dpc
Olá!
Foi a primeira vez que trabalhei com uma placa de vidro (com vidro dos dois lados) e, imediatamente, apareceram anéis de Newton nas cópias.
Como posso evitar isso da próxima vez — usando a mesma placa? Com a ajuda de um secador de cabelo?
Contem-me como vocês fazem isso.
Gast
Olá!
Eu mesmo já tive um ampliador (Durst 606), no qual costumava ter problemas com anéis de Newton — recortei uma pequena máscara no formato do negativo em papelão fino e a fixei no vidro superior, e isso resolveu o problema.
Com o F?, você só piora ainda mais a situação — se minha memória não me falha, o ar seco favorece o aparecimento de anéis de Newton...
A Tetenal já lançou um spray anti-Newton, mas não tenho experiência prática com ele.
Roman
Gast
Que tipo de ampliador é esse, afinal?
Talvez existam lentes antinewtonianas e inserções metálicas para isso
Mirko
Gast
O ampliador também é um Durst. Laborator 900 ou Colidap 905 — há várias informações no aparelho.
Primeiro vou testar o suporte de papelão — obrigado pela dica!
Beef
Oi,
Eu sempre tive o mesmo problema com essas manchas. Não importava qual revestimento de vidro eu tentasse... elas nunca sumiam :rolleyes:
Com essa máscara de papelão, todos os problemas foram resolvidos! Obrigado, Roman! :lol:
Os anéis de Newton desapareceram completamente e as impressões ficaram fabulosas! Recomendo a todos que tenham o mesmo problema aqui!
Para ilustrar como fica, caso alguém tenha o mesmo problema... aqui está uma foto da minha solução:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
O papelão é bem fino, liso e rígido, como uma carta de baralho (eu usaria uma dessas). Limpei o vidro com álcool antes e colei a máscara com cola comum para papel (aplique uma camada fina!). Se algo cair na máscara -> umedeça rapidamente com álcool e esfregue com os dedos para remover.
Atenciosamente
Andi