highscore
Oi, pessoal
Preciso da opinião de vocês.
No momento, estou em dúvida sobre qual filme devo experimentar/escolher como meu filme padrão de 400 ISO.
(Não me adaptei muito bem ao Foma 320.
E eu tinha grandes expectativas em relação a essa marca. Afinal, já uso o Foma 200, que é mais barato, há bastante tempo e com frequência em 35 mm e MF.)
Minhas exigências são:
Não muitos grãos.
Bom, com capacidade de push de pelo menos n+2.
Fácil de revelar em reveladores padrão de uma única etapa. (Odeio ter que temperar reveladores).
Ele também deve render 400 ASA reais, sem reveladores especiais.
É claro que sei que estou tentando “quadrar o círculo” aqui.
Afinal, todo filme é um compromisso.
Estou apenas procurando “MEU” filme.
Não mencionei meu favorito para poder receber o maior número possível de opiniões para minha decisão.
Atenciosamente,
Marcus
Wolf_XL
TMax 400 e pronto... O filme define novos padrões nesse segmento — o resto nem vale a pena considerar. E, em termos de preço, também não se destaca tanto assim...
sputnik
Puramente do ponto de vista dos parâmetros técnicos, o Wolf certamente está certo.
No entanto, o gosto pessoal desempenha um papel nada desprezível. Eu, por exemplo, prefiro o TX ao TMY-2, porque este último (em comparação direta) me parece, de alguma forma, “puro” demais.
Na época, fiz uma comparação exaustiva antes de me decidir entre os dois e encomendar algumas centenas de rolos do “meu 400”. Embora eu esteja plenamente ciente de que provavelmente ninguém percebe a diferença, especialmente porque não há uma comparação direta disponível. Mas, afinal, eu não tiro fotos para os outros, e sim para mim. ;-)
De qualquer forma, ambos os candidatos atendem às condições mencionadas acima. E certamente também um HP5+.
Urnes
Ilford Delta 400 no A49. Ora, se dizem que o A49 não é um revelador especial...
Atenciosamente, Sven.
Renate
O A49 foi um grande fracasso para mim. Ele produz uma granulação muito fina, mas os tons de cinza são, para o meu gosto, inutilizáveis. Simplesmente não consigo obter um contraste satisfatório nas fotos reveladas com o A49. Por isso, tive que descartar muitos bons motivos. Apenas algumas fotos tiradas com o PanF chegaram às minhas exposições. Falta simplesmente um pouco de vigor a esse revelador.
€
No momento, estou testando dois reveladores que atingem os 400 ASA reais com o TMax 400 e o TriX. São o XTOL e o revelador Wehner. Ambos são de uso universal. No entanto, o revelador Wehner (W-E) precisa ser encomendado diretamente com Klaus Wehner. Em contrapartida, ele não só atinge os 400 ASA com o TMax 400, como também produz tons de cinza muito agradáveis, bons contrastes e uma nitidez que até então só era conhecida do Ur-ATOMAL. É fácil de usar. A nitidez e a plasticidade desse revelador são impressionantes. Com o formato 35 mm, o W-E chega bem perto do grande formato. Ainda não testei o revelador com o GF.
€
Mas mesmo o melhor revelador não produz bons resultados com todos os filmes. Com o Fomapan 400, nunca cheguei aos 400 ASA e, de qualquer forma, não dá para forçá-lo. Simplesmente há muito pouca prata nele. A curva característica do Fomapan 400 já apresenta uma queda acentuada na Zona 8. Nenhum outro filme de 400 ASA que eu conheça faz isso, e mesmo os filmes de 100 ASA só apresentam queda na Zona 9 ou 10.
€
Atenciosamente
€
Renate
Kissaki
Parece que o HP5+ não passa no teste de grão
sputnik
OK, no caso da KB, isso pode ser verdade. Depende sempre da escala de ampliação.
É claro que, mais uma vez, eu só pensei em termos de formato médio. Desculpa.
