Klaus-W
Olá,
Comprei 17 metros de filme de 35 mm da VEB-Wolfen Orwo NP 27 pelo eBay e já fiz as primeiras tentativas com A-49 1+1. O revelamento foi feito com o velho revelador Agfa Rondinax U35, com um tempo de 15 minutos. Mas não faço ideia de quantos anos o filme tem. Apenas pela aparência dos negativos, diria que ele está razoavelmente utilizável. Vou fazer as cópias depois do Pentecostes.
Então, agora a minha pergunta: alguém já teve experiência com filmes Orwo de 15 a 20 anos? <_<
Gast
Olá, Klaus-W.,
Não tenho experiência específica com o NP27 sobreposto, mas sim com material Ilford bem antigo.
Na verdade, ainda tenho aqui alguns cartuchos PAN-F para negativo, “saída” de 1974. (Só está escrito “nov. 74” — pode até ser a data de validade). Os filmes são de um desmantelamento de laboratório, ficaram armazenados por cerca de 20 anos em local seco, em temperatura ambiente ou de porão, e estão na minha geladeira há cerca de 10 anos. Ainda podem ser revelados sem problemas! Os tempos de revelação eram indicados apenas para os produtos químicos da Ilford (folheto informativo) e dificilmente se comparam aos tempos habituais de hoje. Eu realizo a exposição dos filmes de acordo com sua sensibilidade nominal (50 ASA), utilizo o REVELADOR RODINAL 1+50, 20 graus, 20 minutos, 1 minuto de agitação e obtenho ótimos tons de cinza que, na minha opinião, deixam os novos filmes Ilford para trás.
Acho que o material ORWO com 15 a 20 anos de idade deve produzir resultados igualmente bons, desde que tenha sido armazenado adequadamente. Mas certamente não dá para evitar o processo de “tentativa e erro”. Talvez valha a pena tentar também com RODINAL ou R09/F09. Eu, pessoalmente, não tenho experiência com A49.
Bernd
Klaus-W
Olá, Bernd,
Obrigado pela sua resposta. Dei uma olhada com calma no Orwo NP 27 revelado (com pelo menos 15 anos) e percebi que a inscrição na borda não está tão nítida quanto estou acostumado a ver em outros filmes. Nas próximas tentativas, vou simplesmente deixar um pouco mais de tempo, até ficar bom — ou não.
Bem, na verdade, é uma bobagem comprar um filme tão antigo assim.
Atenciosamente, Klaus-W.
uworischki
Eu mesmo ainda uso o NP20 e, ocasionalmente, o NP27.
Pode acontecer (dependendo do armazenamento...) que o véu de fundo aqueça um pouco. Talvez o filme também perca um pouco de sua sensibilidade.
Portanto, sua suposição — revelar por um tempo um pouco mais longo ou, melhor ainda, realizar uma exposição mais rica (para 320 ASA?) — provavelmente está correta.
Uwe
Gast
É preciso ter em mente, porém, que um filme de baixa sensibilidade, talvez de 15 DIN, tem uma vida útil mais longa do que um filme de 27 ou até mesmo 30 DIN. No meu caso, um filme Fomapan 800, alguns anos após o fim do prazo de validade, ainda apresentava cerca de 24 DIN, enquanto, por exemplo, um Panatomic X mantinha sua sensibilidade mesmo após 10 anos.
Werner