Olá, Rolf,
Faz sentido, obrigado.
Como você ajusta a exposição? De acordo com “Bom nas áreas suaves, mas sem deficiências nas áreas mais duras” ou “Bom nas áreas duras, mas sem detalhes nas áreas claras”? Em geral, um pouco acima ou abaixo disso?
Para começar, o melhor é usar um papel com tom neutro a frio, certo?
Acho que isso vai me poupar alguns erros durante os testes.
Atenciosamente,
Martin
Olá, Martin
Você precisa simplesmente experimentar; basicamente, é preciso revelar. A imagem fica “parada” no banhador suave em algum momento, então você pode colocá-la no banhador forte. Talvez seja melhor passar do banhador suave para o forte pouco antes de terminar a revelação.
Mas preciso ainda salientar um ponto: a diferença na observação da imagem entre a foto molhada e a seca posteriormente é enorme. Eu costumo fazer uma cópia mais clara, ou seja, na água não se vê nenhum ou quase nenhum detalhe nas áreas claras; após a secagem, de repente, os detalhes ficam nítidos. Na maioria dos casos, a cópia mais clara se mostrou a correta após a secagem.
Pessoalmente, prefiro tons de imagem em preto quente, que combinam com quase tudo. Minha dica especial é usar papel de tom quente com revelador de tom frio, o que resulta em tons de imagem maravilhosos.
Atenciosamente,
Rolf