Gast
Olá
Alguém tem experiência com esse toner?
Qual é o prazo de validade do concentrado?
Como funciona a preparação de uma porção menor e como se mistura?
Infelizmente, não tenho experiência com toners. Alguém pode me ajudar?
;-) Atenciosamente, Frank
Gast
Olá, Frank,
Eu já usei o toner Classic Sepia (agora uso um toner feito por mim). Na embalagem constam prazos de validade muito curtos, mas na prática dá para simplesmente ignorá-los. Recentemente, usei um resto que já devia ter uns 2 anos (embalagem aberta!) — sem problema. As soluções de diluição também podem ser mantidas em garrafas por um tempo bem mais longo.
Para controlar melhor o processo de tonificação, eu realizaria a diluição das soluções — principalmente o banho de branqueamento — bem mais do que o indicado. Na maioria das vezes, não se quer clarear completamente, pois o contraste diminui bastante devido às sombras marrons. De qualquer forma, eu gosto mais quando ainda fica um pouco de prata nas sombras.
Conforme indicado, é possível controlar o tom da imagem através da temperatura do toner. Frio resulta em marrom amarelado, quente em marrom escuro avermelhado (pessoalmente, acho este último mais bonito). Em vez de usar revelador quente, também é possível colocar a cópia em uma bacia com água morna após o banho de revelação a frio; assim, o tom muda.
Talvez isso ajude um pouco?
Atenciosamente, Jens
IMFotograph
Obrigado por enquanto
As datas de validade me deixaram um pouco confuso. :-)
Qual é a melhor maneira de conseguir os produtos químicos brutos?
Na farmácia?
Atenciosamente, Frank
cfb_de
Olá, Frank,
Quanto às fontes relevantes:
- Farmácia (pode ser cara, pode ser difícil de encontrar)
- Suvatlar em Hamburgo (sem site)
- www.thgeyer.de
- www.omikron-online.de/cyberchem/
- Vários outros fornecedores de produtos químicos (Merck, Aldrich, Fluorochem, Roth)
- Brenner (provavelmente compra da Suvatlar, portanto mais caro)
- Pequenos fabricantes de produtos fotoquímicos (Calbe, Maco, Amaloco, Spur)