Gast
Olá, pessoal,
Tenho um antigo ampliador Liesegang (Rax ou algo assim) e comprei para ele uma Meopta Anaret de 80 mm e uma Rodenstock Ysaron de 50 mm. O suporte das lentes é uma placa na qual cada lente é encaixada e aparafusada.
Na lente original da Liesegang, isso é feito por meio de uma espécie de porca.
Gostaria de fazer o mesmo para as outras duas lentes (Anaret e Ysaron). Um conhecido fez uma placa para cada lente (já que os tamanhos das roscas são diferentes); agora só preciso das “porcas” para elas.
Alguém pode me ajudar a descobrir onde posso conseguir essas peças?
Ou alguém tem uma ideia melhor?
Agradeço desde já
Franz
Gast
Olá!
Verifique a rosca das lentes — as lentes de ampliação mais recentes têm rosca M39, enquanto as mais antigas, em alguns casos, também têm rosca M25. Se você não conseguir encontrar uma porca adequada em lojas especializadas em metalurgia, compre um anel adaptador de filtro (especificamente um anel redutor, não um anel aumentador) com rosca de filtro M39; a rosca da lente não importa (desde que não seja muito pequena, caso contrário, pode causar vinheta); ou ainda mais simples: existem anéis adaptadores para usar lentes M39 em câmeras M42, que devem servir para o que você precisa; eu os vi baratos no eBay em vários vendedores russos, mas devem estar disponíveis em outros lugares também.
Roman
Urnes
Olá, Franz,
Para a Anaret, você encontra na Impex um anel adaptador para M 39; você pode usá-lo na Liesegang simplesmente como anel de contrapressão. Eu também faço isso, e funciona muito bem.
No caso da Ysaron, você realmente precisa medir a rosca, mas acho que ela já vem com M 39. Para M 39, qualquer revendedor que se preze deve conseguir te arranjar um anel de contrapressão, já que a Schneider e a Rodenstock fornecem suas lentes com isso de fábrica. O importante é só que a rosca se encaixe; aí você vê o que sai mais barato: um anel de rosca para filtro, como o Roman já escreveu, ou mesmo o anel de contrapressão.
Atenciosamente, Sven.