vlinck
Olá a todos,
Estou procurando uma maneira (econômica) de escurecer janelas grandes de forma eficaz e rápida. No momento, uso lona para lagoa (que cheira horrivelmente mal) e fita adesiva. A longo prazo, isso é muito trabalhoso e complicado.
Existem películas ou tecidos mais adequados, ou outros métodos?
Parece que existe uma empresa que fabrica cortinas escurecedoras sob medida, que são fixadas na janela com velcro. Infelizmente, não sei o nome. Alguém aqui tem alguma dica?
Muito obrigado desde já
Volker
rherz
Olá, Volker,
Se o Mirko não tiver nada aqui (que pena :D), dá uma olhada no site www.phototec.de. Lá você encontra algo parecido. E no site do Brenner (www.fotobrenner.de) também.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá,
O melhor é usar uma película de PE preta e fita velcro autoadesiva. Normalmente, a película de PE não é encontrada em lojas de materiais de construção; o melhor é procurar nas “Páginas Amarelas” na seção de películas. O metro quadrado custa entre 0,8 e 1,2 euros. Assim, todas as janelas ficam à prova de luz. Corte a folia no tamanho exato e fixe-a na moldura da janela com fita velcro. O melhor é fazer duas: uma cortada exatamente no tamanho da janela e uma segunda maior, que cubra toda a janela como uma cortina.
Atenciosamente,
Heinz
Gast
Fui à loja de materiais de construção e pedi para cortarem placas de papelão prensado, cada uma com 4 cm a mais do que a janela, que depois são fixadas na moldura da janela com fita velcro preta; por cima, coloquei ainda uma persiana, por precaução, mas na verdade não é necessária, e pronto, está vedado. Custa quase nada, qualquer loja de materiais de construção corta sob medida, só a fita de velcro é um pouco mais cara. Em troca, nada de enrolação com o plástico, é só ligar e usar :angry:
Gast
Olá,
Já dá pra encontrar lonas pretas em lojas de materiais de construção e centros de jardinagem; procure por “lona para lago”.
Atenciosamente
Ferdinand
cfb_de
Olá, Ferdinand,
É verdade. Mas esse material cheira horrivelmente mal no começo. Por isso: compre no verão e deixe secar no varal por três dias para que o cheiro saia.
Se li bem, o Volker também está usando lona para lagoa no momento;->
Solução melhor: vá a uma loja de tecidos de sua preferência, compre tecido preto (não me perguntem como se chama esse material, é o tipo de forro interno de um saco de troca) e costure-o em três camadas. Costure fita velcro e pronto. É assim que eu vedo a porta do banheiro quando estou enrolando filmes durante o dia e não quero usar o saco de troca. Como alternativa, funciona bem usar duas camadas de filme plástico de silo.
Atenciosamente,
Franz (com banheiro sem janela :-)))
Gast
Olá, Franz,
Não sei dizer. Talvez existam diferentes tipos, não faço ideia.
O tecido a que você se refere chama-se — acho — tecido blackout. Nome engraçado, não é?
Atenciosamente
Ferdinand
MirkoBoeddecker
Se não precisar ser removido depois, esse material DCFIX é ótimo. Normalmente, as avós usam para dar um toque “moderno” à sua linda mesa de madeira maciça na cozinha. Encontra-se em qualquer loja de materiais de construção, o rolo custa 1,50 e tem uma camada adesiva na parte de trás. É superimpermeável. E também não cheira mal.
Nosso Black out pode ser facilmente removido, mas não é 100% opaco para assistir filmes ao meio-dia no lado sul — em contrapartida, funciona como uma lâmpada marrom no revelamento de fotos.
Além disso, para esse fim (o autor da postagem perguntou por muitas janelas grandes, não foi?), é na verdade muito caro.
Infelizmente, o produto já tem um preço de custo muito alto e, além disso, acarreta custos de frete imensos (devido ao volume). Mas já vale a pena para uma janela na cozinha. Justamente porque é tão fácil de remover e não deixa nenhum resíduo (bordas de cola nas fitas de velcro etc.).
