Kissaki
Oi, oi :)
?
Agora que me deu vontade de brincar um pouco com minha SLR analógica, pensei: por que não me aprofundar um pouco mais no assunto? Até agora, sempre evitei revelar meus próprios filmes, pois achava o investimento inicial (equipamentos/produtos químicos) um pouco alto — e, como não tenho como digitalizar, teria que enviar os filmes para revelação de qualquer maneira.
Mas a curiosidade acabou vencendo e meu kit básico para revelação de negativos deve estar a caminho (@Fotoimpex? ;) ).
?
Mas como também me atrai a ideia de poder fazer minhas próprias cópias, surge a pergunta: qual é o próximo obstáculo? Como estudante, o orçamento é sempre apertado e o pequeno kit de revelação foi bem caro para o meu bolso, então não conto começar com isso nos próximos meses. Mas, só para me orientar e planejar, o que é necessário e com quanto devo contar se for comprar material usado?
?
A propósito, tudo isso por enquanto é para KB. Eu adoraria fotografar e revelar em formato médio, mas essa aquisição ainda está bem longe.
?
Muito obrigado desde já pelas sugestões :)
?
*edit*
Ah, sim, com quanto espaço é preciso contar, mais ou menos? Principalmente para o ampliador, já que ele é provavelmente o mais difícil de “acomodar”.
Franco
O melhor é procurares (talvez aqui no fórum) alguém que te mostre como funciona a ampliação. É mais fácil do que parece à primeira vista conseguir os primeiros resultados apresentáveis. No que diz respeito à técnica de laboratório, deves concentrar-te no essencial. Não deves economizar na lente de ampliação nem em um bom sistema de escurecimento. Quanto aos papéis fotográficos, os papéis PE multicontraste modernos são uma boa escolha.
Espaço não falta nem na cabana mais pequena; você pode colocar suas bacias de revelação sobre a banheira ou o chuveiro e, dependendo do tamanho do banheiro, montar o ampliador ali também. Se você se esforçar um pouco, pode organizar seu laboratório fotográfico de forma que ele fique totalmente pronto para uso ou guardado novamente em menos de meia hora. Minha ampliadora, por exemplo, fica no depósito e no corredor, e o banheiro é escurecido durante os trabalhos fotográficos.
?
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
?
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
?
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
?
?
?
Na fotoquímica, use sempre materiais comprovados, nada de bugigangas esotéricas milagrosas
?
No Ebay, há uma grande quantidade de equipamentos completos de laboratório à venda por um preço baixo.
?
Atenciosamente, Thorsten
jonny
Com cem euros, dá para montar um kit completo de equipamento usado para iniciantes em laboratório de revelação. Mas, antes de pensar em comprar equipamentos como ampliadores etc., é preciso definir o espaço disponível.
Se você nos disser qual espaço tem em mente para ampliar e fazer cópias, com certeza poderemos dar algumas dicas sobre a organização do espaço e os equipamentos.
€
Se você mora em uma cidade maior, talvez haja também a possibilidade de, para começar, usar uma câmara escura pública (de associações, instituições etc.) ou fazer um curso específico. Em
http://www.localdarkroom.com, você pode verificar se existe algo assim perto de você. É claro que o banco de dados não está completo, então, de qualquer forma, pergunte e procure também na sua região.
wosis123
Onde você mora?
Estou em Ludwigshafen/Rh, em um clube de fotografia com laboratório próprio; também oferecemos cursos em parceria com a VHS. Se tiver interesse e/ou mora por perto, é só entrar em contato.
?
Hendrik
Kissaki
Moro em Lüneburg, perto de Hamburgo. Já entrei em contato com as universidades da cidade (sou estudante em Hamburgo) para perguntar se seria possível usar as câmaras escuras delas, mas até agora não recebi resposta.
€
Eu usaria meu corredor para o revelamento à escuridão, já que ele não tem janelas e as portas poderiam ser facilmente vedadas contra a luz com dois ou três sacos pretos. A secagem ficaria no banheiro, que fica bem ao lado.
