carsten
Alguém sabe de alguma maneira de revelar o papel Foma MG Classic com um tom mais frio? Às vezes, o tom quente fica muito forte para mim. Alguém usa o Eukobrom?
Desde já, obrigado
fotohuisrovo
Testado com Fomatone MG RC/PE:
Amaloco AM 3003, ideal para emulsão de clorobrometo, proporciona um tom neutro à imagem.
Para um tom quente adequado, recomendamos o AM 1001.
Atenciosamente,
Robert Vonk
Gast
Carsten,
se você não gosta do tom esverdeado e quente, por que usa esse papel?
Se você acha que o Euko ainda fica muito quente, eu recomendaria outro papel...
Também podemos recomendar o Moersch Blue; com ele, o Fomatone fica mais frio e atinge um bom Dmax.
Atenciosamente,
Mirko
FOTOIMPEX
Gast
Olá!
Ainda não usei o Foma MG Classic — mas, de modo geral, no caso de papéis de tom quente (de preferência revelados também em reveladores de tom quente, como o NEUTOL WA), é possível esfriar o tom até um preto neutro por meio de uma breve viragem ao selênio; mas isso também leva a um leve aumento do contraste; a viragem atua inicialmente nas sombras e depois se estende às luzes; quando o grau desejado for alcançado (colocar uma cópia de comparação molhada em uma bacia ao lado, se necessário), é preciso lavar bem, pois uma viragem mais longa ao selênio leva a tons marrom-chocolate.
Papéis de tom quente também reagem muito bem ao revelador dourado — com ele, é possível obter vários tons frios, até um leve azul-escuro!
Roman
carsten
Olá, Mirko!
Consegui um pacote grande desse papel no tamanho 30x40 por um preço bem acessível. E como meu salário de estagiário não dá para comprar mais papel, eu esperava conseguir, de alguma forma, dar ao papel um tom mais frio, caso a obra exija isso. Na maioria das vezes, de qualquer forma, prefiro um tom mais quente.
Mesmo assim, obrigado!!!