Gast
Grãos enrugados
Alguém pode me ajudar?
Infelizmente, não consigo manter a temperatura exata de 20 °C durante o banho de revelação;
às vezes fica em 18 °C, outras vezes em 24 °C. Isso já é a causa dos grãos enrugados ou há uma margem de tolerância?
Obrigado
rherz
Olá, Frank,
por que você não consegue manter a temperatura? É só comprar um balde, misturar a água e pronto — esses baldes vêm em tamanhos de 5 a 20 litros.
Se você comprou um Cascade, deixe-o guardado no armário e use o método Ilford para enxaguar. Esse método requer apenas cerca de 1,5 l de água para uma lata Jobo 1510.
Atenciosamente,
Robert
Urnes
Não posso deixar de concordar plenamente. Eu faço exatamente assim. Coloco água, agito 5 vezes, troco a água, agito 10 vezes, troco a água, agito 20 vezes, pronto.
A tolerância para o grão enrugado é de aproximadamente ±5 graus. Alguns filmes aguentam mais, outros menos. Mas presumo que o grão enrugado ocorra mais facilmente quando se resfria demais a partir do revelador quente.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Oi, Frank,
ainda não consegui produzir o efeito “Runzelkorn”. Eu mantenho o revelador, o neutralizador e o fixador à temperatura ambiente (20 graus), e uso a água que sai da torneira. Dependendo da minha habilidade com a torneira de uma mão e da época do ano, a temperatura fica entre 12 e 28 graus.
Claro que sem aditivos, mas com Effke, Kodak Tri/Plus e T-Max, além de alguns Deltas, FP4 e Agfapans esporádicos.
Atenciosamente
Martin
uworischki
Concordo plenamente com o Robert+Frank: o método Ilford funciona perfeitamente, e se você quiser um resultado especialmente “duradouro para arquivamento”, repita o ciclo de 20 inersões mais 1 ou 2 vezes. Economiza água, energia e tempo
Uwe