Como superfície de trabalho, eu teria apenas um armário fundo, por isso a pergunta sobre as medidas; não tenho certeza se um ampliador caberia lá confortavelmente. Se for preciso, eu poderia colocar as bandejas à esquerda e à direita do armário de roupas sujas/cesto de roupa.
€
A temperatura dos produtos químicos é tão importante para as cópias quanto para o revelador? Ambos os cômodos não têm aquecimento. Para os negativos, acabei de encomendar um aquecedor de aquários para poder aquecer as misturas em banho-maria, mas não sei se isso funcionaria para as bandejas de revelação.
wosis123
A composição química do revelador da cópia não é muito crítica; diria que entre 18 e 22 graus está tudo bem; se estiver mais frio, prolongue o tempo de exposição, conforme as instruções do revelador.
Urnes
Para o revelamento de negativos, no entanto, você não precisa de um aquecedor de aquário. Basta aquecer o revelador em banho-maria (água quente da torneira já é suficiente) até 20 graus. O banho de parada e a fixação não devem apresentar uma variação superior a 3 ou 4 graus em relação a essa temperatura. Você pode então trabalhar à medida que a temperatura vai caindo.
Para o positivo, você também pode fazer assim. Para sessões longas, você pode usar o aquecedor, mas também no banho-maria, ou seja, colocando uma bacia dentro de outra.
Atenciosamente, Sven.
Kissaki
Meu kit de revelador já chegou e parece estar se adaptando bem ao novo ambiente; meu primeiro rolo de filme SW (o primeiro que vou revelar sozinho) também está quase pronto, e me surge a seguinte dúvida: qual é a melhor maneira de retirar o filme da lata no final?
bernhardmangelsgmxde
Em termos financeiros, isso é viável — mesmo para estudantes com orçamento apertado. Mas não de graça. Eu diria que, em média, com 20 € por mês já se chega bem longe; é claro que também dá para gastar mais, mas, especialmente no início (até que o hardware esteja completo), não se deve contar com muito menos nos primeiros um ou dois anos (é possível, mas, justamente quando ainda não se tem muita experiência, pode-se errar na compra; às vezes, ainda se soma um pouco de azar...).
Equipamentos de laboratório usados — especialmente em comparação com os preços antigos de produtos novos — podem ser encontrados por preços muito acessíveis. Se você for um pouco moderado no formato do papel no início e se esforçar, os custos com consumíveis também podem permanecer bem controláveis. Você também pode passar duas horas na loja e processar apenas 5-6 folhas de 10x15 cm. Isso custaria então um euro ou algo assim; nesse caso, mesmo para pessoas de baixa renda, o fator tempo é provavelmente mais decisivo. Mas se você adotar 24x30 cm como formato padrão e/ou produzir muitos rejeitados (o que eu também levaria em conta no início), isso pode, naturalmente, ficar mais caro. No caso do papel e do revelador, eu procuraria, de qualquer forma, usar material novo no começo.
Temperatura: No processo positivo, relativamente pouco crítico; no início, tentaria chegar a pelo menos 18 °C, mas o apartamento não vai ficar mais frio do que isso de qualquer jeito.
Espaço: tem gente que tem laboratórios em 1 m², então, onde há vontade, há um caminho; seja criativo, invente algo e assim por diante. Escuridão, espaço para um ampliador e algumas bandejas, não precisa de mais nada. Existem ampliadores maiores e menores, dá para descobrir.
Retirar o filme do cartucho: com certeza existe um manual para isso, não é?
Morte
Você vai precisar de um saco escuro e de um abridor de garrafas para tampas de coroa. Ou pode fazer isso na escuridão total da câmara escura. Nada de luz vermelha!
Kissaki
No começo, tentaria chegar a pelo menos 18 °C, mas o apartamento não vai ficar mais frio do que isso mesmo
Deixei minha banheira de banho-maria ligada por algumas horas e a temperatura ficou em cerca de 15 °C.
€
Para tirar o cartucho, até agora vi instruções com fita dupla-face, água simples e algumas chaves; na verdade, estava curioso para saber o que vocês recomendariam. Basta encostar uma chave de fenda e apertar com força?
