moots
Olá e bom dia!
Acabei de ver que há aqui um fórum novo e muito legal.
Com certeza vou conseguir incomodar alguns veteranos com minhas perguntas de iniciante
.
No fim de semana, comprei uma Durst M 35 por um preço bom
de um amigo.
O que posso esperar dessa lente “Durst Neotaron 2,8/50 fabricada pela
Rodenstock”? Fotografo com uma Nikon FE 2 e principalmente com a
Nikkor 1,8/50 e todas as lentes da série E; pretendo ampliar principalmente retratos e fotos de paisagens até 20 x 30 mm.
Como ainda me faltam alguns detalhes e preciso primeiro arrumar meu depósito,
vai demorar mais 2 a 3 semanas até eu conseguir as primeiras
e talvez consiga comprar uma lente melhor.
Mas acho que, mesmo que a Durst seja apenas uma câmera de 3 lentes, ela vai servir.
Muito obrigado pelos comentários de vocês.
Jürgen !
P.S. Não sou um iniciante total, só que não entro
na câmara escura há mais de 15 anos.
Gast
Olá!
Para “ampliações de até 20 x 30 mm”, o teu único problema provavelmente será o tempo de exposição ultracurto; a impressão por contato me parece mais fácil nesse caso... ;-)
Falando sério, até 20x30, um projetor de três lentes ainda deve dar conta, mas acima disso eu usaria pelo menos um de quatro lentes, ou melhor ainda, um de seis; EL-Nikkore (eu mesmo uso), Minolta Rokkore, Durst Neonone (fabricadas pela Pentax) ou modelos mais antigos da Schneider/Rodenstock (como a 4/50 Componon, que eu também tenho na versão licenciada pela Durst) costumam ser encontrados no eBay por cerca de 20-30 € e, em preto e branco e formatos de imagem “normais”, não devem ficar atrás das Rodagons e Componones atuais!
Roman
Urnes
Olá,
também acho que você deveria simplesmente experimentar a lente e ver se se adapta a ela ou se gostaria de melhorar alguma coisa. Eu mesmo trabalhei nos últimos anos com uma velha Leitz Focotar 4,5 e fiquei bastante satisfeito, porque a maioria dos trabalhos tinha o tamanho 13 x 18 e 18 x 24. Há algum tempo, comprei uma Schneider Coponon-S por um preço muito bom e vi o que ela realmente ainda tem a oferecer. Mas, como disse, eu vi isso e, durante todos esses anos, não fiquei realmente insatisfeito com a qualidade. :-))
Atenciosamente, Sven.