Gast
Olá, pessoal do fórum,
Trata-se do revelamento do meu primeiro filme. Tenho mais duas pequenas perguntas sobre isso, e então vamos lá:
1.) Inclinar. Até aí, tudo bem. Só que: a lata deve ser inclinada 180 graus ou 360 graus?
2.) “Faça uma marca com caneta permanente na garrafa – após 10 marcas, um litro de Fix se esgota”, extraído de “Como revelo um filme” do site da FOTOIMPEX. Isso se refere ao concentrado puro?
Markus
Urnes
Olá, Markus,
Você deve inclinar sempre 180 graus e depois voltar à posição inicial. Faça isso sem pressa e, após inclinar, bata levemente a lata contra a superfície de apoio para que eventuais bolhas de ar saiam do carretel.
A questão das dez riscas e do fixador só pode se referir à solução preparada. Normalmente, porém, também está indicado no frasco qual é a capacidade da solução preparada. Seja como for. Ele não deve (segundo a Ilford) ser usado por mais de duas semanas; Andreas Weidner escreve em seu livro que o máximo é quatro semanas. Portanto, nunca deixo a solução pronta por mais de quatro semanas; depois, preparo uma nova. Se o fixador estiver muito velho, você não consegue mais fixar os filmes corretamente. O resultado, na melhor das hipóteses, são negativos amarelados, que, se tiver sorte, você pode refixar com fixador novo.
Atenciosamente, Sven.
rherz
Olá, Markus,
Já foi mencionado que são 180 graus — essa inclinação leva cerca de 3 segundos, então não é para ficar agitando como se fosse um liquidificador.
Quanto ao fixador, tenho outra sugestão: ao reutilizar fixador já usado, o tempo de fixação muda. Ou seja, você deve redefinir o tempo de fixação a cada vez, utilizando o dobro (ou, no caso dos cristais planos, o triplo) do tempo de clarificação. Eu realizo a diluição do Tetenal Superfix na proporção de 9 + 1 e uso esse fixador exatamente uma vez (misturo exatamente a quantidade de que preciso). Assim, o tempo de fixação permanece sempre o mesmo (dependendo do tipo de filme) e não preciso me preocupar com a possibilidade de ter filmes subfixados — isso pode só aparecer mais tarde e, então, não há mais como corrigir. Talvez eu esteja desperdiçando um pouquinho da capacidade disponível, mas fico absolutamente do lado seguro.
Atenciosamente,
Robert