Matthias,
sim, e além disso ele tem um efeito equilibrador e sua ação pode ser ajustada através das diferentes diluições.
Por que se precisa, para o grande formato, de um revelador que impressione pelo seu desempenho em termos de nitidez? Para o formato KB, claro, com uma ampliação de 10 vezes, a nitidez é uma característica muito mais importante para a nossa percepção, mas e no grande formato? Ou será que, nesse caso, apenas o efeito equilibrador é realmente interessante, sendo que só por isso já vale a pena usar o RODINAL?
Eu não veria dessa forma.
Afinal, você usa o grande formato justamente para experimentar as características impressionantes que ele oferece.
Agora, o importante é extrair o melhor delas. É claro que, no grande formato, tudo é melhor do que no formato 35 mm, e poderíamos dizer que o filme mais barato mais os produtos químicos mais baratos já são suficientes para mim — as reservas de material fazem o resto — por que se preocupar?
Um raciocínio compreensível. Assim como para os motociclistas de Harley, a cilindrada não pode ser substituída por nada além de cilindrada :rolleyes:
Mas tudo isso é visível. Nitidez máxima e tons de cinza com grãos ainda não visíveis seria o meu objetivo pessoal.
Você percebe isso também em uma ampliação do negativo de grande formato, independentemente de ter usado um revelador que aumenta a nitidez e cria efeito de bordas ou um que suprime os grãos. A granulação aumenta apenas um pouco, mas a nitidez e o efeito de bordas aumentam significativamente. Nesse sentido, um revelador desse tipo é mais interessante para o GF do que para formatos pequenos. No KB, pode ser que você diga depois: nitidez é ótima, mas esses grãos são muito grossos para mim!
Pyro: Nós vendemos o Darkroom Cookbook; além disso, Weston também publicou bastante sobre o assunto. Nosso parceiro de distribuição inglês, a RetroPhotographic, fabrica seus próprios reveladores piro e nós vamos — se conseguirmos encontrar uma forma legal de importá-los em meio a toda essa confusão legislativa — incluir esses kits em breve.
Dá os primeiros passos com um revelador simples, como o RODINAL. No começo, já dá pra errar bastante. Depois de meio ano e de ter uma consistência confiável no processo com o R09, você pode experimentar o piro. Assim, você terá também uma base objetiva de comparação (...com os negativos do R09).
Não oferecemos espaço na web para o upload de arquivos maiores: isso permitiria que stalkers e outros piratas do fórum nos causassem prejuízo financeiro ao entulhar pacientemente o servidor, e eu teria que ficar aqui sentado por horas removendo todo esse lixo.
No entanto, é possível fazer o upload de imagens menores.
Atenciosamente,
Mirko