Urnes
Olá, Renate,
Na verdade, o A49 também não é um revelador de grão fino que eu combinaria com um filme de baixa sensibilidade. Trata-se, antes, de um revelador para reportagem, indicado para condições de pouca luz, altos contrastes e para aumentar a sensibilidade. O Delta 400 mantém bem seus 400 ASA nesse revelador e, quando aumentado para 800 ASA, tem um desempenho tão bom quanto a 400.
Atenciosamente, Sven.
Renate
Olá, Sven,
Com o PanF, tive um certo sucesso com o A49. Mas com os de 100 e os de 400, ele falhou miseravelmente.
Aqui na loja, ele é anunciado como um revelador de grão superfino, e o grão realmente fica bem fino. Além disso, o aproveitamento da sensibilidade é muito bom. Infelizmente, a maioria dos negativos que fiz com esse produto simplesmente não dá para copiar. O resultado é sempre uma mistura cinza em cinza. Em contrapartida, o ATOMAL da Agfa Leverkusen funcionou de maneira excelente, embora também não fosse o ATOMAL original. Mas esse já não existe mais. Com muitos outros reveladores de filme, não tenho esses problemas.
Atenciosamente,
Renate
wosis123
Eu uso o Kentmere 400 e revelo com SILVERMAX.
ThomasPauly
No revelador SILVERMAX, o HP 5+ — que, de resto, não é o meu favorito — apresenta um desempenho notavelmente bom. Já no revelador normal com gama de 0,65, é prometida uma sensibilidade aumentada em dois DIN e, segundo minhas medições, isso é realmente alcançado. Excelente nitidez de contornos, reprodução impecável de luzes e sombras com granulação moderada (como de costume, visivelmente mais fina na ampliação óptica do que na digitalização).
€
Fora isso, como padrão, o Delta 400 já é excelente no ID-11 / D-76 (1+1) na sensibilidade nominal e, no Perceptol (1+1), é excepcional com perda mínima de sensibilidade (1 DIN). A relação particularmente favorável entre grão fino e nitidez nos filmes de cristal plano torna-se claramente visível na classe 400, sobretudo em colorido. O Delta 400 e o T-Max 400 estão muito próximos, embora eu considere a reprodução de tons do Ilford um pouco mais diferenciada.
€
Atenciosamente,
tepe
AchimBauer
Olá, Marcus,
A oferta quase confusa de filmes de 400 ASA torna-se bastante mais clara quando se elimina os derivados.
Temos o Fomapan 400, o Ilford HP5 e o Delta 400, o Kentmere 400 (também conhecido como ........), o Tri-Xpan da Kodak e o TMAx 400, o Orwo N 74 (também conhecido como), o Orwo TC 27 e o Rollei Retro 400.
Fico à disposição para receber correções sobre a exaustividade da lista, desde que comprovadas de forma razoável.
Talvez ainda venha a ser adicionado o Bergger Pancro; rumores dizem que ele também deve ser lançado nos formatos 135 e 120, o que, pelo menos, está sendo considerado.
Quando retomei a fotografia de halogeneto de prata (odeio a expressão “fotografia analógica”) e não sabia qual filme escolher, fiz um teste comparativo: saí com várias câmeras, cada uma carregada com um filme diferente, e tirei uma foto idêntica de cada motivo com cada câmera, todas reveladas de forma idêntica no meu revelador padrão. Infelizmente, a produção do vencedor do teste foi descontinuada, então tive que fazer um novo teste, desta vez com 19 corpos de câmera.
Como a faixa dos 400 é um pouco mais clara, só posso recomendar que você faça algo semelhante, seja primeiro com 400 ASA, depois com push, ambos juntos, e depois revele na sua solução padrão.
É um trabalho enorme, custa dinheiro, leva muito tempo, mas o resultado é ótimo: você vai perceber como os filmes estão próximos uns dos outros e por que algumas pequenas diferenças são importantes. Acima de tudo, você pode decidir de acordo com seus próprios critérios.
Não me arrependo de ter feito o teste, só me arrependo de não ter incluído todos os filmes nele.
?
