poxatl
Olá!
Acabei de pegar dois rolos de filme ILFORD XP2 que revelei (em uma loja especializada) e percebi que um deles ficou com uma tonalidade roxa. Assim que receber meu pacote da FOTOIMPEX,
vou me aventurar nas primeiras ampliações. (Sou totalmente iniciante!)
Minha pergunta: essa tonalidade no negativo atrapalha no sistema multigrade ou isso não importa? Se atrapalhar, dá para tirar essa tonalidade de alguma forma?
Saudações de Salzburgo!
Peter
Gast
Oi, Peter,
Sim, é possível que você tenha problemas.
Os filmes cromogênicos foram desenvolvidos para passar pelo processo de revelação do preto e branco na íntegra e, depois, serem impressos em papel colorido.
É por isso que o filme é tão tolerante. Para que possa ser impresso em papel colorido sem controle de gradação sem ficar com uma aparência ruim.
Isso, no entanto, também tem vantagens. Ele é realmente versátil e flexível. Se não der certo com o Multigrade, você pode usar o Gradation especial ou normal. O XP2 quase sempre “acerta”.
Não, você não consegue eliminar o tom de cor. É um filme colorido e não um filme P&B:
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Obrigado!
Achei que, para começar, não seria ruim receber os negativos do laboratório em vez de revelá-los eu mesmo (processo padronizado; sem margem para erros da minha parte; já basta eu estragar tudo na hora de ampliar).
Acho que não foi uma ideia tão boa assim, mas meus XP2 já acabaram mesmo e, de agora em diante, vou usar filmes SW “de verdade”.
Peter
Gast
Olá, Peter,
Eu também tirei meus primeiros filmes em preto e branco com o XP2. Como o Mirko já
disse, com a gradação 3, todos ficaram ótimos para mim. Ontem também
fiz uma cópia com Multigrade IV, e ficou bem bonita também.
Atenciosamente, Benjamin