Gast
Olá
Alguém tem experiência com esse toner?
Qual é o prazo de validade do concentrado?
Como funciona a preparação de uma porção menor e como se mistura?
Infelizmente, não tenho experiência com toners. Alguém pode me ajudar?
;-) Atenciosamente, Frank
Gast
Olá, Frank,
Eu já usei o toner Classic Sepia (agora uso um toner feito por mim). Na embalagem constam prazos de validade muito curtos, mas na prática dá para simplesmente ignorá-los. Recentemente, usei um resto que já devia ter uns 2 anos (embalagem aberta!) — sem problema. As soluções de diluição também podem ser mantidas em garrafas por um tempo bem mais longo.
Para controlar melhor o processo de tonificação, eu realizaria a diluição das soluções — principalmente o banho de branqueamento — bem mais do que o indicado. Na maioria das vezes, não se quer clarear completamente, pois o contraste diminui bastante devido às sombras marrons. De qualquer forma, eu gosto mais quando ainda fica um pouco de prata nas sombras.
Conforme indicado, é possível controlar o tom da imagem através da temperatura do toner. Frio resulta em marrom amarelado, quente em marrom escuro avermelhado (pessoalmente, acho este último mais bonito). Em vez de usar revelador quente, também é possível colocar a cópia em uma bacia com água morna após o banho de revelação a frio; assim, o tom muda.
Talvez isso ajude um pouco?
Atenciosamente, Jens
IMFotograph
Obrigado por enquanto
As datas de validade me deixaram um pouco confuso. :-)
Qual é a melhor maneira de conseguir os produtos químicos brutos?
Na farmácia?
Atenciosamente, Frank
cfb_de
Olá, Frank,
Quanto às fontes relevantes:
- Farmácia (pode ser cara, pode ser difícil de encontrar)
- Suvatlar em Hamburgo (sem site)
- www.thgeyer.de
- www.omikron-online.de/cyberchem/
- Vários outros fornecedores de produtos químicos (Merck, Aldrich, Fluorochem, Roth)
- Brenner (provavelmente compra da Suvatlar, portanto mais caro)
- Pequenos fabricantes de produtos fotoquímicos (Calbe, Maco, Amaloco, Spur)
Em princípio, o envio de produtos químicos está sujeito a certas normas. Estas existem para reduzir a responsabilidade do comerciante a um nível razoável. O comércio de produtos químicos por correspondência está sujeito a normas rigorosas no que diz respeito aos conhecimentos dos clientes e ao aconselhamento do comerciante.
Não se surpreenda com um pouco de burocracia até que você finalmente possa fazer o pedido. O mais simples é a farmácia ou um fabricante de produtos fotoquímicos. A farmácia, porque lá há contato pessoal e, portanto, não é feita venda por correspondência. A loja de fotografia, porque ela pode presumir que alguém que encomenda produtos químicos fotográficos também sabe o que fazer com eles. Nem todos os comerciantes de produtos químicos (pelo que sei, a Merck, por exemplo) enviam para pessoas físicas. Infelizmente, não sei ao certo, pois não tenho esses problemas. Tenho conhecimento suficiente :-)
A Omikron oferece uma excelente explicação sobre a burocracia. Eles são absolutamente exemplares. Mesmo assim, é possível fazer pedidos lá e receber tudo.
Mas, por favor, não se assuste com os preços: muitas vezes, uma embalagem de 10 g custa o mesmo que um quilo. O que encarece os produtos químicos puros não é a fabricação, mas a embalagem/pesagem certificável.
Eu compraria tiourea e hexacianoferrato de potássio (“sal vermelho de potássio”) na farmácia. E, para valer a pena, já aproveita para levar alguns frascos da Aponorm com tampa de gola vermelha. Não dá para encontrar frascos realmente herméticos por um preço mais baixo.
Atenciosamente,
Franz (químico)
Urnes
Olá, Frank,
Recentemente, usei uma pasta de cinco (!) anos. Na verdade, só para testar se ainda estava boa. Ela ainda funcionou sem problemas.
Olá, Franz,
Muito obrigado pela dica da água morna; apesar do aquecimento, sempre tenho problemas de temperatura e ventilação na minha adega, então vou ter que experimentar isso agora mesmo.
Atenciosamente, Sven.
cfb_de
Olá, Sven,
A dica da água morna não é minha, é do Jens. Só para ser justo.
Ao revelar com sulfato, mesmo com os reveladores à base de tiourea, você deve prestar atenção a duas coisas: ventilação (!) e garantir que a impressão não esteja, de forma alguma, ainda ácida (por exemplo, devido a um fixador ácido). Caso contrário, o cheiro fica horrível e não é saudável.
Além disso, acho que a tonificação à luz do dia é mais prática, pois consigo ver melhor a imagem. Mas isso cada um decide por si mesmo.
Atenciosamente,
Franz