Gast
"€ A EFKE, como já se pode ler nos jornais de Zagreb, encerrou a PRODUÇÃO, ou seja, o revestimento. A longo prazo, você não conseguirá mais obter filmes de produção recente e regular por meio dessa empresa, independentemente de quem seja o fornecedor. :: "
Recebi essa notícia hoje. A fonte, aliás, é muito confiável e não espalha "boatos". Não sei se a Efke vai desaparecer completamente do mercado ou se, de alguma forma, em algum lugar, haverá "outras Efkes".
É uma pena, a Efke produzia bons filmes a um preço acessível. :D
rherz
Olá, Zensusa,
se a fonte é tão confiável assim, então você certamente pode citá-la, não é mesmo?
Atenciosamente,
Robert
:D
zensusa
Olá, rherz,
Não posso revelar a “fonte”, pois ela tem motivos/compromissos pessoais, e você simplesmente precisa aceitar isso. Fora isso, se a notícia chegou a ser publicada no “Zagreber Pressenachricht”, provavelmente é verdadeira (para evitar perguntas: não tenho o jornal de Zagreb e, portanto, não conheço a notícia pessoalmente). Por outro lado, não sou do tipo que espalha notícias levianamente só para causar um pouco de agitação!
O que exatamente vai acontecer, se a Efke vai encerrar totalmente as atividades, se a produção continuará em algum outro lugar etc., eu também não sei. Mas talvez a “FOTOIMPEX” já saiba mais a essa altura. No que me diz respeito, o eventual fim da Efke é muito irritante, já que muitas vezes “perdi” filmes que eu havia adaptado/testado com tanto esforço para o meu conceito. Agora provavelmente terei que procurar novamente entre os rolos de 25 e os filmes planos, e também entre os de 100. Na verdade, eu só quero fotografar e não ficar testando e ajustando o tempo todo! Aliás, comecei a usar a Efke há anos, não só porque eram/são filmes bons e baratos, mas também porque achava que um fabricante pequeno seria mais confiável do que os “grandes”, que já destruíram materiais, filmes e papéis de boa qualidade em quantidade suficiente. Mas como a gente pode se enganar java script:emoticon(':D)
Não há muito mais a dizer sobre esse assunto no momento. Quem souber mais detalhes, por favor, entre em contato.
MirkoBoeddecker
Não podemos confirmar esse boato.
Acabamos de receber material recém-fundido — trata-se de uma fundição atual em produção —, mas provavelmente não ficará pronta antes das férias de verão. A Efke interrompe a produção por algumas semanas todos os anos no verão para fazer a revisão das máquinas. Isso não é novidade. É algo que precisa ser feito — uma espécie de “ligar a luz” e dar uma geral.
Todos os filmes e formatos da Efke estão disponíveis.
Uma fonte confiável que prefere não ser identificada... bem, então deve ser mesmo confiável :)
Rumores desse tipo circulam constantemente pelo mundo. Portanto, só posso repetir: enquanto as vendas forem boas, nada será descontinuado.
E se tivermos que transferir uma produção, faremos isso (como já aconteceu antes com a efke).
Aliás, em Zagreb não se faz mais emulsão desde o final dos anos 90. De quando é esse jornal?
Atenciosamente,
Mirko
FOTOIMPEX
PS: estou na Forte, na Hungria, e nem sempre posso responder imediatamente :D
Gast
Mais uma vez:
Não publiquei essa informação no fórum para causar confusão ou agitação, mas sim para, eventualmente, obter clareza e segurança no planejamento, pois quem pesquisar os tópicos deste fórum perceberá que “o constante desaparecimento de papéis e filmes do mercado” é um tema muito importante aqui e preocupa muitos usuários.
Todo mundo já passou por essa experiência de “desaparecimento do mercado”, especialmente com os grandes fornecedores.
Por outro lado, em vários pontos deste fórum afirma-se que, no caso de filmes e papéis de fabricantes menores (por exemplo, Efke, Forte = Classic) etc., está-se “no lado seguro”. O que, naturalmente, seria desejável, pois quem é que quer mudar regularmente de marca de filme ou papel? Afinal, tal mudança tem inúmeras consequências para o próprio trabalho. Por isso, embora eu compreenda plenamente a posição da “FOTOIMPEX” como distribuidora da Efke, é importante saber se daqui a alguns meses ainda poderei adquirir filmes Efke ou não!? É apenas disso que se trata! E, por isso, devemos nos esforçar por esclarecimentos e honestidade, e não trazer polêmicas e argumentos falaciosos para a conversa.
