Roman
Olá!
Alguém tem experiência com o Kodak TMax 3200 (submetido a uma exposição de 1600 ou 3200 — preciso decidir isso no local, dependendo das condições de iluminação) revelado em A49 (de preferência 1+1 ou 1+2)?
Depois de algumas tentativas com o Neopan 1600 (um filme muito bom, mas infelizmente um pouco lento demais para os meus propósitos) e o Delta 3200 (não gostei nada, seja no Emofin, A49 ou ID11 — de alguma forma, sem brilho e com pouca nitidez), acabei optando pelo TMax; as primeiras tentativas com Emofin trouxeram resultados bastante bons, fica um pouco mais frio do que o Delta, mas também mais nitido e definido; porém, meu Emofin já acabou, já que não fiquei muito satisfeito com ele, e como pretendo me limitar a dois reveladores no futuro (RODINAL e A49, dependendo do motivo), gostaria de saber sobre experiências e tempos de revelação para a combinação acima mencionada....
Obrigado,
Roman
MirkoHaesslich
Olá, Roman,
Estou revelando o T-max 3200 por um quarto de hora em A49 na diluição 1+1 (revelador de uso único).
Bem, o que posso dizer? Fico impressionado com o resultado todas as vezes: nitidez, definição, menos granulação visível e tons de cinza agradáveis.
Mas, até agora, sempre realizei a exposição do filme a 3200.
Boa sorte e boa luz.
Mirko
Roman
Obrigado! Vou experimentar!
Mais duas perguntas: frequência de inclinação — 30 segundos ou 1 minuto?
Que tipo de ampliador você usa — com condensador ou luz mista?
Atenciosamente,
Roman
MirkoHaesslich
Então, durante o primeiro minuto, a imagem fica tremendo o tempo todo; depois, a cada 30 segundos.
Como ampliador, uso uma Opemus 5: ou seja, uma lente de condensador!
Vou procurar uma impressão pronta — assim você pode ver como fica!
Mirko
Roman
OK, obrigado!
Vou ficar mais um minutinho aqui para configurar meu Opemus 6 com a cabeça de impressão colorida...
Roman