rherz
Olá,
Alguém por acaso sabe os tempos de fixação para o Efke 100 e o Tetenal Superfix 1 + 9 recém-preparado? Como pretendo usar o filme apenas como filme plano, a determinação clássica do tempo de fixação custaria uma folha inteira. Não é que vá matar ninguém — mas, se não for necessário... :D
Atenciosamente,
Robert
Gast
Robert,
isso não custa nenhuma folha EXTRA!
Podes simplesmente usar uma folha normal para revelação como candidata ao teste.
Revelação......Parar.......Colocar o fixador e cronometrar.
Após cerca de 1 minuto, basta verificar em que ponto o processo de clarificação já está e parar o cronômetro até a clarificação completa.
O dobro desse tempo é o tempo de fixação.
Mas você também pode simplesmente fixar por 4 a 5 minutos.
A questão da fixação excessiva não é tão crítica assim.
Não recomendo 1+9.
1+4 é melhor.
Mirko
rherz
Olá, Mirko,
obrigado pela dica.
Uso a diluição 1 + 9 como fixador descartável — até agora não tive nenhum problema com isso.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Claro, como fixador descartável, dá certo.
Mas quem vai carregar os dez litros de fixador descartável usado que um frasco desses de Superfix gera para o descarte????
Você não vai jogar fora assim...
Por isso, recomendamos a diluição 1+4.
Fixa a mesma quantidade de filmes e é mais fácil de levar para a coleta de lixo :rolleyes:
Mirko
rherz
Olá, Mirko,
Não, eu não despejo... Se isso acontecesse em casa, eu já teria duas facas grandes de cozinha nas costas e meu último filme revelado!
Mas falando sério — meus rolos geram 250 ml de resíduo de fixador (despejado) e, para os filmes planos, provavelmente vou usar uns 300 ml (os 260 ml indicados me parecem um pouco justos). Posso entregar até 30 l por semestre no caminhão de coleta de resíduos perigosos — sem pagar —, o que dá cerca de 100 revelações. Ficaria feliz se conseguisse isso ;-)
Tenho que ir lá de qualquer jeito...
Atenciosamente,
Robert