Ou seja, eu nunca disse que a “fonte confiável (que) não quer ser citada...” mas sim que eu não a citarei. Essa é uma diferença pequena, mas significativa!
E a tua bela frase, Mirko, “Aliás, em Zagreb já não se faz emulsão desde o final dos anos 90. De quando é esse jornal??”, aliás, também não tem nada a ver com os fatos, pois no trecho da informação que recebi diz-se “? ? A EFKE, como já se pode ler nos jornais diários de Zagreb, abandonou a PRODUÇÃO, o revestimento?”. Portanto, não se fala do local de produção em Zagreb, mas sim de notícias publicadas nos jornais diários de Zagreb. E, de acordo com essas notícias, deve haver uma interrupção da produção e não uma pausa de verão. É preciso ler e interpretar as frases corretamente. Se essa informação estiver errada, tanto melhor! Mas, caso esteja correta, deve-se alertar todos os usuários da Efke e, sobretudo, aqueles que pretendem se tornar usuários, de que a Efke talvez em breve não exista mais, pois nada é mais frustrante do que constatar que se gastou “investimentos, esforço e trabalho” totalmente em vão, nos materiais errados.
Atenciosamente
MirkoBoeddecker
Zensusa,
Não estou insinuando nada contra você, mas também não sei bem o que você quer ouvir de mim...
Você está feliz agora por saber que a efke continuará existindo ou quer ter a certeza absoluta de que a efke não existirá mais no futuro porque isso supostamente saiu em um jornal e foi dito por alguém que não foi identificado?
Se você não quer citar a fonte ou se a fonte não quer ser citada, isso não muda o fato de que não posso me pronunciar sobre o assunto, pois não tenho os fatos essenciais.
Minha fonte é a própria Fotokemika e, segundo eles, na semana passada tudo parecia estar indo bem, desde que continuássemos a fazer tantos pedidos quanto fazemos.
Até mesmo novos produtos estão sendo desenvolvidos para nós nestes dias.
Caso isso deixe de ser o caso (em relação ao volume de pedidos), será preciso pensar em algo — como, por exemplo, uma transferência de produção licenciada.
Este mercado tem capacidades enormes, pois as fábricas foram construídas para atender a uma demanda totalmente diferente daquela que existe atualmente.
Inevitavelmente, haverá reestruturações em todos os lugares e em todos os momentos.
Ninguém pode garantir que você ainda poderá obter o mesmo material daqui a 2, 5 ou 10 anos. Não importa qual seja o fabricante.
Só uma coisa é certa: com nossos parceiros, é possível produzir economicamente tamanhos de fundição significativamente menores do que com as grandes fábricas do Ocidente e, por isso, é verdade que podemos ser um parceiro mais confiável nesse aspecto. Nunca se está 100% “do lado seguro”, como você diz. Isso significaria, por outro lado, que nenhuma melhoria de produto poderia ser realizada.
A fábrica de filmes planos e em rolo da Agfa está sendo demolida neste momento. É uma pena, mas não há como mudar isso.
Estamos sempre empenhados em encontrar substitutos ou encontrar outra solução.
Voltando à efke: a produção está em andamento nestes dias. Amanhã de manhã continua. Hoje à tarde parou. Enquanto nossos volumes de pedidos permanecerem como estão, a situação continuará assim — não recebemos nenhuma outra informação da diretoria. Na semana passada, chegaram mais 5 paletes cheias de filmes novos. Todo o sortimento está em estoque e disponível para entrega.
Quem quer que tenha contado algo a um jornal deve ter informações desatualizadas ou se trata de uma especulação baseada no fato de que, infelizmente, um grande cliente se afastou da efke para tentar a sorte em outro lugar.
É claro que nada seria mais conveniente para essa pessoa do que o fechamento da efke — assim, ela finalmente se livraria da concorrência incômoda.
Um boato desses é exatamente o que “ele” precisa agora. Mas não quero insinuar nada aqui que não possa provar.
No entanto, esse problema já está em pauta há mais de um ano. E, mesmo assim, nada foi encerrado.
Como o mercado dos EUA tem se desenvolvido extremamente bem (o efke PL100 se tornou O filme PYRO por excelência), as perspectivas no momento parecem bastante positivas.
Inclusive para a fábrica existente, não muito longe de Zagreb.