Atenciosamente, Achim
highscore
Oi
Ontem fui à loja em Toulouse. (A última que ainda vende filmes em preto e branco.)
E comprei três rolos de Tmax 120. Não tinham o Delta em estoque. Nem nada em 135. Estava esgotado.
Por enquanto, vou comparar esses dois diretamente.
Conheço bem o Foma 400 e, por causa do preço, vou incluí-lo também como 120.
Como 135, ele fica muito granulado para mim na ampliação.
Vamos ver o HP5.
Felizmente, tenho cinco cartuchos para minha Mamiya.
Agora, claro, surge a questão do revelador.
Fomadon R09 (minha solução padrão, já revelei quase tudo com ela até agora. Não queria me complicar com reveladores)
Caffeenol (ótimo produto)
Foma Spezial Retro (usei apenas duas vezes com o Foma 320)
Tenho todos os seguintes em estoque, mas nunca usei.
Xtol (comprei ontem, quanto tempo dura em garrafas de litro na geladeira? )
Perceptol
D76
Fomadon LQN
Fomadon LQR
Além disso, a pergunta geral sobre a validade de reveladores em pó preparados na geladeira. Sem falar nas recomendações cautelosas dos fabricantes.
Atenciosamente,
Marcus
Olivinyl
Olá, Marcus,
?
O Xtol não tem nada que estar na geladeira! O Xtol fica muito bem em garrafas Aponorm cheias até a borda, a temperaturas entre 16° e 20°C. Preparado com água destilada, abri recentemente uma garrafa com 20 meses que revelou perfeitamente.
?
Xtol 1+1 e Tmax 400 (KB 135) são realmente uma ótima combinação. Eu gostava muito de usá-la quando ainda trabalhava com híbrido. Quando comecei a revelar analógico, achei a combinação Xtol/Tmax 400 muito lisa (ótima escala de cinza, mas pouca nitidez no grão). Mudei então para o Rollei Supergrain e estou muito satisfeito.
?
5 litros de Xtol não custam os olhos da cara e é um ótimo revelador. Teste-o exaustivamente e jogue todos os filmes que você tiver lá dentro. Vai dar tudo certo ;-)
?
Como alternativa (já que você tem 5 litros agora), você deveria experimentar o revelador Wehner, como a Renate já mencionou (não beba). Os resultados do Tmax 400, Kentmere 400 e RPX 400 são realmente fantásticos, embora, na minha opinião, o Tmax 400 esteja no topo da lista.
?
Mas você usa uma variedade e tanto de reveladores... Para mim, isso já seria demais.
?
Abraços, Oliver
highscore
Oi, Oliver
Não, não, comprei muitos. Talvez desnecessariamente!
Usei três.
Em mais de 90% dos casos, o Fomadon R09; já tenho bastante experiência com ele há muito tempo.
Só mudei para o Foma 320.
E o Caffenol é simplesmente divertido.
Não guardar o Xtol na geladeira é uma boa dica. Comigo, ele teria acabado lá!
Meu plano agora é realizar a exposição de 4-5 filmes 120 de diferentes fabricantes de forma idêntica na Mamiya. Incluindo o cartão cinza.
E revelá-los em um revelador, provavelmente Xtol.
Aí eu vou ficar mais esperto. Ou vou ter ainda mais perguntas.
Olivinyl
Olá, Marcus,
?
Então, para começar, seria bom levar também uma meia e um lenço junto com o cartão cinza...
?
http://www.silberbild.info/negativo/film-eintesten/
?
Para ter uma ideia aproximada do tempo de revelação e da sensibilidade ISO do filme.
?
Quais filmes você quer revelar no X-tol? Talvez eu já tenha testado essa combinação...
?
?
Abraços, Oliver
highscore
Acho que são os 5 rolos de Delta 400, Foma 400, Tri-X, T-Max e HP5+ em XTol.
Se vocês tiverem os tempos para essa combinação, seria ótimo para mim. (Meu cronômetro sempre conta a partir da primeira gota de revelador até a última gota que sai da lata!
