Gast
Olá,
Testei os filmes em rolo Fomapan 100, T200 e 400 com o Classic F09 e o Calbe A49.
No A49 1+1, 13 min, agitando uma vez a cada 15 segundos, com 2 DIN abaixo da recomendação nominal, as densidades acima do véu estão corretas, mas as densidades médias ficaram muito altas com 0,8 e as densidades finais na Zona VIII, ao contrário do que indicam as fichas técnicas, não ultrapassam 1,1–1,15.
Com F09 1+40 8 min e a mesma inclinação que o A49, eu nem chego a ultrapassar o limiar de densidade de 0,01-0,02 e a densidade final fica entre 0,85 e 1,05.
Eu revelo o Foma 100 com bons resultados como filme plano em F09.
Quem pode ajudar?
Thomas
Gast
Thomas,
tenta novamente com A49 sem 1+1 (ou seja, a solução base) ou F09 1+20.
Em geral, o Foma comprime um pouco a imagem. Para o trabalho com o sistema de zonas, o Classic é mais adequado.
O Foma é ótimo para 35 mm e trabalhos normais, porque, devido à compressão, as ampliações ficam prontas mais rápido e as luzes já estão definidas.
O Classic 200 em PMK ou ABC provavelmente seria a melhor escolha para você.
Dê uma olhada também no APUG.ORG.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Thomas,
Em geral, o Foma comprime um pouco a imagem. Para o trabalho com o sistema de zonas, o Classic é mais adequado.
O Foma é ótimo para 35 mm e trabalhos normais, porque, devido à compressão, as ampliações ficam prontas mais rápido e as luzes já estão definidas.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Thomas,
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
muito obrigado pela sua resposta; já tinha pensado em revelar em solução-mãe.
No caso do A49, o que me incomoda é revelar vários rolos de filme na mesma solução.
Originalmente, eu queria experimentar o Classic. Um funcionário da Fotoimpex me recomendou o Foma, pois considerava o Classic muito forte, mas o que isso tem a ver com o sistema de zonas? Bem, talvez eu não tenha expressado claramente o meu trabalho com o sistema de zonas.
Mas agora vou testá-lo e me informar sobre os reveladores que você sugeriu.
Thomas