Gast
Olá
Estive folheando o catálogo de vocês e estou com a cabeça a mil com tanta informação.
Não sou exatamente um iniciante, mas fiquei anos sem praticar; agora, gostaria de começar aos poucos a revelar minhas próprias fotos, principalmente em preto e branco.
Preciso de uma combinação versátil e econômica de filme e revelador para poder fazer algumas experiências. Não tenho preferências específicas por nada muito extremo. Grão normal, boa reprodução de tons de cinza, fácil de manusear e econômico são os meus critérios.
Como filme, estou de olho no ClassicPan. Tanto o 200 quanto o 400. Talvez, de vez em quando, um efke 25.
Qual revelador é melhor eu usar?
Há algum motivo para não usar o Maco LP Grain Liquid?
Não gosto da forma em pó do Calbe A49, que é muito recomendado. Acho que os concentrados são mais fáceis de manusear.
O Clasic F09, segundo a descrição (e o fórum), acentua o grão; não insisto exatamente em grão fino, mas o revelador também não deve ser exatamente um intensificador de grão.
Pretendo comprar os frascos um pouco maiores para poder fotografar bastante, por isso gostaria de poder usar o revelador da forma mais versátil possível.
A prática leva à perfeição :rolleyes:.
Quais são as recomendações de vocês?
Gast
Olá, Chaos,
Como nos pediste conselhos, recomendamos os reveladores em pó, mais especificamente o A49.
Por outro lado, é claro que não temos nada contra o LP Grain. No entanto, para o que você pretende, ele provavelmente não é adequado, pois não tem grão fino do que o F09, e você também não quer isso.
Qual é exatamente o seu problema com a preparação do revelador em pó?
Eu levo 3 minutos para fazer isso e, então, tenho meu “concentrado”, que dura facilmente meio ano.
Quando quero revelar um filme, retiro 100 ml, despejo 200 ml de água à temperatura ambiente e pronto, é só usar no modo 1+2 (tempo de revelação duplo).
Além disso, o pó tem validade eterna (ao contrário dos concentrados líquidos) — então, tenho sempre um estoque em casa — e, além disso, é mais barato.
Bem, esse foi o meu conselho.
Agora, a alma do vendedor: compre LP Grain, porque é mais caro e a gente ganha mais!
Mirko
FOTOIMPEX
Gast
Olá!
Minha opinião sobre suas perguntas:
Se você não gosta muito dos grãos (e talvez até fotografe em 35 mm), esqueça o ClassicPan — até agora, só usei o de 200 ISO como filme em rolo de médio formato, e mesmo assim ele é incrível; além disso, o suporte é difícil de controlar (enrola, etc.) Entre os filmes baratos da FOTOIMPEX, acho o Fomapan muito mais dócil e com grão mais fino; já usei o 100 e o 400 tanto em 35 mm quanto em médio-formato (ainda não usei o T200), e o 100 é agora meu filme padrão nessa faixa de sensibilidade.
Quanto ao revelador: por que você não gosta de reveladores em pó? Uma grande vantagem que eles têm é a durabilidade muito maior (mesmo como solução-mãe já dissolvida) em comparação com concentrados líquidos (exceto o RODINAL); se você não revela com tanta frequência, os concentrados líquidos podem estragar (tive uma experiência particularmente ruim com o Ilfosol-S). Além disso, se você quer um revelador para todos os filmes, o ID11 seria uma boa opção, pois dá bons resultados com praticamente qualquer filme, e preparar reveladores em pó também não é nada complicado.
Gast
Obrigado pelas informações.
Minha aversão a pólvora, seja qual for a forma, se deve à minha habilidade especial de espalhar pólvora por toda parte :rolleyes:, às vezes bem longe...
Mas vou tentar.
Gast
Chaos,
A propósito, o Roman está certo. O Classic não é um filme de grão fino. É simplesmente um Classic com a emulsão Küng tradicional e todas as vantagens e desvantagens dessas emulsões antigas. As vantagens são a “curva linear” (sistema de zonas!), a aglomeração de grãos e o efeito de borda (nitidez visual), além da reprodução harmoniosa e “realista” dos tons de cinza.
Este filme é especialmente recomendado como filme plano ou para trabalhos com o sistema de zonas. Nesses casos, as vantagens dessas emulsões superam a desvantagem da granulação relativamente grossa.
O Foma tem um grão significativamente mais fino e “achata” a curva, o que o torna mais versátil. Especialmente em filmes de negativo, onde o material oferece menos reservas, as impressões do Foma ficam prontas mais rapidamente.
Preparação do pó: misture LENTAMENTE! Encha o copo de mistura apenas até a metade com água e então deve funcionar.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
eu também sou “novato” na fotografia em preto e branco.
Vocês falam muito bem do filme Fomapan e fico me perguntando: e o filme Efke? Eu fotografo quase exclusivamente com filmes diapositivos, mas quero voltar a fotografar em preto e branco.
Meu equipamento é composto por câmeras antigas, como a Canon AE-1, a Canon T-90, e no ano passado comprei a Pentacon Six com duas lentes Zeiss (2,8/50, 2,8/80 mm) e um conversor 2x da Kiev. Também fotografo com a Six usando filmes diapositivos e, em parte, digitalizo-os no computador com um scanner.
Consegui pegar emprestado um ampliador da Durst de um parente (porque ele estava parado lá há anos). Mas, infelizmente, o aparelho é apenas para 35 mm. Existe um equipamento MF para esse modelo, mas não é barato.
Acho que ainda tenho o resto, como latas de revelador, bacias etc. Mas não estou mais por dentro do assunto, por isso minha busca aqui na internet, e foi assim que encontrei o fotoimpes. A propósito, sou de Berlim.
Preciso de dicas sobre filmes, reveladores e as “dicas e truques gerais” para revelação/ampliação.
Obrigado.
Gast
A propósito, sou de Berlim.
Então, vale a pena dar uma passada na nossa loja! :rolleyes:
Fazemos esse tipo de “aconselhamento para quem está voltando ao mercado” todos os dias. Damos conta de tudo isso.
Mirko
FOTOIMPEX