Olá,
Sou flamengo e entendo bastante alemão, mas não sei escrever. Por isso, peço desculpas por esta postagem em inglês, mas você pode responder em alemão, sem problema
Meu filme favorito no estúdio (com luz de flash) é o EFKE KB25. Eu o uso a 25 ASA.
Descobri uma boa maneira de revelá-lo com A49: tanque pequeno (300 mm), 1 filme 1+2 – 8min45
Agitação contínua no primeiro minuto, depois 3 seg/30 seg
Depois ouvi dizer que o filme fica bem mais nítido com Tetenal Neofin Blau.
Testei esse revelador e obtive negativos aceitáveis em um tanque pequeno (500 ml) — 1 filme — 15 ml de produto em uma solução total de 500 ml — 6 min 15 s — 1 agitação de 3 segundos por minuto
O resultado no Neofin Blau é realmente mais nítido, mas fica bem feio. Os tons de cinza não ficaram bonitos e há algo de artificial nisso. Especialmente na fotografia de modelos, há um problema com essa nitidez extrema dos “contornos”: as “imperfeições” da pele ficam muito visíveis.
Nunca usei um pré-imersão em água para o KB25 (banho-maria de 1 minuto antes de iniciar o revelamento).
Isso pode ter alguma coisa a ver com isso???
No caso de um banho de água, como isso afeta seus tempos de revelação??
Espero receber uma resposta de alguém.
Também quero agradecer aos rapazes da FOTOIMPEX — é ótimo saber que há mais entusiastas da câmara escura por aí nesta era “digital”.
Atenciosamente,
Robert Van Brustum
Fotografia artística por Robert Van Brustum