aXL
Oi!
Tenho me deparado repetidamente neste fórum com afirmações de que deve haver uma determinada quantidade de RODINAL (concentrado) por filme no tanque.
Com minha diluição padrão de 1+100, no entanto, estou bem abaixo de todas as recomendações que vi, sejam elas 15 ml por filme, 10 ml ou qualquer outra coisa por aí.
Curiosamente, nunca tive problemas com minhas soluções. Na última vez, revelei 8 filmes (do tipo menos importante) de uma vez em pouco menos de 2,4 l de RODINAL 1+100. Com 24 ml de concentrado usado, isso dá apenas 3 ml por filme! (O tipo de filme: Maco UP 100+ KB, exposto como 50 ASA; tempo de exposição 18 minutos, frequência de agitação: uma vez a cada 3 minutos)
Antes de fazer uma tentativa com um único filme em um litro de solução (para chegar a pelo menos 10 ml), gostaria de saber qual seria o problema se eu tiver quase nenhum concentrado por filme na solução. Isso realmente faz diferença na qualidade?
Agradeço antecipadamente,
Axel
rherz
Olá, Axel,
Na verdade, é bem simples: se você não atingir a quantidade mínima, pode acontecer de o filme ter consumido toda a substância reveladora e ainda não estar totalmente revelado — nesse caso, o processo de revelação para, independentemente de quanto tempo você deixe o filme na solução química.
Normalmente, porém, as empresas devem incluir uma margem de segurança considerável para que o processo seja “à prova de erros”, ou seja, as quantidades mínimas são certamente definidas de forma generosa. Outro ponto a ser considerado é a resistência à oxidação, que diminui cada vez mais com diluições mais altas. Seu revelador pode já ter se deteriorado antes mesmo de chegar à lata e aos filmes.
Espero que isso ajude um pouco.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá!
A quantidade de revelador necessária depende também do tipo de filme (com mais ou menos prata) e do tipo de exposição/motivo (muitos contrastes fortes com muitas áreas de alta luminosidade), pois, dependendo disso, é necessária uma quantidade maior ou menor de revelador para reduzir a prata exposta na imagem.
Por isso, é natural que o fabricante inclua uma certa margem de segurança ao indicar quantidades mínimas (no caso do RODINAL, oficialmente 10 ml); quem gosta de arriscar pode, claro, usar um pouco menos, mas considero 3 ml por filme já um limite muito apertado.
Uma quantidade insuficiente de revelador provavelmente se manifesta em negativos finos e sem brilho (mas, em contrapartida, possivelmente com maior nitidez nas bordas devido ao esgotamento do revelador).
Roman
aXL
Olá também,
acho que o Robert está mais certo. Os filmes que revelo são do tipo com alto teor de prata (pelo menos é o que diz o tio Schröer, da Maco, e não tenho motivos para não acreditar nisso). Especialmente o UP 25+, que normalmente revelo em RODINAL, não tem exatamente um teor baixo, com 9 mg de prata por m².
Entre os 8 filmes mencionados, 2 receberam claramente luz em excesso. O resultado foram negativos claramente sobre-revelados e extremamente densos. O RODINAL, portanto, mesmo nessa diluição forte, está longe de ser ineficaz.
Cada vez mais acredito que essa solução antiga ainda é subestimada, não é mesmo?
Até mais,
Axel
fotohuisrovo
Olá, Axel,
Gostaria de retomar uma citação do Sr. Wolfgang Holz, da Agfa:
Autor: wolfgang holz (213.168.99.---)
Data: 29/10/03 10:39
Como já fui citado, gostaria de voltar a comentar sobre essa questão — como já foi observado — bastante frequente.
Quando um filme é revelado, ele precisa de uma determinada quantidade de substância reveladora. Essa substância reveladora é então consumida durante o processamento. A Agfa recomenda uma quantidade mínima de 10 ml de concentrado por filme. Isso significa que, dependendo da diluição, chega-se a mais de 500 ml. O fato de serem 10 ml e não 7, 8 ou 9 ml está relacionado ao fato de que o fabricante não pode saber, em cada caso específico, como o filme foi exposto, ou seja, qual é a proporção de preto no negativo. Pois, quando se fotografa à noite, dependendo do motivo, muito pouco sal de prata é exposto e, consequentemente, pouco é revelado, o que, por sua vez, significa que se consome pouca substância reveladora.
Por isso, a Agfa assumiu um valor médio de exposição e os 10 ml baseiam-se nesse valor médio. Isso significa que é perfeitamente possível usar menos, por exemplo, 5 ml por filme. Com os 10 ml por filme, garante-se, em qualquer caso, que os resultados sejam bons e também reproduzíveis. Quem quiser usar menos concentrado pode, naturalmente, fazê-lo, mas recomenda-se testar os resultados antes. E não apenas negativos “normais”, mas também aqueles que apresentam variações, pois, caso contrário, pode acontecer que os negativos fiquem muito claros.
Atenciosamente
Wolfgang Holz
Agfa-Gevaert AG
Acho que ficou claro o que isso significa.
Saudações da Holanda, :rolleyes:
Fotohuis RoVo
www.FotohuisRoVo.nl
Robert Vonk