Gast
Olá,
Alguém aqui conhece algum laboratório especializado que revele o filme de diapositivos preto e branco Fomapan 100 R? Parece que não há nenhum em Hamburgo. Infelizmente, a Dormoolen, a PPS, a Wolfson e a Grauwert recusaram, e a FOTOIMPEX também não pôde me ajudar quando entrei em contato.
Atenciosamente
Jörg
MirkoBoeddecker
Jün,
Infelizmente, não existe nenhum laboratório especializado para o Fomapan R.
O motivo:
A Agfa equipou todos os laboratórios SCALA com tecnologia licenciada pela Agfa e os colocou sob contratos de exclusividade.
Há alguns anos, a UE, com suas novas e exageradas normas sobre mercadorias perigosas, praticamente aboliu o revelamento comercial de filmes P&B.
Somente a Agfa, como grande conglomerado industrial, tinha peso político suficiente para obter uma autorização especial para a tecnologia SCALA.
Pelo que sei, o processo continua a ser feito com dicromato de potássio, mas em um sistema fechado que um perito declarou estar em conformidade com a lei.
Por meio do licenciamento dessa autorização especial, a Agfa vinculou contratualmente os laboratórios a processar apenas filmes SCALA, conquistando assim, de fato, uma posição de monopólio única com a ajuda de uma lei de proteção ambiental totalmente exagerada.
Ruim para a concorrência, mas bom para o bolso da Agfa.
Por isso, qualquer laboratório que revele filmes reversíveis SCALA terá que recusar....
--> Ressaltamos, porém, que o filme deve ser revelado pelo próprio usuário.
Pessoas físicas também não podem simplesmente jogar fora os produtos químicos usados, mas não estão sujeitas a um terror tão intenso da fiscalização comercial quanto os laboratórios especializados, que, diante das novas exigências, simplesmente tiveram que “fechar as portas” e, sem exceção, interromperam o processamento de filmes reversíveis.
Por isso, infelizmente, também não podemos processar este filme comercialmente.
Teoricamente, isso não é um problema, mas, na prática, não podemos mais usar o potássio-xxx.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Obrigado pela explicação. O PPS e o Dormoolen já haviam me informado que a licença da Agfa não permite o revelamento de outros filmes pelo processo SCALA. É uma pena, pois, na verdade, acho o SCALA muito duro; apesar da ampla gama de contraste, ele oferece poucos tons de cinza.
Atenciosamente, Jü
rherz
Olá, Jürgen,
A Dormolen, porém, transforma o Maco reversível em diapositivos — parece que as regras de licenciamento não são tão rígidas assim (mas e se eles não quiserem o Foma?). Dá uma olhada nos mecanismos de busca. Em algum lugar da Áustria também tem alguém que transforma o Foma.
Atenciosamente,
Robert
rherz
Olá, Jürgen,
Fiz uma pesquisa:
ZEBRA,
Burggasse 46, 1070 Viena
O número de telefone você pode procurar por conta própria :P
Atenciosamente,
Robert
MirkoBoeddecker
Olá a todos,
Pelo que sei, a Dormoolen também recebeu bolsas.
De qualquer forma, a Maco não vende mais bolsas reversíveis ;-(
Se isso realmente for possível na Áustria, talvez possamos organizar uma campanha de arrecadação e distribuição centralizada.
Cada país implementa as diretrizes da UE de maneira diferente.
Talvez os austríacos tenham tido mais sorte com seus governantes e ainda haja alguma possibilidade na área de bolsas reversíveis no país alpino.
Nós também vamos fazer um teste.
Estou ansioso para saber das experiências de vocês!
Mirko
masterprinter
Olá, Mirko,
Aqui está o endereço do site do Laboratório Zebra:
http://members.chello.at/zebralabor/.
Você também pode enviar um e-mail para a Sra. Natascha Auenhammer a respeito do R100:
zebralabor@chello.at
Saudações de Viena
Walter
Gast
Oi,
obrigado pelas informações sobre oportunidades de desenvolvimento em Viena. Vamos ver se dá certo por lá ou se vou continuar desenvolvendo por conta própria.
Outra coisa que me interessa: como têm sido as experiências de vocês com o Maco reversível?
Saudações de Roma, por enquanto
Joern