Gast
Parece que em breve terei que montar minha câmara escura em casa. Como a cozinha e o banheiro não são opções, na verdade só resta o quarto como alternativa (não posso enxaguar lá, isso está claro).
No entanto, já não gosto quando as roupas ficam com cheiro de fixador depois de uma sessão no laboratório... Além disso, tenho receio por causa da minha saúde delicada.
O que vocês, que estão ou já estiveram na mesma situação, ou que entendem de fotoquímica, acham disso? Dá para fazer isso se, depois da revelação, eu sempre arejar bem o ambiente e guardar as bandejas e os produtos químicos em outro lugar, ou os cômodos da casa deveriam ser proibidos para esse tipo de coisa?
(Refiro-me basicamente ao revelador e ao fixador — o toner não entra nas minhas considerações por enquanto.)
Urnes
Olá,
Sinceramente, eu preferiria, sem dúvida, o banheiro ou a cozinha, já só por causa dos possíveis acidentes com reveladores ou fixadores. Talvez haja também um porão que possa ser usado.
Se não, por que não entra em contato com a universidade popular local ou com alguma escola da região para ver se eles têm um laboratório onde você possa entrar de vez em quando? Eu me mantive assim por algum tempo, já que o equipamento da universidade popular era de primeira e dava para trabalhar lá até tarde da noite com gente legal.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Olá!
Moro em um apartamento compartilhado, tenho apenas um quarto só para mim, e é lá que fica o armário de produtos químicos — bem, embaixo da cama alta! Não é nenhum problema, afinal os produtos químicos da SW não cheiram mal; nunca aconteceu de minhas roupas ficarem com cheiro de fixador — que tipo de produto você usa?
A ventilação ocasional não faz mal, é claro — mesmo quem não tem lavanderia... ;-)
Para tingir (se realmente cheirar mal), prefiro ir para a ante-sala — lá tenho mais luz (natural), fico mais perto da água corrente (banheiro) e consigo ventilar melhor (porta da varanda aberta!).
Roman
Urnes
Olá, Roman,
Normalmente uso o Hypam da Iford. E, na minha adega, costumo fechar tudo bem hermeticamente. Mas também preciso dizer que sou bem alto e o teto da adega é bem baixo. Além disso, é claro, as janelas também estão vedadas, de modo que, no geral, a ventilação é bem ruim. O problema é que eu sempre acabo fazendo bagunça com os produtos químicos, porque as grandes bandejas de 40x50 são muito difíceis de manusear. Eu não queria fazer isso no meu quarto. Mas acho que, se você está acostumado a trabalhar com cuidado e o espaço for grande, deve dar certo. Ok, admito que ainda é melhor do que não fazer nenhuma cópia :D
Mas também não sei se a hidroquinona se degrada bem ou mal. Isso não é muito saudável.
Atenciosamente, Sven.
MirkoHaesslich
Olá!
Não acho que o quarto seja o lugar certo. Só a poeira que fica pairando por lá já é suficiente para não deixar ninguém muito feliz! Já passei por isso! NUNCA MAIS!
E o carpete, mesmo que você esteja acostumado a trabalhar com muita limpeza, só dá trabalho!
Se for possível, eu preferiria a cozinha ou, melhor ainda, o banheiro.
Mas todo mundo conhece o problema do espaço! Aqui em Berlim tem um lugar barato — o laboratório de aluguel da FOTOIMPEX :D ! Mas, infelizmente, isso é bem raro!
Atenciosamente
Mirko Hülich
dpc
Obrigado pelas opiniões de vocês! Quem tiver mais pontos a acrescentar, não hesite em complementá-los!
A propósito: o fixador que eu acho tão ruim é o Kodak Max-Fix.
StefanHeymann
Eu revelo no meu escritório, e está dando tudo certo. Tento trabalhar com cuidado para não respingar nada. O enxágue é feito na banheira; para transportar até lá, uso sempre uma quarta bacia.
Revelador: Eukobrom
Banho de parada: 2 colheres de sopa de ácido cítrico em pó, comprado na farmácia, para um litro de água (não cheira mal como o vinagre)
Fixador: Superfix plus
Acho que esses produtos químicos não têm um cheiro muito forte. Mas certamente cada um tem sua percepção individual.
Ah, sim, o cômodo tem carpete.
Atenciosamente, Stefan
vlinck
Olá,
Ontem fiz minha “estreia no quarto”, sem grandes problemas. No entanto, tenho a vantagem de ter um lavatório grande no canto, para onde as “linhas de revelação” são direcionadas. Ao contrário do que esperava, o ar não ficou nada mal. Usei o Tetenal Superfix (quase) inodoro.
A única parte trabalhosa é preparar o escurecimento.
Atenciosamente
Volker