tskemper
Olá a todos!
Ontem tentei revelar um rolo de filme Fomapan R 100 em Super 8 duplo no tanque de revelação Jobo, mas infelizmente não deu muito certo.
O tanque comporta apenas 15 metros de filme e eu coloquei 10 metros. De acordo com as instruções, eu precisaria apenas de 300 ml de líquido revelador. Mas, para que o filme fique totalmente coberto pelo líquido, preciso de um litro inteiro. Se eu preparar um litro de cada vez, posso revelar 40 metros de filme DS-8. Mas e se eu tiver apenas uma exposição e precisar apenas desse? Existe alguma maneira de economizar os líquidos, ou seja, de não ter que usar todo o concentrado? Ou terei que revelar sempre 4 filmes seguidos e reutilizar os líquidos várias vezes?
Gast
Hum... uma pergunta boba.
Em qual tanque Jobo você enrolou 10 metros de filme???
E por que você precisa de um litro de produto químico?
Você não colocou o filme simplesmente dentro da lata, por acaso...
Mirko
Gast
É claro que usei um tanque Jobo para filmes Super 8, Double 8 e 16 mm. Isso já dá conta do recado. Mas, para que o líquido revelador cubra todo o filme, preciso de 1 litro de líquido.
E isso seria um desperdício...
Atenciosamente,
Thomas Kemper
Gast
Hmm, nunca vi um tanque desses da Jobo, daí a minha pergunta boba. Deve ser de um modelo mais antigo.
Mas, basicamente, não há solução para o seu problema.
O processo já é complicado o suficiente, especialmente no que diz respeito à tendência à oxidação do banho de branqueamento.
Se você realizar ainda mais diluições, estará se aventurando em terreno muito instável.
Além disso, todos os tempos teriam que ser ajustados.
Sinceramente, só posso te aconselhar a revelar 4 filmes de uma vez.
Mirko