Gast
Robert,
No tópico “Concurso”, você mencionou que o ACROS é o seu filme favorito no que diz respeito ao comportamento de Schwarzschild.
Gostaria de saber se você já comparou um Efke 100 com um ACROS em relação ao comportamento de Schwarzschild e quais foram as diferenças.
Atenciosamente,
Mirko
rherz
Olá, Mirko,
Infelizmente, não — depois dos resultados obtidos com o Efke PL 100 em 4x5", eu tinha a intenção de experimentar o Efke 100 como negativo, até que alguém me disse que os dois materiais não são comparáveis em termos de resultado (tirando o tamanho, claro :) ). Se for assim, por quê? Se não for, eu adoraria experimentá-lo — assim que tiver a oportunidade de encomendá-lo (não vale a pena enviar dois rolos só por causa disso!).
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá, Robert,
O que motivou minha pergunta foi o fato de que o excelente fator de Schwarzschild do efke está relacionado ao fato de ser um filme de camada única. Isso também lhe confere a vantagem em termos de nitidez. Pelo que sei, o ACROS também tem essa estrutura — corrija-me se estiver errado —, portanto, ambos os filmes deveriam apresentar um comportamento de Schwarzschild muito semelhante.
Diferença entre filmes KB e planos: os filmes em rolo e planos são geralmente moldados no mesmo suporte com proteção adicional contra halos sob a emulsão (ou seja, entre o suporte e a emulsão) e verso fosco.
Nos filmes KB, na maioria das vezes o próprio suporte é colorido para garantir a proteção contra halos.
Por isso, os filmes em rolo e os filmes planos são, em geral, muito semelhantes, e o filme KB é um pouco diferente.
MAS É CLARO QUE, NA PARTE SUPERIOR, AMBOS TÊM A MESMA EMULSÃO!
Única exceção que conheço: o Fortepan 400. Recentemente, o KB contém material inglês, enquanto o rolo contém o Forte original.
Mas isso não se aplica ao Classicpan!
Aqui, o negativo = filme em rolo e é melhor do que o ANTIGO Fortepan (por ser um novo desenvolvimento).
Atenciosamente,
Mirko
rherz
Olá, Mirko,
Eu também já tinha ficado curioso sobre as diferenças entre as características :) . Na próxima encomenda, vou pedir alguns.
Atenciosamente,
Robert