Dica: < 8 minutos e 30 segundos e 3 vezes a cada 30 segundos, > 8 minutos e 60 segundos e 3 vezes a cada 60 segundos.)
Já conheço o método do lenço de papel, do cartão cinza e da meia.
E, pela minha experiência, são bem adequados para ter uma primeira impressão se o processo está certo.
Agora vou esperar o pacote do nosso anfitrião.
jonny
Na minha opinião e experiência, o melhor é armazenar o Xtol em bolsas de bebida do tipo “bag-in-box” de 5 litros (ou, em alternativa, duas de 3 litros). Elas podem ser encontradas por alguns centavos no eBay. Para guardar ou arrumar, basta colocar a bolsa em uma caixa de plástico com tampa de tamanho adequado, como as vendidas na Rossmann, por exemplo.
O revelador dura uma eternidade ali dentro, e o sistema é, além disso, muito prático, limpo e seguro (sem risco de quebra) no manuseio. O líquido fica armazenado à prova de ar (o material é suficientemente impermeável à difusão), e, devido ao seu design, não entra ar no recipiente mesmo durante a retirada. No caso de garrafas parcialmente vazias, é sempre preciso usar gás inerte/bolinhas de vidro etc. para ajudar. É claro que as garrafas Aponorm também são adequadas e eu mesmo costumava fazer assim, mas todo o manuseio com um arsenal de garrafas e frascos acabou se tornando muito complicado para mim. Atualmente, guardo todas as soluções em grandes quantidades (produtos químicos RA4, Kodak HCA etc.) nessas bolsas BiB, e isso funciona muito bem. Além disso, as caixas plásticas com as bolsas podem ser empilhadas, economizando bastante espaço. Eu nem saberia mais onde colocar tantas garrafas...
highscore
Oi, pessoal,
Já reuni os 5 rolos que quero testar.
Delta 400
Foma 400
Tri X
Tmax
HP 5 Plus
Gostaria de saber quais tempos de revelação vocês recomendam para o XTol 1+1 a 20 °C.
Caso contrário, terei que seguir as instruções da bula.
Meu tempo de processo começa com a primeira gota de revelador e termina com a última gota que sai do tanque.
Minha agitação é de 60 segundos e depois 3 vezes a cada 60 segundos.
Obrigado, Marcus
jonny
E aí, não quero desanimar você, mas testar cinco rolos de uma vez parece meio que uma missão suicida. A menos que você entenda por “testar” algo diferente do que eu. Eu começaria limitando-me a um único rolo. É claro que dá para simplesmente usar um rolo, revelar e ver o que sai (o que eu não classificaria como “testar”), mas, por experiência própria, a conclusão que se tira de um único rolo é bem limitada. Para realmente poder avaliar se o filme é adequado para você, vai ter que investir um pouco de tempo e mais material fotográfico.
€
Para o Fomapan 400, você encontra os tempos nas fichas técnicas da Fomapan. O Xtol é “idêntico” ao Fomadon Excel. Para a diluição 1+1 em vez de 1+0, você pode calcular, aproximadamente, um tempo 30% maior. Lembre-se de que o filme não é um “verdadeiro” 400. Nem mesmo no Xtol.
€
Todos os demais filmes mencionados estão documentados, incluindo a gama alvo e o valor E.I. (“ASA”), na ficha técnica da Kodak para o Xtol, e eu recomendaria seguir essas orientações inicialmente. Os tempos de outros usuários são apenas referências; eles ficarão mais ou menos na faixa das especificações do fabricante, assim como o seu resultado final. Um reage mais rápido, outro mais devagar. Um termômetro marca 1 grau a mais, outro 1 grau a menos. Sem falar nas diferenças na hora da captura, devido a tolerâncias nos medidores de exposição, tipo de medição etc. Acho que você não vai encontrar uma referência melhor do que os dados da Kodak.
€
Mas, de qualquer forma, anote tudo sobre a exposição e os detalhes do revelamento! Isso é fundamental!
€
Boa sorte e conte-nos os resultados!