Gast
:D Olá, pessoal,
Testei o Fomapan 200 com uma diluição de 1:50 e estou encantado com os tons de cinza. Mas, nos meus retratos, percebi que, em algumas fotos, a emulsão se descola e, além disso, o filme plano enrola-se bastante.
Existe alguma solução para isso ou será que a Foma não produz de acordo com a norma ISO 9000?
Deve-se usar esse filme para apresentações ou é preciso contar com esses problemas com frequência?
Gostaria de saber a opinião de vocês.
Atenciosamente,
Hans-Günther
MirkoBoeddecker
Olá, Hans Günther,
uma pergunta rápida: você está se referindo ao filme plano 200 ou 100??
Retiramos o filme plano 200 do nosso catálogo exatamente por esse motivo (curvatura), e a Foma também já interrompeu a produção dele.
Simplesmente não dá para colocar um filme plano nessas malditas bobinas da Agfa.
ISO 9002: essa norma não tem absolutamente nada a ver com possíveis problemas de processamento. A ISO 9002 é uma norma geral de garantia de qualidade que não diz nada sobre uma característica de qualidade absoluta. A norma, portanto, se aplica em relação à qualidade do produto do respectivo fabricante que a aplica, e não em relação à qualidade de outros produtos de outras empresas (mesmo que estes sejam comparáveis). Mas isso é apenas um comentário à parte.
Até agora, não tivemos nenhum desprendimento de camada nos filmes em rolo Fomapan 200 e revelamos pelo menos 20.000 filmes Fomapan em nosso laboratório em A 49 (com penetração muito forte) nos últimos 10 anos.
Portanto, presumo que se trate de um problema de processamento.
Talvez o HRX tenha uma penetração tão alta que você precise diminuir a temperatura de processamento ou adicionar endurecedor.
Onde exatamente ocorreu o desprendimento e a que temperatura?
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, pessoal,
Essas histórias sobre a ISO 900x nem sequer têm a ver com a qualidade dos produtos, mas apenas com o fato de que, por meio de processos documentados e certificáveis (essencialmente um sistema de gestão da qualidade), é possível garantir um padrão de produto consistente na empresa.
Ou seja, uma empresa que fabrica bóias salva-vidas de concreto pode muito bem ter certificação ISO completa. O fato de uma bóia salva-vidas de concreto ser tudo menos adequada para o uso pretendido (e, portanto, não ter “qualidade”) não interessa nem um pouco aos auditores da ISO.
A ISO-900x *não* garante alta qualidade do produto?! Mas apenas uma qualidade consistente. Se essa qualidade é consistentemente boa ou ruim, se o produto é realmente útil para alguma coisa, nada disso interessa a ninguém.
Atenciosamente e Feliz Natal,
Franz
MirkoBoeddecker
Olá, Franz,
Sim, também dá para dizer assim!
Mas, ISO 9000 ou não, o que me interessa agora, acima de tudo, é saber onde ocorreu a troca de turno na Hans Günther.
Alguém mais observou esse problema na linha HRX?
Estamos muito interessados no feedback de vocês!!
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
...aliás, um bom exemplo com os anéis salva-vidas de concreto ;-)
Gast
Olá, Mirco,
examinei novamente o filme com uma lupa e percebi que isso não precisa ser necessariamente descolamento de camadas. Também podem ser fiapos no filme, que talvez tenham surgido durante o enchimento. Em alguns pontos, vejo pequenos anéis brancos bem definidos. De qualquer forma, os negativos estão inutilizáveis.
Além disso, ao ampliar, percebi que o filme está visivelmente mais revelado nas rodas da bobina. A que isso se deve?
Os fiapos e os anéis, incluindo os pontos pretos, não podem ser causados pela água (contaminação), pois sou muito cuidadoso com isso.
Gostaria muito de usar esse filme como padrão, mas ele precisa estar impecável. Quando penso nisso, imagino que algo assim poderia acontecer comigo durante as férias, em uma viagem de longa distância!
Espero que alguém possa me ajudar com esse problema.
Até lá, um grande abraço
Hans-Günther
cfb_de
Olá, Hans-Günther, olá, Mirko,
@Hans-Günther: Desculpem, acabei de perceber que isso já tinha sido discutido neste fórum. Minhas experiências se referem ao KB-200, não ao filme plano. Mas mantenho minha explicação (bolhas no verso e a presença da proteção contra halo ali). Minha recomendação para uma imagem na internet também :-)
@Mirko: O concreto foi a primeira coisa que me veio à cabeça :-) Com o KB, até agora só tive boas experiências com o HRX. Em breve vou encomendá-lo também com vocês :-)
Feliz Natal, divirtam-se com o inventário (?) e um ótimo Ano Novo!
Franz
cfb_de
Olá, pessoal do fórum,
O Hans-Günther me pediu para disponibilizar algumas digitalizações dos negativos dele. Fico feliz em fazer isso (infelizmente, o arquivo testimpex3.jpg não é exibido corretamente no meu navegador, mas dá para reconhecer o Böpel preto).
Então, aqui estão eles:
TestImpex2.jpg
TestImpex3.jpg
TestImpex4.jpg
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Mirco,
Preciso revisar completamente o que disse sobre a remoção das camadas. Limpei os negativos novamente com cuidado e restaram apenas alguns pontos. O que notei é que há listras na borda superior; de onde elas podem ter vindo? E, no canto inferior esquerdo, há manchas claras; também não sei de onde elas vêm.
Mais uma vez, muito obrigado ao Franz por ter ajustado os negativos para mim.
Atenciosamente,
Hans-Günther
Gast
Hmmmm, isso é complicado.
Listras: podem ser marcas do raspador ou da espiral.
Também podem ser da câmera (não arranhões, mas reflexos).
Mas com certeza não são reflexos do scanner, né?
Não riam — já já aconteceu de tudo!
Talvez seja um problema do filme, mas, nesse caso, com certeza não apareceria sempre na parte superior da imagem em vários rolos, mas sim às vezes no meio, às vezes na borda, etc.
Pontos: bolhas de ar no tanque ou resíduos do revelador seria minha primeira suposição, mas ninguém pode dizer com certeza.
Mirko
Gast
Então, quando se inverte os negativos, os pontos parecem poeira comum.
Também há um leve efeito Newton, o que reforça essa hipótese (scanner de placa de vidro)......
Aliás, no nosso laboratório de aluguel, é possível digitalizar sem placa de vidro até o formato 4x5" com um scanner de alta performance ;-)
Mirko
Gast
Só uma pergunta: você gira o rolo?
Se sim, a área das bordas costuma ficar um pouco mais exposta. Nos filmes planos, isso fica bem visível quando o céu aparece nas bordas. Você usa aquelas peças plásticas pretas que precisam ser encaixadas na espiral depois de colocar o filme plano?
Micha