micha
Olá
Isso me parece um pouco estranho. Quando exponho o mesmo motivo com o Efke 100 a ISO 100, o céu fica escuro no negativo, tudo bem. Mas quando converto o tempo de exposição para ISO 25 e exponho o EFKE 25, o resultado é um negativo sem brilho. Então, o céu não fica escuro, mas sim bem azul? Eu revelo o EFKE 25 em F09 1:80 por 12 minutos e o 100 por 26 minutos. Alguém pode me explicar isso? Será que os tempos de revelação de vocês estão errados?
Atenciosamente,
Micha
Gast
Micha,
Primeiro, você precisa verificar se está subindo na exposição ou subrevelando.
Depois disso, vamos ver o que fazer.
Dê uma olhada se o pedaço de filme no início está totalmente manchado de suor. Se o do KB 25 estiver mais claro do que o do KB 100, significa que o KB 25 foi revelado por tempo insuficiente.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá
Então, eu realizo a exposição do 100PL, por exemplo, com 11/500 e do Efke 25PL com 5,6/500, usando o mesmo objeto, a mesma lente e a mesma velocidade do obturador digital, e revelo como descrito acima. O que estou fazendo de errado?
Micha
Gast
Micha,
essa questão do tempo de exposição não me diz nada.
Precisamos esclarecer se o filme ficou em subexposição ou subrevelado para identificar o erro.
Existem inúmeros fatores na exposição/revelação que podem influenciar o resultado.
Não há valores absolutos. Mesmo os tempos de revelação em nossa tabela são apenas valores de referência.
Por exemplo, o filme 100 é bem menos sensível a erros de exposição e revelação do que o 25.
Você ajustou as temperaturas e o ritmo de agitação com precisão?
A sub-revelação geralmente é reconhecida pelo fato de os números nas bordas e o pedaço de filme no início ficarem desbotados.
Se os números nas bordas e o pedaço de filme no início estiverem em preto profundo e as imagens estiverem desbotadas, provavelmente houve subexposição.
Portanto, compare primeiro o início do filme ISO 100 com o do ISO 25. Se estiver visivelmente mais desbotado, revele 20% a mais na próxima vez, compare novamente, etc. É importante manter todos os outros parâmetros constantes. Por favor, não comece a alterar duas ou três “incógnitas” de uma só vez (por exemplo, realizar uma exposição mais longa e realizar a revelação por um período mais longo).
A temperatura do revelador, a diluição, o fator de diluição, o movimento, a idade do concentrado e a dureza da água devem ser levados em consideração.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Oi, Mirko. Infelizmente não tenho o número do filme. São filmes planos, afinal. Por isso também o tempo de exposição, já que, com lentes mais antigas, costuma haver grandes diferenças na precisão :rolleyes:, mas não no meu caso, pois uso obturador digital :D :D :D. Quanto à temperatura e ao processo de movimentação, também estou do lado seguro, Rotiere. Ambos os filmes são pré-aquecidos por 5 minutos. O resultado certamente não se deve à falta de concentrado, já que, por causa de exposições erradas de vez em quando :D, às vezes saem um ou dois negativos pretos.
Gosto de expor o Efke 100 com 1 stop a mais por causa das sombras... Geralmente consigo um ótimo detalhe nas luzes e nas sombras. O 25, não sei, quando simplesmente converto o ISO, o negativo fica completamente diferente. O céu não fica escuro, mas sim cinza médio. Vou tentar tratar o Efke 25 de maneira geral como um 12. Talvez isso ajude.
Você tem alguma dica?
Obrigado
Micha
Gast
Eu não faria isso.
O efke tem realmente 25 ASA.
O de 100 também, na verdade.
A superexposição leva rapidamente a resultados inutilizáveis.
Tenta primeiro revelar com um tempo de revelação mais longo.
Mirko
micha
Tenta primeiro revelar com uma exposição mais lenta.
Dito e feito. Folha 1 como Efke 100, ou seja, 1:80 F09 26 min. Já parece bem mais bonito. Folha 2 1:80 F09 como Efke 50, ou seja, 16 min. Um pouquinho mais claro. Vou passar pelo scanner, talvez eu já encontre uma solução por lá.
Na garrafa de F09, todas as Efke indicam 6-7 min em 1:40. Acho isso realmente muito curto.
Atenciosamente,
Micha