De qualquer forma, não deixaremos nada por tentar para continuar oferecendo todos os nossos materiais pelo maior tempo possível.
A efke é o nosso carro-chefe em muitos mercados. Seria tolice abandonarmos o filme.
Peço desculpas se, na pressa desta tarde, deixei passar alguns “detalhes” na formulação e respondi precipitadamente.
Mas você também precisa entender como uma postagem como essa nos atinge.
Afinal, algo assim não só prejudica os negócios se permanecer sem refutação, como também poderia levar exatamente à queda na demanda que causaria o que foi “alertado”.
Isso não pode ser do nosso nem do seu interesse!
Atenciosamente,
Mirko
FOTOIMPEX
cfb_de
Em princípio, não acredito em nada que seja divulgado por pessoas que nem sequer revelam o próprio nome. Solução: cadastre-se aqui e responda por e-mail.
Em princípio, tenho dificuldade em acreditar em notícias de segunda mão nas quais a fonte direta “não pode ser citada”. Solução: cite a fonte. Não estamos aqui no banheiro e, portanto, não precisamos das gírias que lá se usam.
Teorias da conspiração são praticamente a última coisa de que este mercado de software de elite precisa.
Atenciosamente,
Franz S. Borgerding
Gast
Olá, Mirko,
essa foi uma resposta bem clara da sua parte. Então, os filmes Efke vão continuar sendo comercializados; era exatamente isso que eu queria saber, e certamente os outros usuários também! Como eu mesmo uso filmes Efke, como já mencionei, é claro que fiquei contente.
Então, um grande abraço
A propósito, quanto aos comentários do querido Franz sobre “teoria da conspiração” etc. — talvez ele tenha assistido a muitos filmes ruins —, não acredito que se tratasse aqui, de forma alguma, de conspiração ou de qualquer bobagem do tipo. Esse também não era, de forma alguma, o intuito da minha informação, e qualquer leitor sensato certamente percebeu isso.
Tenho agora 54 anos e fotografo desde os anos 60, não apenas por diversão, embora esse seja o principal motivo, mas também para ganhar a vida, ou seja, para ganhar dinheiro. E, por isso, já passei por muita coisa no que diz respeito a “rumores” e “fatos”, mas esses textos sobre “teorias da conspiração”, alusões a slogans de banheiro etc. são realmente mais do que idiotas.
Bom, esse foi realmente o último comentário.
Tenham uma boa noite.
Gast
Mirko, a qual fábrica de rolos de filme da Agfa você está se referindo, que está sendo demolida agora? Só por curiosidade...
Roland
aXL
Todos os filmes e formatos da efke estão disponíveis.
Olá, Mirko.
Então vou receber em breve meu PL 100 9x12? :D
Devido aos rumores atuais, eu também aumentaria o pedido de 100 folhas para 300 folhas. :)
E aí, como vai?
Axel
MirkoBoeddecker
Axel,
como você pode ler acima, estou na Forte, na Hungria.
Por isso, não posso verificar o andamento do seu pedido.
O melhor é você ligar.
Na verdade, não consigo imaginar que o Florian tenha esquecido de pedir o 9x12, embora eu tenha que admitir que os tamanhos que não são em polegadas não têm feito muito sucesso ultimamente...
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Mirko,
Então, em breve farei mais um pedido de 13x18. Não é muita coisa, mas agora quero finalmente me motivar a terminar meu projeto de artesanato antes que o Apo-Germinar aqui comece a enferrujar.
Ainda estou em dúvida entre o “Classic” (que vocês usaram no pedido do Stefan — meu pedido conjunto) e o Efke. Você vai ver.
Atenciosamente,
Franz
guymeurs
Hoje em dia se fala de tantas coisas
A Forte está falida, a Efke vai fechar,.....
Esperemos que o lobby digital não consiga fazer com que quase não se consiga mais encontrar filmes ou papéis de qualidade.Quando comparo o que sai da impressora Epson AS, mesmo sendo a mais cara, com uma impressão em papel barita no Classic (Forte) ou Formotone, tirada com um Efke KB 50 (25 ISO) aqui no meu estúdio, espero que esses filmes continuem no mercado por muito tempo.
Guy Meurs
Bélgica
Gast
Olá,
Acho que postagens como essas, como o Mirko já disse, prejudicam os negócios. Se alguém já espalha boatos desse tipo, mas depois fica fazendo mistério, acho isso extremamente idiota. No fim das contas, o senhor está prejudicando a sua própria reputação, Sr. Lothar van de Renne.
