Gast
Olá,
Alguém poderia me dar uma orientação sobre qual é o tempo ideal para revelar um Efke 25 em D-76 na proporção 1:2?
O filme foi submetido à exposição a 50 ASA.
Infelizmente, nas fontes comuns da internet, só consigo encontrar informações para uma mistura na proporção 1:1.
Uma vez me recomendaram, como regra geral, que o tempo de rotação fosse 1/3 mais curto do que o de agitação. Isso é verdade?
Ciao, Micha
zensusa
Olá, Micha,
essa informação sobre os terços está errada! Eu trabalho com um processador rotativo Jobo em todos os meus filmes e posso te dizer que, ao contrário da inclinação (dependendo da frequência com que você inclina por minuto), a rotação requer apenas uma redução de 10 a 15 por cento. Mais do que isso resultaria em um erro total! A propósito, em outra parte deste fórum você pode encontrar dados/tempos de rotação que eu forneci para todos os três Efkes, mas eles se referem ao R09 e a filmes planos e em rolo. Portanto, se você realizou a exposição do Efke 25 como 50 ASA, é aconselhável que, ao usar um ampliador de luz mista, você prolongue (multiplique) o tempo de revelação “normal” pelo fator 1,4. Com um condensador, o tempo deve ser correspondentemente mais curto, com um fator de aproximadamente 1,2. A propósito, em caso de necessidade, desde que a medição de exposição esteja correta, o Efke 25 também funciona sem prolongamento; a maioria dos usuários provavelmente nem perceberia, pois mesmo sem prolongamento o negativo ainda apresentaria valores aceitáveis.
Tenha uma boa noite e um abraço
Gast
Olá, zensusa,
Muito obrigado pelas suas explicações, mas ainda tenho umas duas perguntas:
- Quando você fala em “tempo de revelação normal”, está se referindo ao tempo da solução-mãe?
- O seu fator de multiplicação se refere à rotação e à diluição de 1:2 a 50 ASA, ou apenas a um desses dois fatores?
Até mais, Micha
zensusa
Olá, Micha,
Como meus tempos de revelação se referem ao revelador R09 da Calbe (e de forma alguma ao D76), não há, nesse sentido, nenhuma “confusão”, pois não se deve revelar com o concentrado de revelador não diluído! Portanto, também não existe uma proporção/diluição de 1:2! A diluição padrão é de 1:40, conforme indiquei. O R09 permite, no entanto, proporções de diluição de 1:20 a 1:400 (por exemplo, no revelamento estático). As diluições habituais e mais comuns são 1:40 e 1:80. Em geral, isso deve ser suficiente para situações normais.
**** Meus tempos referem-se, portanto, à proporção de 1:40 (1 parte de concentrado de revelador para 40 partes de água)****
O termo “tempo de revelação normal” significa que, com o tempo de revelação indicado, obtém-se um negativo que, ao ser impresso em papel, pode ser reproduzido com uma gradação entre 2 e 3 (em termos gerais, ou seja, papel normal)! Todas as indicações de tempo — independentemente de qual fabricante de filme ou de produtos químicos as forneça — referem-se a isso. Nesse contexto, o fabricante do filme também indica, ou deve indicar, qual valor gama é alcançado nesse tempo de revelação “normal”; ou seja, com o sistema de ampliação/iluminação que implementa/requer esses valores gama, alcança-se então também as gradações de papel desejadas na faixa de 2 a 3! O fabricante do filme pressupõe, no entanto, que o contraste do motivo na captura esteja na faixa normal (cerca de 5 stops de diferença entre claro e escuro) e, naturalmente, que o filme seja exposto corretamente! Se uma dessas condições não for atendida, mesmo o tempo de revelação normal, ou seja, o “correto”, não produzirá negativos “normais” que resultem em uma gradação entre 2 e 3. Resumindo, uma paisagem de novembro sem graça e cinzenta, submetida à exposição “normal”, não produz negativos que possam ser revelados com o tempo de revelação “normal”, pois ficariam sem graça e certamente só poderiam ser revelados em papel de gradação 5 (se é que isso seria possível). Portanto, a situação da captura também determina qual é o tempo de revelação correto para a foto tirada.
É tudo um pouco complexo e demorado para explicar aqui, pois há muitos fatores em jogo.
Portanto, meus tempos de revelação resultam em um negativo que pode ser bem exposto em papel Classic com gradação 2 ou 3. Desde que você tenha um ampliador de luz mista (ou seja, luz suave! – como, por exemplo, Dunco, Kaiser, Jobo/(ampliador lpl e?).
Presumo que você tenha um ampliador desse tipo com luz suave, ou seja, caixa de mistura; nesse caso, você deve multiplicar o tempo de revelação normal para o Efke 25 pelo fator 1,4 (com luz de ampliador forte, multiplique apenas por 1,2). Com isso, o tempo de revelação seria ajustado para uma exposição de 50 ASA, pois, basicamente, você sub-expôs o Efke 25 em um stop; para compensar essa subexposição, você multiplica o tempo pelo fator de multiplicação 1,4 (ou 1,2, como descrito acima).
Portanto, esse fator não tem nada a ver com a diluição do revelador, mas se enquadra na área de exposição do filme, aqui chamado de “push”.
Bem, espero que as explicações tenham ajudado.
Divirtam-se e mais uma coisa: todas as dicas e orientações não substituem a experiência de seus próprios erros. Pode parecer um pouco pretensioso, mas é assim mesmo.
Atenciosamente,
Zensusa / Lo van de Renne