Gast
Infelizmente, não consigo encontrar informações sobre como revelar o APX 400
em Microphen,
aumentando a sensibilidade de 400 para 1600. Dizem que dá bons resultados,
mas como???
MirkoBoeddecker
Mila,
De fato, existem fotógrafos que trabalham dessa forma e aplicam o Microphen 1+1 com diluição por cerca de 55 minutos a 20 graus em Fomapan 400 ou APX 400.
A exposição deve ser feita a 6400 ASA.
O efeito da imagem é “dramático”. As sombras ficam completamente pretas, os tons médios ganham um efeito semelhante ao da litografia e as luzes (espero) apresentam boa separação.
Mas isso é, em todo caso, uma questão experimental!
Não dá para “transformar” nenhum filme de 400 em um de 3200 ou 6400.
Se você fez a exposição para 3200, tente com 40 minutos.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mila,
A calculadora de tempos de revelação da Phototec indica, para o antigo APX400 em Microphen 1+1 com push +2 (ou seja, 1600 ASA), um tempo de 41:48 e, para a solução-mãe de Microphen, um tempo de 23:06. Esses tempos são calculados e costumam servir muito bem como primeira referência.
A recomendação do Mirko de 40 minutos faz sentido, então. Embora o APX-400, com o push, fique ainda mais fraco do que já é.
Bem, quem gosta disso... De qualquer forma, não vai ficar com aquele belo grão do RODINAL.
Na minha opinião, o HP5+ pode ser melhor processado com push. Em Rodinal/R09/F09 ou também em Ultrafin líquido ou Microphen.
Atenciosamente,
Franz
carsten
Olá, Franz!
Não precisa mais assinar como “Franz” — use simplesmente “Mr. RODINAL”, o cavaleiro destemido dos grãos perfeitos. Não é brincadeira — foi você quem, praticamente sozinho, me levou a experimentar o RODINAL. Estou encantado com ele!