Urnes
Olá,
alguém poderia me dizer qual deve ser a proporção para preparar o banho de parada para filmes e papel, se eu usar ácido acético a 60%? Qual é o rendimento dessa solução? Existe outra forma de preparar a solução se eu for usar o banho de parada apenas uma vez? Até agora, sempre usei banho de parada com indicador, mas não consegui encontrar mais nenhum rapidamente; mas acho que também poderia me virar com o ácido acético, que é mais barato.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Olá, Sven,
1+20 = 3%.
Sem um indicador, não dá para determinar com exatidão o esgotamento. Depende do papel, do revelador e de quão bem você escorre o excesso.
Existe um método, mas ele é prejudicial à saúde e, portanto, NÃO é minha recomendação. (Mergulhe o dedo no revelador e esfregue o polegar e o indicador no banho de parada. Se a “sensação de sabão/viscosidade” do revelador desaparecer em poucos segundos e seus dedos “chiarem”, o banho de parada ainda está bom).
Atenciosamente,
Mirko
Gast
E aí, pessoal,
Em geral, eu sempre descarto o banho de parada junto com o fixador. Na pior das hipóteses, o revelamento continua um pouco no banho de parada, mas o fixador interrompe o processo de forma confiável. Quando ele não dá mais conta, é hora de preparar uma nova solução mesmo. Sabem como testar o fixador, né?
Abraços
Martin
Gast
Olá
Mais barato e melhor (já que é quase inodoro) é o ácido cítrico. Encontra-se na Schlecker ou na DM, da marca Heitmann (vendido para remoção de calcário), por um preço irrisório. 15 g por litro já dá (basta a precisão de uma balança de cozinha).
Além disso, também existe o carbonato de sódio (SODA); não sei se é puro, mas como auxiliar de enxágue é mais do que suficiente.
Atenciosamente, Rolf
Gast
O ácido cítrico é inodoro, mas o vinagre fedorento dura mais tempo, por algum motivo.
Não sei por quê. A gente pensaria que 3% de acidez é igual a 3% de acidez, mas, de alguma forma, o vinagre fedorento a 3% dura quase 50% mais tempo do que o ácido cítrico...
(A comparação não foi feita com o pó Schlecker, mas com o banho de parada inodoro — à base de ácido cítrico — versus ácido acético).
Atenciosamente,
Mirko
Urnes
Então, antes de mais nada, muito obrigado a todos.
Acho que, no meu caso, o mais prático será descartar o banho de parada junto com o fixador. Normalmente, deixo isso parado por no máximo quatro semanas e, com a quantidade que preparo, ele nem chega a ser consumido, mas sim oxidado.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Sven,
O fixador não oxida! Você precisa calcular a capacidade (quantidade de papel passada).
Apenas o revelador oxida e indica, por meio da ineficiência, que está esgotado.
O fixador não dá esse sinal e, após 6 meses, suas fotos começam a “florescer”.
Isso é importante!
Mirko
Urnes
Olá, Mirko,
Preciso que você me explique novamente essa questão do fixador (agora estou começando a perceber que meu passado parece ter me alcançado).
A Ilford indica que a validade do concentrado diluído é de cerca de uma semana. Andreas Weidner menciona em seu workshop algo sobre quatro semanas, independentemente de você ter usado todo o fixador ou não. Eu mesmo já tive fixador guardado por mais tempo, que tinha sido pouco usado, e então, em algum momento, ele deixou de fixar as coisas corretamente. Com o fixador, deve acontecer alguma coisa durante períodos de inatividade prolongados. Pois ele não evapora, eu teria percebido. :D
Por outro lado, também sou bastante preguiçoso e prefiro preparar um novo do que me dar ao trabalho de aquecer 2,5 l de 14 € a 20 €.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Olá!
O Fix também se deteriora com o tempo — inclusive o concentrado não diluído e não utilizado —, o que se manifesta por meio de manchas turvas, de cor amarelo-esbranquiçada, no concentrado — não faço ideia do que seja isso, precipitações de enxofre? Talvez o Franz ainda venha a comentar sobre isso...
Gast
Sim, com o tempo pode acumular-se alguma coisa, mas não oxida como o revelador.
Tens certeza de que o teu fixador não fixou mais porque ficou parado por muito tempo??
Não pode ser que ele simplesmente tenha se esgotado?
Aqui usamos o A324 de 1987 e ele fixa muito bem :D
Mirko
Urnes
Sim, acho que não estava estragado. Passei quatro rolos pelo bico (0,5 l) e deixei o fixador parado por mais ou menos seis meses; no rolo seguinte, tive que refazer a fixação, porque não deu mais certo — ele ficou com manchas amareladas. Sim! Respeitei o tempo de fixação. :D Desde então, só deixo o fixador parado por no máximo quatro semanas.
Atenciosamente, Sven.
cfb_de
Bem, então vou ver...
Roman, você tem ideia do que me fez? Eu estava prestes a ir para a cama.
Primeiro: o fixador contém alguns ingredientes. Apenas um deles é o misterioso “tiossulfato de sódio” (por causa do qual já foram travadas guerras de religião), ou, opcionalmente, o misterioso “tiossulfato de amônio” (por causa do qual também já foram travadas guerras de religião).
Uma mistura de tiossulfato de sódio e cloreto de amônio (como se encontra em alguns fixadores rápidos em pó) não resulta em nada além de tiossulfato de amônio quando se adiciona água. E um pouco de sal de cozinha, mas isso não faz mal.
