Oi, Detlev,
Concordo com o Dieter. Se a lente continuará sendo boa o suficiente para você, depende da escala de ampliação. A partir de 24x30, já dá para perceber diferenças; no entanto, as imagens desfocadas, que você pode evitar trabalhando com cuidado, são surpreendentes:
-talvez diminua a abertura em 2 stops,
-após a última focagem (com lupa), não tossir, não se mexer, etc. Ao ampliar negativos Minox, presenciei verdadeiros milagres, percebendo o que um fechamento brusco da moldura de ampliação ou um ajuste de abertura mal feito podem causar. E eu trabalho com um Durst 138, que, embora também não seja mais tão novo, certamente não está gasto e, acima de tudo, tem um peso considerável. Um truque popular para causar tremulação: coloque um temporizador na mesa de revelação e dispare com vigor ;-).
Por isso, antes de gastar uma fortuna em uma nova lente, eu trabalharia nisso primeiro e, talvez, até pegasse uma cara emprestada para ver se faz diferença (só depois de você já ter se familiarizado com o processo).
Além disso, podem existir “falhas de qualidade” consideráveis na própria exposição e na técnica de negativo.
E, por fim, infelizmente, a ampliação caseira em preto e branco é uma das maiores motivações para mudar para um formato de negativo maior.
Conclusão: por enquanto, não se preocupe muito e pratique.
Divirta-se
Martin
Martin,
muito obrigado pelas dicas. De fato, vou primeiro me familiarizar com o processo, pois já faz anos que fiz uma ampliação no laboratório do meu pai.
Queria começar com um papel PEMultigrade, pois, pelo que li, dá para experimentar bastante com ele sem precisar comprar logo uma pilha de papel.
Qual seria a melhor e mais econômica combinação de papel + revelador + fixador? Ilford ou Tetenal, ou... ou?
Comprei o livro “Ilford Positivtechnik”, que é muito bom, mas é claro que eles recomendam a Ilford, o que mais poderia ser? :blink:)
Atenciosamente, Detlef