Gast
Olá!
Estou planejando ampliar meus slides coloridos 6x6 em papel.
Por isso, comprei um cabeçote Color 3 para a minha Opemus 6.
Infelizmente, não tenho o manual de instruções do cabeçote.
Alguém de vocês poderia me ajudar (onde comprar / uma cópia)?
Como até agora só trabalhei com ampliações em preto e branco, não tenho muita certeza de quais produtos químicos, coloranalysers etc. são necessários.
É absolutamente necessário trabalhar com tanques de revelação, ou o processamento em bandejas é mais fácil, já que estou acostumado com isso da fotografia em preto e branco? Um analisador de cores mais barato (Meosix Color) é suficiente para mim, que sou iniciante, ou devo comprar um mais caro logo de cara?
Ficaria muito grato por qualquer tipo de resposta ou conselho!!!
Atenciosamente, Jörg
MirkoBoeddecker
Olá, Jürgen,
Você realmente quer revelar diapositivos coloridos?
Nesse caso, a resposta para todas as perguntas é: sim, e muito mais do que você imagina.
Com negativos coloridos, é bem mais fácil.
Bastam duas bacias, um Colortec Print Kit para temperatura ambiente, um filtro colorido ou um pouco de imaginação, e pronto.
Instruções: você não precisa delas, desde que o equipamento esteja montado no seu Opemus, aceso e tenha uma câmara de mistura 6x6.
Você precisa de um livro sobre ampliação colorida :)
Mirko
Gast
Olá, Jän,
O sistema Ilfochrome produz as impressões coloridas de melhor qualidade e, além disso, é o mais acessível para amadores (variações de temperatura), mas, infelizmente, também é o mais caro.
É MUITO mais fácil produzir cópias a partir de diapositivos do que de negativos. Motivo: o diapositivo é muito mais fácil de avaliar (brilho e, se for o caso, tonalidade de cor). Quando você se familiariza com um tipo de filme (por exemplo, Ektachrome 100), muitas vezes é possível obter uma boa cópia logo de cara, ou seja, sem tiras de teste e sem analisador.
Você encontra mais informações no site www.ilford.com
O processamento em bacias não é viável, pois é obrigatória a escuridão total. Além disso, com o tambor, você tem a vantagem de trabalhar sempre com produtos químicos novos. Além disso, o banho de branqueamento cheira muito mal quando entra em contato com o revelador. Portanto, use o tambor.
Atenciosamente
Ferdinand
MirkoBoeddecker
Ferdinand,
Afinal deu certo. Parabéns e bem-vindo de volta!
Já estava ficando preocupado...
Jän,
O Ferdinand está certo — não dá para usar o Schale, mas com um pequeno CPA, o Ilfochrome já é muito divertido.
É, sem dúvida, o melhor que existe em termos de qualidade de imagem e... claro, se o diapositivo não tiver imperfeições, também é fácil de ampliar.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Eu tinha esquecido,
acho que ainda temos produtos químicos e papel PX30 no mercado de estoques remanescentes (era um pedido de um cliente que não foi retirado...).
Entre em contato se tiver interesse.
Mirko
MirkoBoeddecker
Ah, Ferdinand,
por uma questão de honestidade, devíamos dizer ao novato que não dá para usar temperatura ambiente...
O processo Colortec RA-4 só funciona na escuridão total, mas pelo menos a uma temperatura entre 18 e 26 graus.
O Ilfochrome precisa, corrija-me se eu estiver errado, manter uma variação de mais ou menos um quarto de grau.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko/Jän,
É possível revelar Ilfochrome em uma faixa de temperatura entre 20 e 30 graus. Segundo a Ilford, a temperatura ideal é 24 graus. O procedimento é semelhante ao revelamento de filmes P&B, ou seja, é possível medir a temperatura no início do processo e, se necessário, ajustar o tempo de revelação (banho 1). Os outros filmes são mais flexíveis, ou seja, não são tão sensíveis à temperatura, pois um tempo de revelação um pouco mais longo não causa danos (é claro, dentro de certos limites).
Pode ser que, para aplicações extremamente críticas, seja necessária uma correção da filtragem de cor em diferentes tempos/temperaturas. Fora isso, eu consideraria o processo bastante tolerante. Na verdade, comecei a ampliar com CIBACHROME (assim se chamava na época) — com um Opemus e filtros de inserção. As imagens continuam tão boas hoje quanto naquela época. No entanto, era Kodachrome 25, por assim dizer, o efke 25 entre os filmes de diapositivos (não consegui resistir a essa comparação).
Atenciosamente,
Ferdinand
Gast
...e como também estou trabalhando com uma cabeça Color3 em uma Meopta Opemus 6, aqui está o manual de instruções (embora tudo já esteja bem claro):
Então: o plugue do transformador é conectado ao medidor de exposição, o plugue da cabeça ao transformador, no qual também há o botão liga/desliga;
na cabeça estão os 3 controles para Y (amarelo), C (ciano) e M (magenta) para eliminar distorções de cor; ao lado há um controle de densidade, com o qual é possível, por assim dizer, escurecer a luz (para que os tempos de exposição não fiquem muito curtos; na extremidade direita da cabeça há uma alavanca para desligar o regulador de densidade (por exemplo, para obter luz mais clara para a focagem); na extremidade esquerda da cabeça há uma alavanca para desligar os controles de cor (para luz branca); aliás, a gente (OK, eu) costuma esquecer de recolocar as duas alavancas no lugar depois de focar, e aí a gente (eu) fica terrivelmente irritado com uma folha estragada...
Montagem no Opemus: aparafusei os parafusinhos nas laterais, abaixei a cabeça do condensador, encaixei a caixa de mistura adequada na cabeça de cor, coloquei no Opemus e apertei os parafusinhos.
Roman
Gast
Olá, Mirko, Ferdinand e Roman,
muito obrigado por todas as informações e conselhos.
Atenciosamente,
Jü