kessler
Olá,
Sou fã da viragem ao selênio em dois banhos (branqueamento em sal de lixívia de sangue vermelho, seguido de revelação em uma solução de selênio e sulfeto de sódio, cf., por exemplo, as receitas relevantes no “Darkroom Cookbook”), porque gosto mais do tom violeta-marrom resultante do que do marrom com tonalidade amarelada da viragem com tiourea.
A desvantagem disso, porém, é a formação de manchas marrons desagradáveis nas áreas claras em impressões em papel baritado e uma coloração marrom no feltro de papel do verso, que não podem ser removidas mesmo após horas de imersão em água.
Algum de vocês já passou por experiências semelhantes e/ou talvez saiba de alguma solução?
Atenciosamente,
Martin
Gast
Olá, Martin,
Em seu livro “Master Photographer’s Toning Book”, Tim Rudman descreve esses problemas como “manchas de selênio”. Ele sugere a seguinte solução:
1) Fixação em dois banhos com fixador rápido concentrado (por exemplo, 1+4)
A remoção completa da prata não revelada da imagem é particularmente importante durante a viragem. Mesmo vestígios de prata podem causar as manchas descritas ao entrarem em contato com o revelador durante a exposição.
2) Especialmente no caso do papel baritado, um banho em agente de limpeza hipo
O fixador retém a prata; o agente de limpeza hipo remove o fixador e os resíduos de prata dissolvidos do feltro. Menos eficaz do que um agente de limpeza específico, mas melhor do que apenas água, é um banho em solução de carbonato.
3) Enxaguar abundantemente
4) Em seguida, tonificar
Há alguns dias, relatei problemas muito semelhantes com a viragem sépia. Entretanto, consegui resolver a questão com a fixação em dois banhos e uma lavagem mais prolongada. Curiosamente, tive dificuldades com o papel PE porque normalmente não fixo e enxáguo tão minuciosamente quanto com o papel baritado (nesse caso, uso fixação em dois banhos e hipo-clearing de qualquer maneira).
Espero que isso ajude de alguma forma, embora eu não tenha experiência própria com a viragem ao selênio (até agora, sempre usei Kodak RST).
A propósito: qual fórmula você usa? Ainda tenho alguns gramas de selênio no laboratório, talvez eu possa usá-los (não se preocupe: tenho papel fotográfico, máscara, etc., já que trabalho com isso...)
Atenciosamente, Jens