Gast
Olá!
Lembro de ter lido aqui em algum lugar que o Fomapan 400 não tem, na verdade, sensibilidade de 400 e que seria melhor usá-lo como se fosse um filme de 320.
Foi o que tentei agora. Minha dúvida é: o tempo de revelação (indicado pela FOTOIMPEX) muda nesse caso?
(Meu revelador é o Tmax RS.) Devo seguir o tempo de 8 minutos ou não?
Alguém me ajude...
Gast
Olá,
Então, se os 8 minutos foram calculados para 400 ASA, você precisa reduzir um pouco para 320 ASA (aprox. 0,8 minutos = 50 segundos).
Mas tudo isso ainda está dentro da “tolerância de revelação”.
Você deve, de qualquer forma, decidir por uma variante. Ou seja, a partir de agora, usar 320 para todos os Foma 400 ou não, e ajustar o processo até que fique ideal.
Se o Tmax RS é mesmo o revelador ideal para o Foma 400... :D
Atenciosamente,
Mirko
dpc
Obrigado pela resposta rápida.
O que você quer dizer exatamente com “se testado a 400”? Eu pensei que fossem resultados de testes da FOTOIMPEX... Vocês usaram as especificações do fabricante?
De qualquer forma, vou revelar com 7 min 10 s e ver se fico satisfeito com a mistura da Kodak... — posso contar o que achei depois.
Gast
Olá!
Em princípio, nenhum filme de 400 ISO tem realmente 400 ISO — a sensibilidade real depende sempre também do revelador utilizado e de fatores individuais, como a precisão do seu medidor de luz e do obturador da sua câmera; além disso, por motivos de marketing, os fabricantes costumam exagerar um pouco...
Para um trabalho preciso, deve-se, portanto, determinar a sensibilidade real e o tempo de revelação para a sua combinação de medidor de exposição, câmera, filme e revelador; isso pode ser feito de forma estritamente científica com o sistema de zonas, densitômetro e muita matemática, ou de forma mais simples com o método descrito, por exemplo, em www.barrythornton.com na seção “Unzone”.
Se não quiser fazer testes, é comum entre a maioria dos fotógrafos de preto e branco realizar a exposição dos filmes 1/3 ou 2/3 de stop abaixo da sensibilidade nominal (ou seja, um 400 a 320 ou 250) e reduzir um pouco (10-15%) o tempo de revelação — isso proporciona melhor definição das sombras, melhor avaliação do contraste, mas, possivelmente, uma nitidez inferior.
Quanto ao Fomapan 400: nesse caso, eu iria ainda mais para baixo (para algo entre 160 e 200); a Foma deve ter exagerado um pouco mais na indicação de sensibilidade do que os outros fabricantes ;-) (pelo menos essa é a minha experiência com meu equipamento e RODINAL 1+50 ou ID11 1+1).
Gast
Roman,
160 com o R09? Tem algo errado aí. Que diluição você está usando, 1+200?
T-Max: Não sei quem mexeu no tempo de revelação. Também não vou verificar agora. Se houver apenas um tempo na tabela, é o tempo para o Foma 400 a 400.
Em geral: você entendeu o que o Roman explicou? Dependendo do tempo de revelação, você consegue (quase) sempre uma gradação normal na sensibilidade nominal (ou seja, o filme Foma 400 “em” 400...) com a maioria dos reveladores.
A questão é apenas se a Zona 1 ainda está presente (ou seja, se as sombras mais escuras já estão alagadas ou ainda bem definidas).
Existem reveladores que aproveitam particularmente bem a sensibilidade e outros que, por exemplo, trabalham com grão fino (ex.: Perceptol), mas reduzem a sensibilidade pela metade.
Dependendo de quão apertado o fabricante tenha “calibrado” seu filme, ele pode chegar a N-2 em um revelador desse tipo.
Com um revelador como o F09 (não superior a 1+80) ou o A49 (não superior a 1+1), você deve poder usar o Foma 400 sem problemas como um filme de 400, obtendo bons resultados. Para um desenho de sombras ideal, recomenda-se a variação de +1/3 de stop a +2/3 de stop, com a correspondente redução do tempo de revelação de (regra geral) 10% por terço de stop.
Atenciosamente,
Mirko
dpc
Se eu dissesse que entendi Roman (e Mirko) completamente, estaria mentindo. ... mas tenho uma vaga ideia.
Por acaso não há literatura sobre o assunto na FOTOIMPEX? (Vocês vendem apenas a literatura listada no catálogo?)
Mas, só para constar:
Exposi um Foma 400 como 320 e revelei em 7 min 10 s; além disso, revelei um Foma 100 e um Foma 200 em Kodak RS com os tempos indicados pela FOTOIMPEX.
O 400 possui uma nitidez boa, a gama tonal é ampla, mas o grão é, de acordo com a sensibilidade, grande demais para detalhes muito finos; as sombras têm definição, mas outras imperfeições (mais profundas) da imagem são reproduzidas quase que apenas como o suporte transparente. (Mirko, acho que foi isso que você quis dizer com “zona 1 alagada”. É bem possível que eu não tenha medido a exposição de forma inteligente; além disso, o tempo durante a sessão de fotos estava melhor do que o esperado e, portanto, o 400 não era a escolha certa de qualquer maneira.)
O 100, assim como o 200, são, como era de se esperar, mais matizados e de grão fino, e a definição das sombras e dos detalhes mais sutis é melhor (provavelmente também medi a exposição melhor).
Minhas experiências com revelação se limitaram até agora ao K RS como revelador, com Tmax 100 e 400, Orwopan 400 e Efke 50 como filmes. Nesse contexto, gosto bastante dos Fomas.