Uma vez vi uma versão de luxo na casa de um fotógrafo em Kreuzberg. Ele tinha no estúdio uns Auto Pole (aquelas coisas que se prendem entre o teto e o chão e onde se fixa o papelão de fundo) espalhados por aí e construiu um suporte espaçador de madeira com um painel de aglomerado coberto com tecido preto na ponta. Os Auto Pole eram simplesmente colocados na frente da janela — presos e pronto, já estava vedado. Claro que isso só funciona se os Auto Pole também tiverem um segundo uso — caso contrário, provavelmente ficaria muito caro.
Mirko
MirkoBoeddecker
...me esqueci de mencionar: as super clamps têm uma rosca DIN de 8 mm na parte traseira — dá para aparafusar uma estrutura dessas e prendê-la ao Auto Pole com um único movimento.
Gast
Olá,
Bem, continuo sendo fã das películas para lagoas. Como elas cheiram mal, eu simplesmente as coloco por fora na janela aberta e fecho de forma que a película fique presa na moldura. Isso continua funcionando muito bem com as mesmas películas, mesmo depois de duas mudanças, já que o tamanho das janelas não mudou muito.
Atenciosamente,
Stefan
Gast
Olá,
Um tal de Benno Wundshammer chegou a sugerir, no novo livro de fotos da Knaur, pintar a janela com tinta preta; isso não seria ainda melhor do que usar uma folha adesiva?
Ou tapar a janela com tijolos, essa é a minha sugestão!
Falando sério agora, a folha para lagoas é realmente uma boa sugestão, mas em preto e não do tipo mais fina.
Atenciosamente,
Werner
vlinck
Olá, Volker,
Se o Mirko não tiver nada aqui (que pena B) ), dá uma olhada no site www.phototec.de. Lá você encontra algo assim. E no site do Brenner (www.fotobrenner.de) também.
Atenciosamente,
Robert
Olá, Robert,
já faz (muito) tempo :lol: , mas aqui vai meu agradecimento a você e aos outros pela ajuda. Comprei na Phototec um excelente cortina blackout sob medida, que é fixada com fita velcro (ou seja, a contraparte da fita velcro precisa ser colada na moldura da janela ou da porta; está disponível em preto e branco). É claro que custa um pouco mais do que uma lona, etc. Mal tinha recebido os panos (pretos, revestidos de um lado), quando de repente tive que me mudar, e depois disso as medidas, naturalmente, não batiam mais. Mas a Phototec costurou uma nova cortina de escurecimento a partir da antiga, de acordo com as minhas especificações. Liguei diretamente para o Peter Löfler antes, para esclarecer a situação. Deu tudo certo.
(A folha para lagoa simplesmente não era uma opção para mim a longo prazo, porque meu Duka também servia de espaço de moradia. E o cheiro era insuportável durante e depois do trabalho).
Infelizmente, nos últimos anos não tenho mais tido muito tempo para trabalhar na câmara escura. Com a redução da carga profissional e familiar nos próximos anos, com certeza vai melhorar novamente :) .
Atenciosamente,
Volker
StefanCaspari
Olá, Volker!
Eu uso molton preto no estúdio e no laboratório.
Você encontra esse material na Kottenhahn.
Dá uma olhada no meu site, onde vendo por metro.
Você pode colocar tiras de velcro na moldura da janela e ao redor do molton; assim, ele também ficará à prova de luz.
Atenciosamente: Stefan
bohermann
Tive uma experiência muito positiva com o seguinte sistema:
1) Compre um rolo de borracha para vedação de portas em uma loja de materiais de construção (da marca Fix-o-Moll ou similar). Não a espuma, mas aquele perfil cinza autoadesivo, e cole-o na moldura, do lado de dentro, a uma distância de 2 mm do vidro. No canto superior esquerdo e no canto superior direito. Deixe cerca de 3 cm livres na parte inferior da moldura; o restante deve ficar nivelado.
2) Com cartolina preta e grossa para artesanato, que se encontra em papelarias, cole e corte um pedaço que corresponda exatamente à superfície do vidro.
3) Deslize-o agora por baixo, entre o vidro e a fita de borracha, abrindo a janela se necessário.
4) Voilá, a janela fica à prova de luz com essa vedação em labirinto. Em seguida, basta soltar a borracha perfilada. Ela é discreta o suficiente.
Atenciosamente
Harald