€
Quanto ao material de consumo, não sou do tipo que tira fotos o tempo todo. Em média, tiro talvez um rolo analógico a cada dois meses, no verão talvez um pouco mais. No entanto, acho que nos próximos tempos vou ter um pouco mais de tempo para brincar com isso :)
€
*edit*
Tudo bem, então vou tentar com um abridor de garrafas.
Franco
Você retira a tira de filme do cartucho em um piscar de olhos usando um extrator de filme, à luz do dia. Em seguida, você enrola o filme no carretel, no escuro, e corta a ponta no final.
Urnes
Se você não puxar o filme totalmente para dentro do cartucho ao rebobinar, esse problema nem vai surgir. Você ouve claramente o estalo quando o filme sai do carretel. Então, basta retirá-lo e a introdução ainda estará lá fora. Até a primeira imagem são, de qualquer forma, 10 a 15 cm. Agora você ainda pode rasgar a aba, assim saberá imediatamente qual filme foi submetido à exposição e qual não foi. Portanto, caso você se depare com a situação de ter que passar mais de um filme ou tenha vários filmes para revelar em casa.
Atenciosamente, Sven.
bernhardmangelsgmxde
Não uso rebobinador nem “FIlmpicker”; tenho um modelo chinês qualquer que dá conta do recado.
Recentemente, tirei o revelador da adega, que estava a 13 °C, e usei-o depois de mais ou menos meia hora na banheira aquecida a 18 °C. Na minha câmara escura na cave, a 15 °C (ou por aí), também ainda não liguei as placas de aquecimento. No meu caso, correu normalmente, só demorou um pouco mais a revelar, mas eu não faria isso logo no início, porque é uma fonte de erro. Numa câmara escura num apartamento habitado, normalmente não é crítico, a menos que se seja extremamente avesso ao aquecimento.
TR
Também é possível abrir um rolo de filme 35 mm simplesmente com os dedos, colocando-os nos dois pontos onde o filme estava antes, no escuro, é claro.
Kissaki
Bem, meu primeiro HP5+ ficou, à primeira vista, bem legal direto do rolo :)
Vamos ver se fica bom também quando for ampliado...
€
Mas voltando ao ampliador:
€
Os ampliadores coloridos também servem para P&B?
É possível adaptar alguns deles para o formato médio depois de comprados para o formato 35 mm?
Que diferença faz se for 1:2,8 ou, por exemplo, 1:4,5 em um ampliador? O tamanho não é definido pela altura da coluna?
Franco
Sim, você pode usar ampliadores para cores em fotografias em preto e branco. No entanto, é recomendável obter as configurações adequadas para o papel multigrade, a fim de aproveitar as vantagens desse tipo de papel.
A possibilidade de adaptar posteriormente um ampliador depende do modelo em questão. Às vezes, é necessário um condensador diferente ou uma fonte de luz equivalente. Da mesma forma, você precisa de uma lente adequada.
Quando você diz 1:2,8, está se referindo à abertura da lente? Ela é independente da ampliação. Normalmente, as lentes usadas para o formato 35 mm são um pouco mais luminosas, o que, porém, não traz nenhuma vantagem em termos de qualidade. A ampliação é ajustada, naturalmente, pela coluna, mas as lentes para o formato médio têm uma distância focal diferente das lentes de ampliação para o formato 35 mm. Nas ampliações de formato médio, você tem, portanto, uma altura diferente no ampliador; além disso, a escala de reprodução é outra, em relação a um tamanho de papel constante.
Wolf_XL
...acima de tudo, eu te aconselharia a simplesmente procurar um bom livro sobre o assunto e assimilar os conceitos básicos com calma. A tua abordagem atual segue mais na linha de "tentativa e erro", e tu corres o risco de perder rapidamente o interesse em algum momento. Além disso, com uma abordagem direcionada, tu economizas muito tempo e material...
Kissaki
A tua abordagem atual está mais para o estilo "tentativa e erro"
É exatamente isso :)
Vocês têm alguma boa recomendação?
TR
Há algum tempo, foi lançado
um livro atualizado para iniciantes.
Se, mais tarde, você quiser ir além de simplesmente fazer cópias do negativo, dá uma olhada na
minha resenha do livro. :spudnikwaving: