william5
Após revelar um filme em rolo Efke 100, percebi que deve ter entrado luz pela janela do cartucho (onde fica o número da foto). E isso aconteceu através do papel.
Em seguida, coloquei o papel diante de uma lâmpada halógena e foi possível observar claramente a luz passando através dele. Trata-se de um filme com o número de lote 310580, com validade até setembro de 2006. Para comparação, o papel de cobertura de um Efke 50 não apresentou absolutamente nenhuma passagem de luz.
Gast
William,
Hoje comparei cinco filmes da efke. Todos são igualmente “opacos”.
A emulsão mencionada também estava entre eles.
Apenas um filme em rolo 127 de 1998, que ainda tínhamos guardado, ficou um pouco mais escuro.
Por isso, estou curioso para saber qual emulsão da efke 50 tem um papel mais escuro.
Receio, porém, que a efke venha a informar mais uma vez que o papel é como é — que atende às normas ISO blá-blá-blá — e que, portanto, cada um deve se virar sozinho para lidar com isso.
No momento, eu pessoalmente recomendaria usar o filme apenas com câmeras automáticas ou cobrir a janela vermelha com fita adesiva e abri-la apenas brevemente à sombra para transporte.
Todas essas são as razões que nos levaram a, no futuro, adquirir apenas a matéria-prima da efke (essa emulsão maravilhosa ninguém mais consegue reproduzir) e a realizar todo o processo de embalagem sob a nova marca ADOX em uma fábrica mais confiável.
Veja o tópico sobre a ADOX mais acima no fórum.
Mirko
FOTOIMPEX
Gast
Estou com o mesmo problema.
Tanto no de 100 quanto no de 25.
Às vezes o 9 e às vezes o 11 ficam visíveis.
Infelizmente, não consigo digitalizar para mostrar.
Isso não seria um caso de garantia?
william5
Olá, Mirko,
Infelizmente, não sei dizer qual é a emulsão do Efke 50, pois não tenho mais a embalagem externa. E não dá para saber isso pela etiqueta no papel em questão, não é? Não sei se isso ajuda: comprei-o diretamente na sua loja por volta de outubro/novembro.
Atenciosamente, Jens
Gast
Frank, Jens,
A efke ainda não se pronunciou sobre esse assunto.
Vamos ter que esperar para ver o que eles respondem.
Certamente existe alguma norma ISO que define o grau de opacidade que esse papel protetor deve ter.
Se os valores estiverem abaixo do exigido, seria um caso de garantia.
Por enquanto, eu diria para vocês colarem a janela.
Como todos os filmes que testamos são iguais, infelizmente não posso oferecer nada diferente.
É claro que vocês podem trocar os filmes ainda não utilizados, mas aí não poderão mais usar a efke, e isso seria uma pena.
Hoje em dia, a maioria das câmeras não tem janela vermelha e funciona perfeitamente assim.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, usuários chocados da EFKE,
A entrada de luz pelas janelas vermelhas é algo bem conhecido. Talvez seja novidade para a EFKE, mas, no caso das sensíveis Ilford HP5 e XP2, já conheço esse fenômeno há muito tempo. Eu uso uma ADOX Sport 6x9, na qual a janelinha tem uma alavanca que só é aberta durante o avanço do filme. Especialmente sob luz solar intensa, basta o transporte do filme para criar um efeito de véu de luz desagradável próximo à janela.
Os filmes atuais são sensibilizados em grande parte na faixa do vermelho, em alguns casos até mesmo na faixa do infravermelho próximo. E o papel, em geral, não é totalmente opaco à luz. Quem quiser usar filmes sensíveis deve, portanto, cobrir as janelinhas sem corrediça de qualquer maneira.
@Mirko: Se vocês conseguirem obter um papel de proteção fino e REALMENTE opaco à luz para os filmes em rolo ADOX, isso seria uma verdadeira inovação com valor prático. Além disso, um pedido quanto à legenda: PRETO sobre BRANCO, se me permitem. O cinza discreto habitual da Ilford na rotulagem é um dos causadores do problema — a gente fica olhando fixamente e com esforço para a janelinha e transporta com tanto cuidado que a luz que incide tem muuuuito tempo para se infiltrar pelas fibras do papel. Portanto, nada de cinza, nada de branco sobre preto ou outras chicharradas do tipo!
Deseja
LS
Gast
Lennart,
nossa legenda sempre foi em negrito preto sobre branco ;-)
Mirko