Klaus-W
Olá,
Comprei 17 metros de filme de 35 mm da VEB-Wolfen Orwo NP 27 pelo eBay e já fiz as primeiras tentativas com A-49 1+1. O revelamento foi feito com o velho revelador Agfa Rondinax U35, com um tempo de 15 minutos. Mas não faço ideia de quantos anos o filme tem. Apenas pela aparência dos negativos, diria que ele está razoavelmente utilizável. Vou fazer as cópias depois do Pentecostes.
Então, agora a minha pergunta: alguém já teve experiência com filmes Orwo de 15 a 20 anos? <_<
Gast
Olá, Klaus-W.,
Não tenho experiência específica com o NP27 sobreposto, mas sim com material Ilford bem antigo.
Na verdade, ainda tenho aqui alguns cartuchos PAN-F para negativo, “saída” de 1974. (Só está escrito “nov. 74” — pode até ser a data de validade). Os filmes são de um desmantelamento de laboratório, ficaram armazenados por cerca de 20 anos em local seco, em temperatura ambiente ou de porão, e estão na minha geladeira há cerca de 10 anos. Ainda podem ser revelados sem problemas! Os tempos de revelação eram indicados apenas para os produtos químicos da Ilford (folheto informativo) e dificilmente se comparam aos tempos habituais de hoje. Eu realizo a exposição dos filmes de acordo com sua sensibilidade nominal (50 ASA), utilizo o REVELADOR RODINAL 1+50, 20 graus, 20 minutos, 1 minuto de agitação e obtenho ótimos tons de cinza que, na minha opinião, deixam os novos filmes Ilford para trás.
Acho que o material ORWO com 15 a 20 anos de idade deve produzir resultados igualmente bons, desde que tenha sido armazenado adequadamente. Mas certamente não dá para evitar o processo de “tentativa e erro”. Talvez valha a pena tentar também com RODINAL ou R09/F09. Eu, pessoalmente, não tenho experiência com A49.
Bernd
Klaus-W
Olá, Bernd,