui. Além disso, os custos indiretos são simplesmente altos demais no Ocidente.
20% é o suficiente para morrer e insuficiente para viver.
A razão pela qual a Retro oferece o filme é única e exclusivamente para oferecer ao mercado mais uma alternativa. Com um esforço considerável, é oferecida e importada aqui uma linha de papéis e filmes que mais ninguém comercializa. Daí vem esse preço de venda final que parece “fictício” para você.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
se a situação dos preços é essa, então consigo entender de certa forma, mas por brincadeira? Quem entende melhor o capitalismo, o pessoal da Tasma, que quer o triplo, ou a Retrophotographic, que paga tanto dinheiro? Oferta e demanda.
Mas caso alguém aqui ainda esteja interessado, procurei uma imagem bem revelada e ampliada da FN64, pois a maior parte do que se encontra na internet sobre a Swema é, na verdade, lixo tecnológico.
http://www.shuttercity.com/ShowPhoto.cfm?PhotoID=58886
Oleksander
Gast
Uma pequena observação
Vocês podem ver mais fotos na galeria, mas nem todas as fotos em preto e branco são da Swema; algumas são da T-max ou da Fuji.
Mas acho que a diferença é perceptível: o T-max é extremamente nítido, mas também tem, na minha opinião, uma reprodução brutal (não consigo pensar em uma palavra melhor em alemão, desculpem); já o Swema não tem muita nitidez, mas tem belas transições suaves de tons. Se não for o caso, o tipo de filme está indicado; acho que vocês sabem o que quero dizer.
Gast
Oleksander,
embora isso não tenha relação direta com o conteúdo deste tópico, acabei de dar uma olhada na sua galeria e há fotos realmente muito bonitas lá (principalmente os “retratos ambientais” em preto e branco!)
Gast
Oleksander,
Você recomenda o Negafort para as Svemas; acabei de receber mais “algumas” unidades da Ucrânia.
Produz negativos realmente bons, com grãos finos, pelo menos para os padrões da Svema, e bastante com nitidez; basicamente, o melhor que já tive até agora.
No entanto, o filme sai muito forte; meus testes mostraram que o tempo indicado na embalagem (FN 64) é de 7 minutos, mas, revelado em Negafort, leva 6 minutos.
19 DIN pode ser copiado em papel macio, mas já fica bem denso
22 DIN pode ser copiado bem em papel macio
25 DIN quase dá para copiar em papel normal, mas aí as sombras ficam perdidas
Devo reduzir agora para 4-5 min, ou a sua indicação se referia a uma solução de trabalho com diluição 1+1, ou melhor copiar em papel macio no 22 DIN? O papel russo é mais macio do que o resto da Europa?
De qualquer forma, parece-me que eu revelei demais e não por pouco, embora os seus Svemas aparentemente fiquem bem duros quando se faz isso, ou seja, não é possível forçar a revelação, o que eu não pretendo fazer de qualquer maneira.
Vou testar o Negafort em outros filmes; pelo que vejo, ele não é nada mal.
Obrigado, Roland
PS: Já vi os novos preços dos Tasmas, agora custam só 1,30 — parece que seu protesto surtiu efeito.
Gast
Roland
Assim que tiver um tempinho, eu me enganei; infelizmente, não tenho minhas anotações aqui.
O filme não deve ser muito sensível, caso contrário não suporta contrastes fortes, mas nosso papel fotográfico é exatamente igual ao de vocês.
Negafort é muito bom, mas, além do Forte e do Swema, ainda não revelei nada com ele e, para o Forte, está tudo escrito na embalagem.
Os filmes Forte, porém, realmente não são uma boa escolha, eles são ainda piores do que os filmes Swema em termos de granulação.
Oleksander