gargamel
Olá,
A observação no catálogo de que o Efke KB 25 teria uma sensibilidade de 25 ASA “na prática” refere-se ao fato de que, pelo que sei, outros fabricantes de filmes costumam indicar uma sensibilidade excessivamente alta por motivos de marketing? Ou existe uma diferença entre a sensibilidade segundo a escala ASA e a sensibilidade ISO?
Muito
Atenciosamente,
gargamel
Gast
Olá
Entre ASA e ISO (ou DIN), não há diferenças no que diz respeito à medição da sensibilidade; tudo já está padronizado.
Os Efkes são versões aprimoradas dos antigos ADOX KB14, 17 e 21. Quando, no início dos anos 60 (não me lembro exatamente quando), a norma DIN foi alterada, de repente o filme 17 DIN passou a ser 20!
A Efke provavelmente simplesmente converteu as designações DIN em valores ASA.
Afinal, essa diferença ainda é conhecida hoje por todos os usuários do sistema de zonas, que perdem exatamente esse nível de sensibilidade.
É claro que todos os efkes pedem um revelador Beutler. Eu mesmo uso uma variante moderna dele, o FX37 segundo Crawley, com ganho de sensibilidade de cerca de 1 valor de abertura, mas é uma receita caseira.
A propósito, fiquei bastante surpreso quando, recentemente, folheei o livro sobre a fotógrafa americana Diane Arbus, “Revelations”, e descobri claramente a inscrição ADOX R17 nas provas de contato. Como explicação, foi mencionado que D. Arbus queria exatamente essa reprodução dos tons de cinza.
Saudações de Stuttgart
Rolf