william
Alguém poderia me ajudar com alguns problemas que estou tendo com a Kiev 88? Estou vendo reflexos no negativo e acho que podem ser reflexos no interior da câmera ou da cartucho. Por outro lado, isso me parece improvável. Não dá para anexar fotos aqui? Abraços, Jens
Gast
Oi, Jens,
se for uma reflexo vindo da borda, pode ser algo totalmente diferente. Isso também acontece comigo com frequência nas minhas velhas cassetes Graflex (graças a Deus, raramente na imagem em si, mas apenas na borda).
Isso também foi descrito uma vez na Fomag, em um teste com a Kiev.
O problema: o enrolamento muito frouxo no segundo carretel (de rebobinagem).
Solução:
- Endireitar a mola de retenção no primeiro rolo.
- Trocar o filme em rolo no escuro (pelo menos não sob luz solar direta, mas debaixo do casaco), e guardar o filme em rolo no escuro após a exposição (por exemplo, em um saquinho preto de papel).
Um filme em rolo não é um cartucho de filme negativo.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá, Jens,
Se a luz estiver vindo apenas de um lado, pode ser por causa do deslizador da gaveta.
Dá uma olhada nisso e faz um teste cobrindo esse lado.
Atenciosamente
Hans-Günther
william
Olá, Martin, olá, Hans-Günther, obrigado pelas dicas!
Vou verificar essa sugestão sobre a bobina de rebobinagem.
Os filmes em rolo foram enrolados no escuro. Eles também não apresentam nenhum tipo de embaçamento ou algo semelhante. Também posso descartar o deslizador da cassete, já que o efeito ocorre no lado oposto.
O que é simplesmente surpreendente: em fotos de estúdio com flash no dia anterior, com o mesmo tipo de filme e a mesma parte traseira, o defeito não ocorreu.
Atenciosamente, Jens
MirkoBoeddecker
Jens,
você pode enviar fotos.
Basta clicar em “IMG” enquanto responde a uma postagem.
No estúdio, o local onde a câmera ficava durante a troca de filme era, por acaso, mais escuro do que lá fora, onde você costuma fotografar?
Você já tentou carregar o cartucho no escuro e depois vedá-lo com fita isolante (...para depois continuar fotografando lá fora sob um sol forte...)?
Atenciosamente,
Mirko
william
Olá, Mirko, sim, foi na noite anterior, quando eu estava rebobinando os rolos de filme. Nesse sentido, já estava mais escuro, tirando a iluminação da sala.
Eu inseri as imagens. É apenas uma digitalização bruta convertida para positivo. Talvez alguém tenha uma ideia de onde isso vem. O que está à esquerda na foto, é preciso imaginar visualmente como se estivesse à direita na captura e, provavelmente, ainda invertido.
- Posso descartar a lente, pois o mesmo erro ocorreu com a lente normal.
- Foram utilizadas duas cassetes (as duas fotos e a outra foto, cada uma em uma cassete).

Nas duas fotos acima, dá para ver luz na borda esquerda. Esse não é o lado do deslizador do cartucho. A foto abaixo é de outro filme.
Gast
Por acaso você trocou as lentes sempre que ocorreu a entrada de luz?
Isso parece um pouco irregular, como se você tivesse luz difusa na sua Kiev, e não tanto por causa de cartuchos com vazamento ou, na pior das hipóteses, uma combinação dos dois.
Tenta fazer o método de exclusão por trás (colocar fita adesiva e não trocar a lente, depois deixar a fita e trocar a lente, e não colocar fita ao trocar a lente). Faz tudo isso sempre ao ar livre, sob luz direta e direcionada.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Oi, Jens,
só para eu entender bem,
- a luz na borda esquerda parece indicar que o filme não está bem plano, e a luz do objeto claro (que, no próprio objeto, parece um forte reflexo, mas parece ser "intencional") está se infiltrando lateralmente por baixo da máscara de borda. Se é isso que te incomoda, eu diria “não importa a borda”, o que importa é a nitidez (plano!!!).
-O que acho mais preocupante são as faixas de luz horizontais entre os quadros, ou melhor, bem visíveis na última foto, com ramificações verticais. Se bem me lembro, a cortina da Kiev 88 desce de cima para baixo. Ela fecha direito??? E sempre??? Isso explicaria as faixas que atravessam o filme. E aí você pode pintar o interior da câmera de preto até se tornar o próprio preto.
De qualquer forma, não é o enrolamento frouxo que eu suspeitava, pois isso causaria manchas de luz mais largas na borda mais externa do filme (e, no meu caso, geralmente terminando antes do quadro).
Atenciosamente
Martin
william
Depois de meses, lembrei-me do problema que havia postado aqui, cuja solução agora conheço e gostaria de compartilhar. A causa de tudo isso é a entrada de luz no ponto de junção entre o compartimento do rolo de filme e o corpo da câmera. Não consegui resolver o problema completamente. De qualquer forma, foi possível reproduzir a falha com uma lâmpada halógena inserida na parte frontal do corpo da câmera. Para isso, retira-se a lente, insere-se uma pequena lâmpada halógena e observa-se do lado de fora por onde a luz está escapando. Além disso, há um reflexo no interior da câmera, especialmente na parte inferior.
Conclusão: cuidado com as KIEV 88. Entretanto, adquiri uma KIEV 88 CM, que vem com o novo cartucho (NT) e é revestida internamente com material antirreflexo. Esta versão é totalmente recomendada. Atenciosamente, Jens