aXL
Olá, pessoal.
Finalmente tive a chance de experimentar uma L 1200 com cabeça monocromática. Que máquina incrível!
Mas já surgem algumas dúvidas com pequenos detalhes: em que sentido os condensadores devem ser instalados? O mais grosso (151) para cima e o mais fino (152) para baixo? À primeira vista, a iluminação parece bem satisfatória. Mas eu prefiro ter isso preto no branco.
Alguém tem manuais desses dois aparelhos e poderia me enviar digitalizações ou cópias? Ou, melhor ainda, publicar no fórum?
Desde já, obrigado,
Axel
Gast
Oi, Axel,
Acho que ainda tenho em algum lugar uma digitalização de uma 138. Se você for a pessoa que aparece com o mesmo pseudônimo na seção de fotografia de grande formato, vou encontrar seu e-mail lá também. Pode demorar mais um ou dois dias.
Em geral, o maior fica em cima e o menor embaixo, com as faces convexas das lentes voltadas uma para a outra.
Para o 138, há uma lista com cerca de 5 tamanhos diferentes em ainda mais combinações, dependendo da distância focal.
Atenciosamente
Martin
Gast
P.S.: Acho que, quando falei em “maior”, me referi a um raio maior, ou seja, ele fica mais fino.
aXL
Olá, Max.
Obrigado pelo seu empenho.
Sou o mesmo que também participa do fórum GF. Mas posso facilitar as coisas para você: mailto:axl@tightlook.de
No modelo 138 é bem simples, porque as combinações estão claramente impressas na tampa do espelho. Mas para o meu 1200 recém-montado com cabeça p/b, tenho apenas folhetos, nenhum manual. Neste aparelho não há impressões e os dois condensadores verdes (151 e 152) não são – como os dois verdes do 138 (240 e 240) – exatamente do mesmo tamanho, mas sim um pouco diferentes.
Daí a minha confusão.
Da forma como está agora, a iluminação parece uniforme aos meus olhos. Mas ainda não tive tempo de fazer um teste.
Obrigado,
Axel