Urnes
Olá, Mirko,
Tenho duas perguntas sobre os seus álbuns de apresentação:
1. Os formatos das folhas para os álbuns com argolas são 30x40 e 24x30. Será que consigo encaixar minhas cópias normais sem precisar cortá-las, já que elas têm 30,5 x 40,6? Embora eu ache que, já que vocês mandam fazer para vocês mesmos, devem ter optado por um formato maior. Não é?
2. Não encontrei em lugar nenhum o preço dos álbuns de apresentação com páginas encadernadas. No meu catálogo eles nem constam e no site também não encontrei nada.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Oi, Sven,
As capas são iguais às da Panodia. Vêm da mesma fábrica e são para formatos fotográficos.
Mandamos fabricar os álbuns de argolas em outro lugar, mas não as capas em si.
Tudo funciona perfeitamente sem precisar cortar; só se você quiser “preencher” a capa e a contracapa com papel Classic supergrosso de gramatura museológica é que precisa cortar meio milímetro, caso contrário, embora caiba, pode ficar um pouco ondulado.
O preço está no catálogo, que você pode baixar no site.
No momento, ainda valem os preços de lançamento: livro 14,50, álbum de anéis 24x40 com 10 capas: 17,98 euros (tudo com IVA incluído).
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
Você escreveu:
“Está tudo funcionando perfeitamente sem precisar cortar”.
Ontem recebi os ADOFILES, 24x30 e 30x40. Em ambos, as fotos sem corte não cabem (testado com Agfa MCP, Tetenal VU, Tetenal VC, PW-14); os lados longos das capas são 3-4 mm mais curtos.
Acho isso bastante decepcionante.
Andreas
Gast
Será que isso se deve ao fato de as dimensões do papel não serem exatamente, por exemplo, 24 cm x 30 cm, mas sim 9,5 * 12 polegadas, ou seja, 24,13 cm * 30,48 cm?
Atenciosamente
Ferdinand
MirkoBoeddecker
Andreas,
Papel baritado ou papel PE?
Os papéis baritados podem expandir-se durante o processamento e, por isso, podem precisar ser cortados (dependendo do caso).
Nossos papéis se encaixam perfeitamente — pelo menos aqueles que testamos.
Não podemos alterar as dimensões das capas.
Esse é o padrão da Panodia há muitos anos e todo mundo usa essas medidas.
Todos os outros fornecedores também oferecem essas medidas.
Claro que são 24 x 30,5 ou 30,5 x 40,6
Não consigo entender muito bem de onde vem essa diferença de 3 mm no seu caso...
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
sim, era papel PE (exceto o PW-14). Além disso, acabei de medir o papel e comparei os diferentes tipos que tenho para definir as rodas do meu novo quadro Dunco.
Os 24x30 têm, na verdade, 30,5 e os 30x40 têm 40,6; ou seja, estão dentro do “padrão”.
Ferdinand, eu já sei que os papéis são maiores; mas, neste caso, trata-se especificamente de capas para “formatos fotográficos” e não de DIN A3 ou algo do tipo.
Estou bem irritado por não conseguir encaixar as fotos que ampliei com margens ajustadas com precisão. Recortar depois não fica bom.
Não preciso de uma pasta em que eu tenha que recortar TODAS as fotos para conseguir encaixá-las.
Andreas
MirkoBoeddecker
Andreas,
bem, ainda não entendi isso direito.
Até agora, só precisei recortar algumas impressões PW14 porque o papel é tão grosso que ficou ondulado ao colocar duas impressões por capa.
Todas as outras fotos caberam e as capas têm o comprimento necessário.
Se fossem maiores, as imagens ficariam deslocadas — elas são produzidas propositalmente com esse encaixe preciso.
Afinal, eu mesmo já montei cerca de 20 pastas (exemplos e apresentação).
Por favor, mede o tamanho dos teus papéis e verifica se eles têm exatamente o mesmo tamanho antes e depois do revelamento.
Por acaso, tu secas os papéis pendurados com peso?
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
Eu seco os papéis PE em uma prateleira de secagem.
Meu Agfa MCP 24x30 (PE) tem exatamente 30,5 cm de comprimento. Antes e depois.
Coloquei dois pedaços de papel fotográfico na capa, afastei-os o máximo possível e medi a largura. 30,3 cm.
O Tetenal Vario Comfort (PE) tem exatamente 40,5 cm de comprimento, o Tetenal Vario Ultra 40,6 cm. Repetindo o mesmo procedimento com os pedaços de papel fotográfico, obtém-se uma largura de 40,4 cm, também já ficando apertado.
Se eu tentar enfiar 1 (!) folha de PE mesmo assim, fica com uma ondulação acentuada.
Simplesmente não cabe.
Andreas
MirkoBoeddecker
Olá, Andreas,
Entendo bem essa questão do milímetro. O que eu disse acima se referia principalmente ao fato de que não são apenas 30 cm, mas sim 30,5 cm, de acordo com a norma ISO.
Infelizmente, a norma permite desvios de mais ou menos um milímetro. Portanto, se as capas têm agora 30,45 mm e o papel fotográfico for cortado generosamente para 30,55 mm, seria necessário cortar um milímetro. Normalmente, isso não deveria ser um problema. É claro que, se você trabalhou com muita precisão nas bordas e já terminou a série, isso pode se tornar problemático.
Eu fiquei surpreso principalmente com os 3-4 mm que você mencionou.
Pelo que sei, todos os fabricantes europeus usam as mesmas capas e elas não podem ser feitas maiores sem investir em uma nova máquina.
Se você encontrar em algum lugar capas maiores, avise-nos e tentaremos lá também.
É claro que você também pode trocar se não estiver satisfeito.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
O Andreas está certo no sentido de que o lado transparente das capas — estou falando das de encadernação solta — é realmente menor do que o lado preto e que, naturalmente, fica uma margem de cerca de 4 mm. Aparentemente, porém, isso é proposital para facilitar a inserção e a retirada das fotos. Devo dizer que também acho isso bastante incômodo, pois nem toda a impressão fica coberta. Mas, como fui eu quem fez as impressões para a pasta, não foi problema deixar uma margem suficiente para poder cortar o excesso.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Sven, Andreas,
tudo o que posso dizer sobre isso é: quando percebi a questão dos 320 gramas do Polywarmtone, fui até o fabricante e perguntei se era possível aumentar o tamanho das capas. Ele disse que essa era a medida padrão da Prat/Panodia e que, para uma produção especial, precisaria de pelo menos 500 mil unidades.
Então, acabei voltando :-((
Afinal, a Forte e a Foma cortam um pouco mais “mesquinhas” e, assim, também dá certo :-))
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
De resto, estou totalmente satisfeito com o ADOFILE. Sobretudo pela relação custo-benefício. A propósito, não consigo entender essa questão do Polywarton; surpreendentemente, minhas fotos 24x30, apesar da espessura do suporte, caberam nas capas tão bem quanto as outras fotos.
Atenciosamente, Sven.