ferrytale
Olá, querida comunidade fotográfica,
talvez alguém possa me dar uma dica: estou tentando revelar um antigo filme reversível Super 8 russo em preto e branco, que tive a exposição há anos. No entanto, estou evitando o complicado processo de revelação reversível e revelando apenas como negativo. A revelação funciona, mas o filme simplesmente não fica totalmente transparente durante a fixação. Parece que há uma camada adicional entre a emulsão fotográfica e o suporte, que não desaparece. Ela é bege-acinzentada, como uma emulsão não revelada, mas nunca escurece durante o revelamento e não dá para “eliminar” com a fixação.
Alguém tem experiência com esses filmes diapositivos antigos da URSS? Infelizmente, não encontrei nada na internet.
Desde já, muito obrigado.
Ferry
ferrytale
OK, pesquisei um pouco mais. Aparentemente, a emulsão cinza é uma espécie de proteção contra o halo. Acho que não vou ter jeito: vou ter que comprar os ingredientes para o banho de clareamento e de limpeza para ver se o filme fica transparente. Assim, é claro, poderei revelar os filmes diretamente no processo de revelação reversa. (Só que eu esperava poder poupar esse trabalho extra. Como eu iria digitalizar os filmes, o negativo teria sido suficiente para mim.)
€
Atenciosamente,
Ferry
Magirus
O clareamento também pode deixar o negativo bem limpo...
Atenciosamente, Bernd
ferrytale
Sim, já sei: a prata do primeiro revelamento vai embora e eu TENHO que fazer todo o processo de reversão. Mas, como também li entretanto, isso é aconselhável de qualquer forma, já que só o segundo revelamento produz uma imagem bonita, de grão fino e rica em detalhes. E, no caso dessa imagem em mini Super 8, isso certamente é uma vantagem, para que nem tudo fique desfocado pelo grão.
?
Atenciosamente, Ferry
KlausWehner
Se entendi bem, o filme já foi fixado?
Nesse caso, já não é possível fazer o revelamento reverso.
?
Se o filme for agora submetido a um processo adicional de branqueamento, a informação de imagem restante será removida do filme.
O que fica é o suporte transparente.
?
Atenciosamente,
Klaus
ferrytale
Não, não. Até agora, só tratei pequenos pedaços do filme para teste, não o filme inteiro. Desculpa, não tinha mencionado isso.
?
Ferry
KlausWehner
Infelizmente, ainda não estamos totalmente fora de perigo...
O filme já foi revelado como negativo?
?
A revelação inicial no processo UK funciona de maneira diferente da revelação de negativos.
Se a revelação de negativos já tiver sido feita, não se pode esperar bons resultados.
?
Atenciosamente,
Klaus
ferrytale
Bom dia, Klaus,
obrigado pelas suas orientações. Os filmes ainda não foram revelados. É claro que só vou começar a trabalhar neles quando souber como o processo funciona corretamente. Já estou ciente de que terei apenas uma única chance.
Também lhe enviei um e-mail ontem, mas recebi apenas uma mensagem de ausência.
Trata-se da química reversa. É claro que li sobre o seu kit de revelação reversa. Acho que esse processo altamente especializado de 10 banhos é um pouco exagerado para meus filmes de largura reduzida, que estão sobrepostos e provavelmente mal submetidos à exposição, mas talvez você possa me sugerir um processo mais simples. Pensei em seguir estas instruções:
http://www.dagiebrundert.de/alle%20Bilder/Schmalfilm_Selbst_Entwicklen.pdf
Atenciosamente,
Ferry
ferrytale
Ah, sim: já comprei uma “mina terrestre” russa e estou praticando o enrolamento do filme com um rolo já pronto.
KlausWehner
Certamente, o filme pode ser revelado com sucesso no meu kit de revelação reversa.
Seria necessário testar previamente o tempo de revelação no revelador inicial.
€
Meu kit contém todos os produtos químicos necessários na forma de concentrados líquidos, o que torna a preparação extremamente simples.
O processo baseia-se em uma química própria. É isento das substâncias perigosas típicas, como dicromato de potássio ou tiocianato de potássio.
Por isso, pode ser considerado especialmente seguro e ecológico.
€
€
O processo reverso segundo Wehner proporciona resultados qualitativamente muito melhores do que os obtidos com os processos padrão conhecidos.
Basta preparar apenas 3 banhos.
€
Quem tiver dúvidas sobre o assunto pode entrar em contato diretamente comigo
klaus.wehner@web.de
€
Atenciosamente
Klaus
ferrytale
Olá, Klaus,
Isso parece promissor. Vou ver se um litro é suficiente e depois te mando um e-mail.
