Gast
Olá,
O plano é o seguinte: retratos 8x10'', revelar eu mesmo no Jobo CPP2, fazer contatos em papel baritado, emoldurar, curtir, ser feliz.
Depois de discussões interessantes, comparações de preços, toda sorte de literatura especializada, vasculhar catálogos e uma busca árdua nos meandros do cérebro, ainda não tenho ideia de que tipo de filme devo usar.
O filme deve ser/poder/ter:
- tons de pele bonitos e cremosos
- pretos intensos e profundos
- não menos que 100 ASA (luz contínua 5600 K, feita por mim — preciso ver o que faço, pois não consigo me virar com flashes :().
- ser acessível, na medida em que se pode usar esse adjetivo para qualquer coisa que tenha a ver com 8x10''.
- pode ser revelado sem muito trabalho em um Jobo Expert Drum.
- Disponível nos próximos anos.
- Adequado para contatos (mas acho que qualquer material é, não é?).
- Resistente a danos mecânicos.
- Sem variações de qualidade entre os lotes.
O que me passou pela cabeça até agora:
- Maco Cube400.
Desvantagem: de longe o filme mais caro (117
rherz
Olá, Matthias,
É uma pena que você tenha perguntado algumas semanas antes da hora — eu já tenho o Cube guardado, mas ainda não o usei (segundo rolo de reserva). No momento, estou usando meu primeiro rolo de reserva (HP5+), porque o Efke não está disponível (com isso aprendemos: quem gosta de Efke precisa seguir o método do esquilo = fazer estoque!)
Mas sobre o Efke posso te dizer uma coisa: revelado em A49, 1 + 2, 20 °C, CPE2 nível 2 por 18 minutos após 2 minutos de avanço. (Alternativamente, T-Max 1 + 4, 12 min. – o resto é idêntico) Isso produz exatamente as imagens pelas quais comprei a GF – com aquele aspecto um tanto “antigo”. Aliás, algo que não consegui com os filmes de cristal plano (embora em KB) – mas pode ser culpa minha também.
Os Efkes são um pouco mais sensíveis a arranhões do que outros filmes, mas isso não é nada que não se possa controlar com um trabalho adequado e, no caso do GF, nem sequer é um problema, porque o filme não é esticado em nenhum ponto. O que o Efke definitivamente não gosta são banhos de parada. Basta interromper com água (trocar duas vezes) e nada acontece em termos de descolamento da camada.
Portanto, se o Cube não for a grande revelação, vou ficar com o Efke e simplesmente fazer um estoque adequado.
Atenciosamente,
Robert
MirkoBoeddecker
A efke acabou de chegar!
Estamos desembalando desde as 9h da manhã de hoje!!
Então, já podem fazer seus pedidos.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
O número de telefone (030/28599081) que aparece no site da FOTOIMPEX está certo? Por alguma razão, a linha está ocupada há horas :ph34r:
Eu adoraria fazer um pedido — e, admito, trocar uma palavrinha sobre o assunto antes — mas como? :rolleyes:
MirkoBoeddecker
Infelizmente, é assim que as coisas são nesses dias.
Quando chegam filmes pelos quais centenas de clientes esperam há semanas, infelizmente nem nós conseguimos nos multiplicar por milagre...
A loja está lotada e, além disso, o Lutz está de férias.
A filhinha do Florian está doente e ele saiu mais cedo (estava aqui desde as 9h para desembalar a entrega).
Que tal enviar um e-mail?
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Vou fazer isso amanhã, vocês também abrem aos sábados, se não me engano...
Fora isso, dá uma opinião sobre a lista ali em cima — tirei as conclusões certas e o Efke 100 é o filme certo para mim? Se eu pedir um pacote de 50 agora, até quando preciso fazer um novo pedido para conseguir mais?
Atenciosamente,
Matthias
P.S.: Se eu fizer o pedido ainda no sábado, quando ele sai? Que revelador devo usar para o Efke, se o objetivo for fazer cópias de contato? Calbe A49 ou Tmax? Ou talvez outra coisa? O RODINAL serve? Na tabela de vocês não há nenhuma menção explícita ao RODINAL; isso significa que ele não é muito compatível?
uworischki
:rolleyes:
Ontem, por volta das 14h30, na loja de vocês:
Não havia mais Efke PL 100 no formato 9x12...
O formato 9x12 não veio na remessa ou já acabou de novo?
Para que isso não aconteça de novo comigo, seria melhor eu fazer uma pré-encomenda?
Gast
:rolleyes: Ahhh, não me deixe na mão, talvez só ainda não tivesse sido desembalado!
Bem, espero que o 8x10'' ainda não esteja esgotado, acho que é um formato menos procurado... :ph34r:
MatthiasS
Mas sobre o Efke posso te dar uma dica: revele em A49, 1 + 2, 20 °C, CPE2 nível 2 por 18 minutos, após 2 minutos de avanço. (Como alternativa, T-Max 1 + 4, 12 min. – o resto é idêntico)
Olá, Robert,
permite-me perguntar: por que apenas o nível 2? Praticamente todas as informações que se encontram na internet indicam que uma rotação mais rápida deve trazer resultados melhores — porque mais uniformes —; até mesmo a senhora do atendimento ao cliente da Jobo, quando questionada sobre qual velocidade se deveria usar, respondeu “P”. Acima de tudo, eu uso um monstro de 3000 rpm justamente para filmes planos 8x10; nesse caso, trabalhar mais devagar até faz bem para o meu motor (antes do número de série 22000, ou seja, sem fonte de alimentação reforçada; malditos sejam o eBay e o site da Jobo, que deixam a gente no escuro sobre essas coisas :huh: ).
