Gast
Olá
Estive folheando o catálogo de vocês e estou com a cabeça a mil com tanta informação.
Não sou exatamente um iniciante, mas fiquei anos sem praticar; agora, gostaria de começar aos poucos a revelar minhas próprias fotos, principalmente em preto e branco.
Preciso de uma combinação versátil e econômica de filme e revelador para poder fazer algumas experiências. Não tenho preferências específicas por nada muito extremo. Grão normal, boa reprodução de tons de cinza, fácil de manusear e econômico são os meus critérios.
Como filme, estou de olho no ClassicPan. Tanto o 200 quanto o 400. Talvez, de vez em quando, um efke 25.
Qual revelador é melhor eu usar?
Há algum motivo para não usar o Maco LP Grain Liquid?
Não gosto da forma em pó do Calbe A49, que é muito recomendado. Acho que os concentrados são mais fáceis de manusear.
O Clasic F09, segundo a descrição (e o fórum), acentua o grão; não insisto exatamente em grão fino, mas o revelador também não deve ser exatamente um intensificador de grão.
Pretendo comprar os frascos um pouco maiores para poder fotografar bastante, por isso gostaria de poder usar o revelador da forma mais versátil possível.
A prática leva à perfeição :rolleyes:.
Quais são as recomendações de vocês?
Gast
Olá, Chaos,
Como nos pediste conselhos, recomendamos os reveladores em pó, mais especificamente o A49.
Por outro lado, é claro que não temos nada contra o LP Grain. No entanto, para o que você pretende, ele provavelmente não é adequado, pois não tem grão fino do que o F09, e você também não quer isso.
Qual é exatamente o seu problema com a preparação do revelador em pó?
Eu levo 3 minutos para fazer isso e, então, tenho meu “concentrado”, que dura facilmente meio ano.
Quando quero revelar um filme, retiro 100 ml, despejo 200 ml de água à temperatura ambiente e pronto, é só usar no modo 1+2 (tempo de revelação duplo).