Gast
Olá!
Alguém tem experiência com o tanque de revelação Doran? Até agora, revelava meus filmes Foma com o tanque Lomo e agora comprei um tanque Doran. Infelizmente, o manual está apenas em inglês. Alguém já revelou filmes com esse tanque?
René
Gast
Olá
Que pena, eu também comprei esse tanque e esperava conseguir revelar meus filmes 4x5" com perfeição. Infelizmente, nunca consegui, nem mesmo a dica do Mirko sobre o movimento em forma de 8 surtiu o menor efeito. Os negativos ficaram, em sua maioria, terrivelmente irregulares no revelamento. A tentativa de usar o tanque pelo menos para a lavagem também fracassou; acabei destruindo vários negativos por causa de arranhões violentos ao inseri-los nas ranhuras.
No fim das contas, classifiquei o tanque como uma compra errada e voltei a revelar meus negativos 4x5" na bandeja; é um pouco incômodo, mas o resultado é perfeito.
A propósito: o Classic Pan 200 comercializado pelo nosso anfitrião é, segundo minhas pesquisas até agora, idêntico ao Bergger 200, tão procurado e protegido pelos fotógrafos de grande formato, diferindo apenas consideravelmente no preço... após meus primeiros testes, estou entusiasmado com o material.
Além disso: trata-se de um aperfeiçoamento do antigo Kodak Double XX, pelo qual até mesmo Ansel Adams se encantava; o que não é de se surpreender, já que a Forte, na Hungria, é uma antiga fábrica de filmes da Kodak (veja o site deles).
Saudações a todos
Boa luz no Ano Novo
Rolf
MirkoBoeddecker
Olá, Rolf,
Acho que o Rene está se referindo ao tanque para filmes cinematográficos da DORAN e não ao tanque 4x5"!
Então, Rene, o que exatamente você não está entendendo?
Essa questão do revelamento irregular no tanque 4x5" continua sendo um mistério para mim. Nós usamos o R09 e funciona muito bem. Na verdade, também não fica com arranhões...
Afinal, a DORAN vende esses tanques há mais de 45 anos. Não pode ser que seja imprestável. Deve haver algo de especial no seu caso. Talvez nossos padrões de qualidade também sejam diferentes e você considere terrivelmente irregular o que eu nem percebo...
Na minha opinião, a lata Jobo tem ainda mais problemas de turbulência do que o tanque Doran. Claro que a bandeja é sempre a melhor opção — mas revelar cada folha individualmente... isso é que dá trabalho...
Classicpan 200: É um novo desenvolvimento. Melhor Dmax do que o antigo. Um filme plano muito bonito. Perfeito em Pyro.
Um feliz ano novo a todos!
Mirko
Gast
Olá!
Antes de mais nada, “encontrei um manual de instruções na internet”, então não precisam mais me enviar nenhum.
Não estou entendendo muito bem como devo fixar o filme (filme estreito)? De acordo com o manual, ele deve ser enrolado em torno do pino na espiral.
Além disso, ainda não sei bem como fazer a dupla exposição. Até agora, só trabalhei com o LOMO Tank.
Atenciosamente,
Rene
P.S. Espero que a FOMA continue oferecendo sua alternativa de filme estreito, já que o material da Kodak teve um aumento de 25%. A Kodak está enlouquecendo mesmo.