Gast
Olá,
Fiquei completamente chocado quando pendurei um rolo de Efke 25 para secar. As últimas 6 fotos estavam faltando. Completamente. O resto do filme estava perfeito, como sempre. Tirei fotos em close-up com pouca luz. Abertura 16 por cerca de 4 segundos e abertura 22 por cerca de 8 segundos. Além disso, para cada abertura, tirei uma foto com a exposição aumentada em um ponto e outra com a exposição reduzida em um ponto. Descarto a possibilidade de um defeito na câmera. No negativo, porém, não se vê absolutamente nada. Será que, já com cerca de 4 segundos, o efeito de tela preta no KB25 é tão forte a ponto de não deixar absolutamente nada no negativo, nem mesmo um leve nível de densidade?
Atenciosamente, Boris
Gast
Boris,
isso deve ser um problema com a sua câmera ou algum outro erro.
O Efke praticamente não apresenta efeito Schwarzschild nessa faixa de tempo.
Será que se trata de um “erro de cálculo” ou de medição?
Dá para ver os números de referência nas bordas das imagens?
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá novamente,
hmmm,.... não acho que seja um erro de medição. Acabei de verificar novamente, com o Lube sobre a mesa de luz. As imagens estão lá, mas totalmente subexposas. Dá para ver apenas um leve nível de densidade, quase imperceptível a olho nu. Vou tentar reproduzir isso novamente.
Atenciosamente,
Boris
micha
Oi, Boris. Eu também uso a Efke. Até 10 segundos, isso não é problema. Como você mediu? Você tem um fotômetro digital ou um analógico, como o Gossen Lunasix 3s? (Esses são um pouco sensíveis em condições de pouca luz. Se você fotografa em filme, isso é algo a se levar em conta. É preciso muita experiência, pois eles podem te enganar bastante.
Micha
Gast
Olá,
Fiz a medição usando o TTL da minha câmera (kb) (ponderado ao centro). Na verdade, ele é sempre bastante confiável.
Atenciosamente
Boris
rherz
Olá, Boris,
Se você não fez nenhuma correção, pode acabar errando por 1 ou 2 pontos de luz, dependendo do motivo. Há quase três anos venho anotando todas as exposições ou marcando-as entre as perfurações do filme, e diria que, em cerca de 95% dos casos, fiz uma correção para menos. Mas não me entenda mal. A câmera mede com muita precisão quando vê um cartão cinza. Só que, infelizmente, pouquíssimos motivos têm essa luminosidade. Às vezes eu me pergunto de onde vem essa calibração para 18% de cinza.
Infelizmente, essa experiência não bate de jeito nenhum com a sua — será que você tinha definido uma correção ou mexido na configuração de sensibilidade? É só uma ideia...
Atenciosamente,
Robert