Além disso, quais quantidades de produtos químicos são necessárias para cinco filmes planos 8x10? Na lata está indicado um mínimo de 270 ml para que todos os filmes possam ser molhados uniformemente — acho que me lembro de ter lido em outro lugar (provavelmente na página de fabricação do revelador :D ) algo sobre 1 litro. O A49 vem em 2 pacotes de 1 litro de pó por 5 €, e mesmo com a diluição, a quantidade de solução que eu coloco lá é definitivamente um fator de custo, sem falar no fato de que menos produto químico significa menos peso, o que, como já mencionei, também é bom para o meu motor, já que ele tem menos massa para mover. :)
Fora isso, deve-se guardar a solução sem diluir e reutilizá-la (se sim, quantas vezes isso é possível com 1 litro de A49 e cinco das placas Efke 8x10 com alto teor de prata?) ou é melhor usá-la diluída como revelador de uso único? E quanto aos motivos que já receberam o contraste correto na exposição? Eles não ficam muito planos?
Atenciosamente,
Matthias
rherz
Olá, Matthias,
Meu CPE-2 (não o +) tem apenas 0 (não acontece nada :D), 1 (gira bem devagar — usei para o agente umectante) e 2 (é com essa que se trabalha).
Nos filmes 8x10", quantos cabem na lata? Na verdade, só deve caber um, certo? 270 ml devem dar para 6 unidades de 4x5" no meu caso (eu uso 300 ml para ter revelador suficiente nos níveis 1 e 2) — mas eles ficam na espiral e a lata é menor. Se você não tiver certeza da quantidade de líquido, basta colocar a quantidade nominal na lata vazia e incliná-la — sem tampa — até que nada mais escorra. Assim, você deve conseguir estimar aproximadamente o nível do líquido na lata — mas você também pode medir e calcular. :)
Atenciosamente,
Robert
MatthiasS
Não, a 3000 comporta cinco rolos de filmes planos 8x10'' — eles são enrolados com a emulsão para dentro e colocados em tubos, como cartuchos em um revólver. Acho que vou medir e fazer as contas... :D
Gast
Olá, Matthias,
sobre o filme: você disse que ele deveria ser resistente ao manuseio
e acho que também se falou em planagem. Dica:
filme plano em suporte de PET (existem muitos, mas infelizmente ainda não é padrão).
O pessoal da KB está sempre reclamando porque o poliéster é difícil de domar,
já que os filminhos ficaram enrolados a vida toda. Com os filmes planos é exatamente o contrário,
eles querem sempre voltar para a posição plana :) . Esse suporte também é resistente,
dizem que quase não se rasga (já li uma história sobre um
“cabo de reboque” :lol: )
O Maco Cube é um negativo em suporte de poliéster, então certamente também funciona com filmes planos,
os filmes da Ilford são assim, o Agfa APX também era, quanto aos produtos do Leste, não faço ideia.
Quanto ao revelador, no fim de semana experimentei o Calbe R09
(com sobras de Agfa APX :o ). O R09 já foi
recomendado várias vezes no www.großformatphotographie.de, equilibra bem e é econômico,
já que pode ser altamente diluído; acho que no formato 8x10" isso faz diferença. Se você quer mesmo
usar o seu A49, não tenho nada contra ;-)
Fazer contatos não é difícil: você precisa do seu negativo, uma folha de papel
e uma placa de vidro (dica: compre em um supermercado ou loja de materiais de construção uma moldura
no formato 24x30 ou 30x40 se for fazer contatos em 8x10", por causa das bordas).
Estenda seu ampliador até que ele ilumine a área necessária na mesa de trabalho,
depois desligue-o. Coloque uma folha de papel 20x25, sobre ela o negativo (emulsão para cima),
e deixe a placa de vidro descer de um lado para o outro. Em seguida, faça a exposição
(é claro que antes você deve fazer a tira de teste da mesma maneira). É isso.
Quando você tiver um pouco de prática, pode pegar um pedaço de papelão e
recortar um campo de 8x10" no meio. Se quiser uma borda branca, basta usar
um formato de papel maior (por isso você também deve procurar logo uma
) e cubra a borda durante a exposição, ou, alternativamente,
use o pedaço de papelão recortado para cobrir os filmes planos e exponha a borda novamente com intensidade,
para que fique preta (assim, suas impressões por contato já ficam muito bonitas e podem ser
realmente impressionantes como resultado final). Acho que fazer impressões por contato é realmente divertido e fica muito elegante, você vai perceber.
Papel: você precisa de um de baixa sensibilidade, pois o Tetenal Work e similares requerem, em alguns casos, apenas
1 a 4 segundos (experiência própria). O PE é geralmente de alta sensibilidade. Para o Baryt, costuma-se recomendar o Fomatone Classic MG,
de baixa sensibilidade e com um tom bem quente. Também não é caro. Eu mesmo tenho um pacote em casa,
mas ainda não tive tempo de testar. Talvez no final da semana...
A propósito: acho ótima essa ideia dos retratos B), com certeza rende muito...,
provavelmente vou tentar em breve (mas só no formato 9x12).
Atenciosamente, Benjamin
cfb_de
Benjamin,
Você descreve com bastante precisão uma possibilidade de contatos invertidos. “Emulsão para cima”.
Meinjanur,
Franz
Gast
Nossa! Obrigado pelo aviso.
cfb_de
Estamos sempre à disposição de vocês.
<duck>
Franz