Gast
Olá,
Comecei há pouco tempo a revelar filmes sozinho, usando revelador (F09), banho de parada e fixador da Classic.
O primeiro filme foi um HP5, deu tudo certo, exceto pelas manchas de calcário... culpa minha... :unsure:
Recentemente, revelei três filmes de uma vez com F09 (1+40). O primeiro foi um Ilford Delta 100, certamente não a melhor combinação... Depois de enxaguar, parecia estar tudo bem, um pouco sem brilho, mas ainda estava aceitável. Depois de alguns minutos no varal, apareceram manchas alaranjadas claras nos negativos. Não muito evidentes, mas visíveis à segunda olhada. A cor das manchas é parecida com a cor do banho de parada. Será que há alguma relação? Será que deixei no banho de parada por tempo demais (cerca de 20-30 seg.)? A concentração era de 3%. (1+20). Ou enxaguei por tempo insuficiente? Nos outros dois filmes (Tri-X, Fomapan 400) fiz da mesma forma e não houve problemas.
Será que esses cristais planos velhos têm algo a ver com isso? Enxaguar novamente poderia ajudar?
Muitas perguntas, eu sei, se alguém pudesse me ajudar...
Atenciosamente, Andreas
Urnes
Olá, Andreas,
Eu já tive o problema de manchas amareladas e imagem sem nitidez com um HP5. O filme não tinha sido fixado corretamente porque o fixador estava muito velho. Mas isso se resolveu muito bem com uma nova fixação. Experimente usar um pouco de fixador novo e coloque uma amostra nele por mais um ou dois minutos, depois enxágue e seque. Assim, as manchas devem desaparecer e a imagem ficar mais nítida. Se o problema for mesmo o fixador.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Na verdade, não deve ser por causa do banho de parada.
Por quanto tempo você fica na água?
Mirko
Gast
Ah, na verdade, tempo suficiente. Mais ou menos meia hora, sempre colocando água na lata, tirando água, etc. Não sei dizer com mais precisão :D
Mas a retificação ajudou, bastou 1 minuto e não deu mais para ver nada.
Então, muito obrigado por isso :).
Andreas
Gast
Ótimo, mas depois é preciso regar de novo... claro...
O teu método é bom. Sempre com água nova... meia hora... tá tudo certo.
Mirko