Em outros fóruns, surgiu uma declaração de um croata que, diante de tais rumores, simplesmente ligou para a fábrica
http://www.apug.org/forums/showthread.php?...p?t=7508&page=1.
Por favor, envie-me a reportagem original do jornal croata (exclua *NOSPAM* do endereço de e-mail) — minha esposa traduzirá a reportagem. Vamos ver o que realmente está escrito lá!
Atenciosamente,
Michael
MatthiasS
Pela postagem do croata, dá para perceber que a Fotokemika acabou de fechar sua última “loja de varejo” — eu traduziria isso como loja física. E ele ainda escreve que é preciso torcer para que o filme continue existindo. :lol:
Então, eu deduzo (de forma totalmente subjetiva) dessas declarações que a Fotokemika não parece estar indo muito bem — portanto, um pouco de ceticismo parece bastante justificado, não é? Não quero amaldiçoar nada, mas também não quero cair de cara no chão. Ou será que “não estar indo muito bem” faz tanto parte do status normal das empresas fotoquímicas que não se pode falar sobre isso, para não despertar a atenção de um credor? :o
MKL
Olá, Matthias,
entre o ceticismo e a divulgação de um boato está a afirmação acompanhada de supostas provas. O ceticismo é justificado em relação a muitos fabricantes, como a Kodak e a Agfa estão demonstrando atualmente. No que diz respeito ao SW, há muito tempo que tenho ceticismo quanto ao tempo que este ou aquele produto ainda vai durar, mas eles ainda existem.
O que me deixa pensativo nas declarações do croata é a afirmação de que a Fotokemika, no setor de filmes, vive principalmente de filmes de raios X, e eu sei que, atualmente, a nova geração de aparelhos de raios X de todos os fabricantes funciona de forma totalmente digital.
Mas, repito: a Zensusa alega que há artigos de jornal e um informante indicando que a produção seria encerrada. Consultas feitas por Marko à Fotokemika dizem o contrário, assim como as consultas do croata. Este último cita sua fonte — o primeiro mantém silêncio. É exatamente isso que eu não gosto!
Atenciosamente,
Michael
MatthiasS
A radiografia ainda é indispensável em certas áreas — por exemplo, no dentista. Eu não iria colocar um chip digital monstruoso no meu pescoço só porque é “mais moderno” :lol:
Fora isso, não acho que os aparelhos de raio-X modernos sejam muito comuns no Terceiro Mundo e no Extremo Oriente; lá ainda haverá demanda por filmes de raio-X por um bom tempo. Só que será que a Fotokemika consegue competir nesse mercado?
Fora isso, voltando ao assunto, claro, não foi uma escolha muito feliz não citar fontes. Mas a pergunta em si deve ser permitida; ele certamente não é tão paranóico quanto querem fazer o querido Lothar parecer. Portanto, em vez de se irritar com a metodologia, devemos abordar o assunto de forma objetiva. Pois, por mais que eu e provavelmente a maioria dos outros aqui (vamos deixar o Ferdinand de fora por enquanto :)), desejemos isso, parece que não é o caso da Fotokemika, correto? A questão é: até que ponto isso é normal para empresas desse tipo na era digital? – E, perguntando de forma ainda mais simples: o que muda para mim? Onde consigo um filme bom e barato – no qual eu possa me acostumar e não precise trocar de novo daqui a seis meses?
Aos poucos, estou começando a duvidar um pouco de mim mesmo: será que não deveria ter escolhido o Cube? :o
MKL
Olá, Matthias,
É exatamente isso que quero dizer com “prejudicial aos negócios”! Você está ficando na dúvida. Se não fosse por aquele tópico idiota com alegações de fontes misteriosas, você não estaria pensando nisso, não é?
Tudo o que vale para a Fotokemika também vale para os outros fabricantes, como Agfa, Kodak, Fuji, Maco, Lucky, Ilford etc. Todos estão enfrentando dificuldades no setor analógico atualmente e nenhum deles vai te dar garantias sobre a disponibilidade de filmes a longo prazo.
Agora, no máximo, se você gosta dos filmes da Efke, deveria deixar de ficar remoendo isso ou, consequentemente, esquecer o hobby da fotografia analógica em preto e branco.
