Gast
Olá,
Preciso de uma dica:
Gostaria de fotografar, no fim de semana, uma apresentação de balé em um palco sob luz artificial; ou seja, precisaria de um filme de alta sensibilidade. Para o revelador, gostaria de usar RODINAL ou A49 (já que tenho esses produtos à disposição).
Alguma recomendação (filme, exposição e revelação)?
Muito obrigado,
Andreas
rherz
Olá, Andreas,
Os irmãos Fuji Neopan: 400 e 1600, ambos submetidos à exposição na sensibilidade nominal.
Em A 49 1 + 1 a 20 °C, agitar continuamente durante o primeiro minuto e, depois, uma vez a cada minuto.
Tempos: Neopan 400: 12,5 min, Neopan 1600: 10 min.
Se a luz permitir, use o 400, porque o 1600 já fica bem acentuado — mas também pode ficar bonito em fotos de balé.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Se houver luz suficiente, eu também recomendaria o Neopan 400 (talvez com EI 800) ou o Neopan 1600 (com EI de aproximadamente 1000 até, no máximo, 1600; em hipótese alguma acima disso); em condições de pouca luz, porém, também acho o TMax 3200 em A49 bastante bonito (de EI 1000 a 3200), embora um pouco mais artístico; no revelamento, segui sempre a tabela de dados aqui da FOTOIMPEX, devido à luz suave do meu ampliador colorido, utilizando os fatores de prolongamento mais altos entre os mencionados.