micha
Atualmente, estou usando a combinação de Efke 100 e Efke 25 com Calbe F09. Mas tenho a sensação de que essa combinação não produz exatamente um grão fino, mas apenas é econômica. Qual é a influência da diluição na granulação? Estou trabalhando com uma diluição de 1:80.
Agradeço qualquer dica.
Micha
MirkoBoeddecker
Micha,
quem te disse que o R09 funciona como um revelador de alta sensibilidade??
É o nosso revelador de maior granulação (junto com o Microphen).
Mas isso também está bem claro no catálogo :P
O F09/R09 é o RODINAL original. Um revelador excelente para placas e filmes planos.
Ele produz uma modulação de tons de cinza maravilhosa e dá para brincar bastante com a curva.
Agrupamento de grãos, efeito de borda, aumento visual da nitidez: tudo o que os reveladores de grão fino não fazem.
Se você não curte isso, use o A49. A diluição aqui não tem influência real na granulação. Afeta mais a capacidade de compensação.
Aliás, acho a combinação efke 25 e F09 1+80 ótima. O filme tem granulação fina o suficiente para minhas cópias 30x40 e os tons de cinza no R09 são incríveis.
Um preto bonito nos olhos (concentração de grãos) – efeito de borda nas sobrancelhas – impressões ricas e brilhantes.
Mas, claro, RELATIVAMENTE mais granuloso do que no A49 ou em outros reveladores de grão fino. Você mesmo tem que avaliar o que é mais importante para você e trocar a nitidez pela supressão do grão.
Com o Fomapan 400, eu uso apenas o A49, pois o grão no F09 fica muito grosso para mim...
Bem, espero ter esclarecido tudo agora... :)
Atenciosamente,
Mirko
uworischki
O f09 certamente não é um revelador de grão fino, mas, especialmente com o Efke, proporciona uma maior nitidez nos tons de cinza do que o a49 (nesse ponto, concordo plenamente com o Mirko). Como uso principalmente filmes em rolo, o grão também não é um problema para mim.
Atenciosamente, Uwe
micha
Aliás, acho a combinação do Efke 25 com o F09 1+80 ótima. O filme tem grãos finos o suficiente para minhas cópias 30x40 e os tons de cinza do F09 são incríveis.
Não estou dizendo que a combinação seja ruim, só queria saber a opinião de vocês. Mas eu uso essa combinação apenas para filmes planos. Mais uma pergunta. Qual é a influência da diluição? Abraços, Micha
MirkoBoeddecker
Micha,
quanto mais você realiza a diluição, mais lentamente o filme se desenvolve e mais equilibrado ele fica.
No entanto, você precisa tomar cuidado para que a substância ativa não caia abaixo de 8 a 15 ml por filme; caso contrário, pode acontecer de o filme não ser totalmente saturado e ficar sem reação.
O R09 pode ser diluído tanto assim, pois é muito resistente à oxidação (prazo de validade ilimitado).
Além disso, existe uma relação entre o aproveitamento da sensibilidade e a concentração.
Na verdade, com diluições mais altas, não se consegue aumentar a sensibilidade tão bem.
Por outro lado, há publicações em revistas especializadas da década de 70, nas quais alegadamente, com uma diluição de 1+400 e 2 dias de tempo de revelação, o KB 25 teria atingido 1600 ASA......
Mas isso é apenas boato de laboratório e não foi comprovado!
Atenciosamente,
Mirko
Gast
O R09 pode ser diluído em proporções muito elevadas, pois é altamente resistente à oxidação (prazo de validade ilimitado).
… mas a longa validade se aplica apenas ao concentrado não diluído. Quando diluídos, o RODINAL e similares têm validade muito curta.
Alex
MirkoBoeddecker
Alex,
Claro, é claro. O que eu queria dizer é que outros reveladores, que não são tão resistentes à oxidação, teoricamente também se tornariam mais equilibrados em diluições mais altas, mas, devido à sua menor estabilidade, sofreriam um choque de oxigênio e iriam à falência.
A estabilidade dura pouco. O importante é que ela se mantenha durante todo o tempo de revelação.
Obrigado pelo esclarecimento!
Mirko
Gast
Mirko,
deve-se concluir que, com diluições elevadas e tempos de revelação muito longos, é de se esperar que surjam problemas?
Como no exemplo mencionado de 1+400 e dois dias de revelação, a solução não já deve estar imprópria para uso há muito tempo?
Qual é o limite máximo aproximado para a validade da solução?
Atenciosamente, Jean-Michel
MirkoBoeddecker
Jean-Michel,
É exatamente isso.
Se, e em que caso, o revelador fica prejudicado em uma “experiência” como essa, só um químico poderá testar para você.
Isso também depende do motivo (quantidade de prata exposta), já que o esgotamento é causado tanto pela oxidação quanto pela redução da prata.
Desde que não ultrapassem 1+200, usem pelo menos 15 ml de substância ativa (concentrado) e não revelem por mais de 1 a 2 horas (ou seja, usem o revelador como indicamos...), vocês não têm nada a temer.
A questão dos 2 dias “aproveita” esse efeito de forma direta. O filme não é movimentado durante os 2 dias. O que acontece: o revelador se esgota localmente nos pontos onde reduziu muita prata e revela de forma relativamente mais ativa onde pouca luz incidiu sobre o filme, ou seja, onde ele ainda não precisou trabalhar tão intensamente.
Isso faz com que, apesar da subexposição e do revelamento excessivo, o contraste do motivo não aumente demais, porque as luzes e as sombras são reveladas com intensidades diferentes.
Portanto, é totalmente intencional que partes do revelador fiquem inativas em determinados pontos da superfície do filme.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Qual é o prazo máximo aproximado de validade da mistura?
Olá!
Uma atualização sobre isso:
http://groups.google.com/groups?selm=buinu...ws.t-online.com
Alex
Jacques
Feinkönig com RODINAL (R09)? Tenta assim:
RODINAL na proporção de 1:50 + 4 g de ascorbato de sódio (vitamina C) por litro.
Não é brincadeira — funciona mesmo...
Efke 100: 10 minutos
Até mais,
Jacques
cfb_de
Olá, Jacques,
O que exatamente você quer dizer? Ascorbato de sódio ou vitamina C? A vitamina C é o ácido ascórbico livre, não seu sal de sódio.
Atenciosamente,
Franz
Jacques
Olá, Franz,
Ascorbato de sódio.
Eu mencionei apenas a vitamina C para aqueles que não têm ideia do que poderia ser o N-A.
Devia ter sido mais claro — desculpe.
Vitamina C é ácido ascórbico.
Ascorbato de sódio é mais ou menos ácido ascórbico + bicarbonato de sódio, se bem me lembro.
Atenciosamente,
Jacques