Prefiro seguir o caminho do meio-termo e escolher o que me agrada; e, se isso não existir mais, escolho outra coisa. Testar custa apenas um rolo de filme.
Atenciosamente,
Michael
MirkoBoeddecker
Olá, pessoal,
Não fiquem com medo e não critiquem o Lothar só porque alguém lhe deu uma ideia na cabeça — e ele, com razão, ficou apreensivo.
Afinal, sem ele, esse tópico nem teria surgido e, quem sabe, outras ideias ainda estejam surgindo. Gostaria agora de me posicionar oficialmente contra todas essas ideias.
Estou atualmente em minha visita de rotina à Fotokemika e, além de avaliar o estágio de planejamento de nossos novos produtos, naturalmente também discutimos a “situação operacional”.
Contexto:
A Fotokemika precisa se reduzir tanto quanto outras empresas para se adaptar às novas condições do mercado. Nosso mercado está se expandindo, mas litografia, cores e raios X estão em declínio.
Concretamente, isso significa que, de 5.000 funcionários, passamos para cerca de 500 em 1998 e, agora, na terceira fase, para cerca de 50.
Isso implica, em cada etapa, planos sociais e indenizações elevadas (a Fotokemika é uma antiga empresa estatal). Para gerar esse fluxo de caixa, ativos fixos não essenciais à operação foram liquidados e consolidados. Isso incluiu também a loja em Zagreb, que agora é administrada por um particular (... e, aliás, ainda vende filmes efke — embora a um “preço de mercado” que corresponde aproximadamente ao nosso, mais o IVA mais alto na Croácia).
Situação atual:
A Fotokemika tornou-se Fotokemika Nova e essa nova empresa livrou-se de todas as obrigações com pessoal e equipamentos desnecessários, consolidando-se no núcleo essencial para a operação. Terrenos e imóveis que não são mais necessários para a operação estão à venda.
Atualmente, a Fotokemika já cobre seus custos nas áreas operacionais que permanecem na empresa, com 20% de capacidade de produção!
Que a Agfa tente fazer o mesmo!
Somente nossas (e essas são as suas!) encomendas já garantem esses 20%.
Tudo o que vier além disso gera “excedente”, ou seja, lucro operacional.
Mais uma vez:
Enquanto vocês continuarem comprando como até agora — ou, se possível, um pouco mais —, a empresa seguirá em frente.
Com os novos produtos que a Fotokemika desenvolveu para nós e para o mercado americano, aumentos ainda maiores devem ser possíveis.
A única restrição no momento é:
Devido à taxa de utilização de 20%, os planos de produção estão estendidos no tempo e, nos meses de julho/agosto, não haverá emulsão por motivos energéticos (o ar-condicionado “consumiria” 280 euros de eletricidade por dia).
Isso significa que, sem contratar pessoal adicional, os ciclos de entrega agora levam 6 meses.
Portanto, se em algum momento (apesar do nosso novo armazém refrigerado) tivermos nos planejado mal com os pedidos, talvez vocês tenham que esperar um pouco.
Mas isso sempre foi assim na IMPEX. O que está disponível, vocês recebem imediatamente, e o que não está, demora um pouco...
Espero ter esclarecido todas as dúvidas e esclarecido todas as incertezas...
Saudações de Samobor, perto de Zagreb,
Mirko
aXL
Oi, Mirko.
No que me diz respeito, minhas dúvidas foram esclarecidas. Obrigado.
De qualquer forma, eu já partia do princípio de que uma pequena empresa como a Fotokemika consegue se manter melhor no nicho do preto e branco do que qualquer departamento de qualquer “global player”.
Estou vivenciando isso intensamente agora com os filmes planos em medidas métricas. Acontece que eu tenho as câmeras e um monte de cassetes duplas boas para elas, então não quero mudar para medidas em polegadas.
Em contrapartida, estou disposto a gerar um pouco de faturamento e, de vez em quando, expor mais uma folha à luz. B) Se vocês não fizerem isso por mim, terei que compensar os prazos de entrega mais longos com pedidos em grandes quantidades e espaço no freezer. Mas também não quero exigir isso — o custo de armazenamento de vocês é maior do que o meu. :lol:
Daqui a três semanas chega o Foma 9x12 — e ontem coloquei minha última folha... :o
É de se esperar que ainda haja pedidos suficientes para lançar o efke 100 em 9x12? Se ainda houver alguém por aí que trabalhe com isso: por favor, faça seu pedido *agora*! :)
Até breve,
Axel