O que mais tem aí? Como em quase toda a fotoquímica realmente necessária: algum sulfito. Geralmente sulfito de sódio. Essa substância serve como “antioxidante”. Ela é capaz de atacar a prata elementar, razão pela qual deixar o filme/papel por muito tempo no fixador não é legal. Por outro lado, a mistura não se deteriora tão rapidamente.
Além disso, há outras curiosidades no fixador: amaciantes de água, tampões de pH, geralmente algum tipo de antibacteriano (é nisso que o fixador caro difere do barato).
Então. Como isso funciona?
- Íons tiossulfato (não importa se estão ligados ao amônio ou ao sódio): eles fixam a imagem, dissolvendo o haleto de prata não revelado da emulsão na forma de um “complexo”. Os tiossulfatos, sem exceção, não são quimicamente estáveis e podem ser reduzidos ou oxidados. A química do enxofre é praticamente o capítulo da química inorgânica clássica em que mais coisas acontecem. Além disso, existem bactérias e fungos desagradáveis para os quais as iões de tiossulfato são quase mais saborosas do que um bom bife para os humanos.
- Íons sulfito: eles devem impedir que o tiossulfato seja oxidado. Infelizmente, porém, eles dissolvem novamente a prata elementar, o que limita o tempo de fixação. Além disso, tudo o que foi mencionado acima, desde “Química do enxofre” até “Bife”, também se aplica aqui.
- Descalcificantes de água (“Calgon”, “Photoplex”). Raramente são adicionados hoje em dia, já que não existe mais água potável realmente dura. O que hoje é chamado de “dura” tem, na melhor das hipóteses, grau de dureza 4 e não requer tratamento especial quando usada como fixador. Antes e depois do fixador, a situação é diferente.
- Substâncias tampão: o fixador “normal” é ácido. Como agora o maldito técnico de laboratório fotográfico passa o tempo todo papéis contaminados com produtos químicos por lá, é preciso garantir que o fixador seja mantido em uma faixa de pH na qual ele cumpra sua função de maneira confiável. Portanto, tanto o caso “papel direto do revelador” quanto o caso “ácido acético a 40% é o melhor banho de parada” devem ser contemplados. E é para isso que servem as substâncias tampão. Estas geralmente não são sensíveis à oxidação.
- Antibacterianos: Bem. Aqui temos uma diferença entre a mistura caseira do bisavô e a química moderna da garrafa de marca. O bisavô simplesmente jogava o tiosulfato de sua confiança junto com sulfito na água. Hoje, queremos comprar concentrados líquidos que ainda funcionem mesmo depois de três anos. E como todos nós precisamos fazer algo contra o "Além disso, há pequenos malandros" do parágrafo sobre o tiossulfato, entra, por exemplo, um "conservante" que é "antibacteriano". O ácido benzoico comum é perfeito para isso e nem precisa ser declarado. A melhor maneira de combater o mofo é usar concentrados bem ácidos com bastante sulfito.
Conclusão: é claro que o fixador se deteriora sozinho, sem nenhuma “contaminação” por material fotográfico, ao ar livre ou por pequenos organismos. Sem nenhuma intervenção externa. Pior ainda: com o tempo, o sulfito e o tiossulfato chegam a reagir entre si. E isso pode gerar enxofre elementar. Ele se acumula na solução como uma névoa amarela. Às vezes, o cheiro de ovo podre indica a formação de hidrogênio sulfureto. Como já disse, o parágrafo sobre o tiossulfato, aqui agora tudo desde “química do enxofre” até “funciona”.
Tudo esclarecido?
Atenciosamente,
Franz
(No laboratório, costumávamos proteger nossas medições de tiossulfato contra contaminação bacteriana, de forma proibida, com compostos de lantânio ou mercúrio.)
Gast
Ei, Franz,
obrigado pela explicação detalhada. :D
Mas o que ainda não ficou totalmente claro (e isso é o que mais nos interessa): quanto tempo leva, em média, o processo de decomposição sem contaminação bacteriana específica em ambiente de laboratório?
Quero dizer, em alguns reveladores a oxidação leva apenas 2 horas (Lith altamente diluído) e outros (N113) ficam meses na bandeja aberta.
No caso do fixador, na minha opinião, até agora sempre foi assim: não é preciso tomar nenhum cuidado, porque ele fica parado por mais tempo do que o resto sem causar problemas.
Seria bom saber, portanto, se a indicação (na minha opinião, excessivamente cautelosa) de uma semana para a solução 1+9 realmente faz sentido.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
Uma solução de tiossulfato não conservada no laboratório estraga em menos de uma semana. Com o fixador (Tetenal Superfix / Amaloco), até agora não tive problemas, mesmo em garrafas limpas, por até três meses (proporção 1+9, ou 1+7 para filmes).
O fixador que eu mesmo preparei (tiossulfato e sulfito, que levo comigo quando viajo) durou apenas duas semanas no motel, depois o enxofre precipitou.
Atenciosamente,
Franz
Gast
E aí, pessoal,
mais uma dica sobre o fixador e a durabilidade:
eu sempre tenho algum rolo de filme (o cartucho KB é o mais fácil de manusear) na Duka. Antes de cada sessão séria, eu testo o fixador: coloco um pedacinho de filme na pinça e mergulho no fixador. Se não clarear em 15 segundos (e ficar bem claro em no máximo um minuto), o fixador está pronto para o lixo. Quase não dá trabalho e, para mim, é mais seguro do que usar borras de café que ficaram 4 ou sei lá quantas semanas, das quais eu acabo esquecendo se já passaram do prazo. E quando ele fixa, ele fixa mesmo.
Atenciosamente
Martin