Desde já, obrigado.
Ferry
ferrytale
Ah, droga. Estraguei tudo. Na verdade, tudo tinha corrido super bem, mas na lavagem intermediária após o clareamento, a emulsão saiu quase toda. O que restou acabou se transformando em prata e foi parar no segundo revelador. Muito chato. Principalmente quando já se imaginava as imagens e mal podia esperar para ver o que tinha filmado há quase 20 anos. Claro que foi burrice minha não ter testado primeiro uma amostra com o kit Wehner. Provavelmente deixei clarear por tempo demais, porque o filme ainda estava tão amarelado e achei que ele devia ficar o mais branco possível antes do segundo revelador.
Bem, pelo menos minha dúvida inicial se esclareceu (junto com os filmes)!
€
(Agora preciso de um uísque!)
€
Boa noite!
Ferry
KlausWehner
É realmente uma pena que tenha ocorrido esse contratempo!
Talvez o filme tenha ficado tão instável devido ao longo período de armazenamento que, mesmo com um revelamento correto, não teria produzido resultados utilizáveis.
Muitos outros documentos fotográficos daquela época não são duráveis e, por isso, foram perdidos.
Agora, essa perda vem somar-se às demais. Que pena!
Portanto, não fique triste. Valeu a pena tentar.
€
Atenciosamente,
Klaus
Renate
A gelatina é uma substância muito rica em nutrientes, que as bactérias e os fungos adoram consumir, e 20 anos é muito tempo. Talvez a gelatina russa também não tivesse sido devidamente solidificada. Normalmente, leva muito tempo até que a emulsão se desprenda do filme. Nesses casos, recorro a uma enzima que digere a gelatina e, mesmo assim, ainda demora bastante tempo até que ela se desprenda.
Portanto, provavelmente o desprendimento da emulsão não foi causado pelo processo.
Atenciosamente,
Renate
KlausWehner
Sim, também concordo: a gelatina, por ser uma substância orgânica, foi o ponto fraco.
Apesar disso, acredito que há boas chances de revelar filmes tão antigos.
Seria necessário:
1. respeitar os tempos indicados nas instruções e
2. fazer um teste de revelação com um pequeno pedaço de filme
Então talvez tivesse dado certo.
Foi apenas uma tentativa.
Atenciosamente,
Klaus
ferrytale
Sim. Se ao menos eu tivesse respeitado os tempos, mas naquela noite simplesmente não percebi que isso fosse um ponto tão crítico. Eu estava preocupado com outras coisas: será que consigo enrolar os rolos no escuro, será que a quantidade de produtos químicos dá para o tanque com dois rolos, será que tenho todos os utensílios e equipamentos onde preciso, quanto tempo devo revelar no revelador inicial e assim por diante.
€
E quando o primeiro revelador ficou pronto e eu tirei a tampa do tanque durante o branqueamento e tudo parecia ótimo, o resto só poderia ser moleza, ainda mais porque agora dava para fazer tudo à luz do dia.
€
Bem. Infelizmente, pensei errado.
€
Uma tira de teste, com a qual eu havia verificado o tempo de revelação anteriormente, eu revelei mais tarde usando tempos normais de banho, e funcionou perfeitamente.
€
Mas como provavelmente nunca mais vou revelar um filme reversível, essa experiência nem sequer me serve de lição. No máximo, da seguinte forma: Quando você faz algo pela primeira vez, é muito provável que cometa um erro, mesmo que tenha a sensação de que consegue controlar tudo perfeitamente. Portanto, na primeira tentativa, não use nada que seja irrecuperável!
€
Pronto. E agora preciso me esforçar para esquecer rapidamente que já tive esses filmes Super 8.
€
Muito obrigado a todos pelo apoio e consolo.
Ferry
Olivinyl
Olá, Ferry,
por que desistir logo?
Para ter uma sensação de sucesso como “iniciante em revelação reversa”, você cometeu o maior erro que se pode cometer: trabalhou com material velho e vencido.
Material antigo e vencido sempre precisa de um tratamento especial; por mais que você tenha o melhor revelador reverso (kit Wehner), se o material fotográfico estiver estragado, não adianta nada.
Quantas vezes eu leio nos fóruns: “Iniciante tem problemas na revelação de filme”, negativos sem contraste, véu, pontos, etc... Quando pergunto, geralmente descobre-se que, por motivos de custo, foi usado material antigo e expirado.
Portanto, compre material fotográfico novo, que não esteja expirado. Realize a exposição e revele-o com o kit Wehner. Se ainda assim houver problemas, o que eu não acredito, assim será mais fácil identificar e localizar o erro.
Abraços, Oliver