rherz
Olá,
Existe algum revelador de longa duração (concentrado líquido) com as mesmas características do A49 (1 + 1)? Não consigo usar o A49 rápido o suficiente e não quero jogá-lo fora — mesmo que seja tão barato!
Atenciosamente,
Robert
MirkoBoeddecker
Robert,
se você quer a qualidade do A49, não há substituto.
Os reveladores líquidos são sempre piores do que seus equivalentes em pó.
Isso é lógico. O fato de o revelador não durar para sempre é inerente à sua natureza.
Se tentarmos contrariar essa natureza com a adição de estabilizadores, as propriedades do revelador se alteram.
Então, é preciso adicionar outras substâncias para corrigir isso — depois, novos estabilizadores, e assim por diante. No final, o resultado é algo que não tem mais muito a ver com o original.
Mas ouvi dizer que alguém dissolveu as partes A e B separadamente em 500 ml de água e misturava antes de cada revelação. Os “concentrados” assim preparados teriam durado 6 meses.
Mas não me lembro mais se era o N113 ou o A49.
Talvez não dê certo se o estabilizador estiver, por exemplo, apenas no sachê 2.
Mas é claro que nem todos os reveladores líquidos são ruins (... só não são tão bons quanto o A49 ;-)...
O revelador de banho Moersch MZB 2 supostamente supera o A49. Mas, de qualquer forma, é mais caro e, com duas cubas, um pouco mais complicado de manusear.
Atenciosamente,
Mirko
rhf
Oi
Sim, concordo com o Mirko: o A 49 é único, mas é questionável se a divisão em dois concentrados seja realmente uma boa ideia e se traga maior durabilidade.
Eu também tenho que jogar fora algumas vezes — infelizmente —, mas simplesmente aceito isso. Não o uso por mais de quatro semanas.
Se você realmente está procurando um revelador com durabilidade extrema, não tem como escapar do MZB.
Mas ele tem características completamente diferentes.
Eu uso o A 49 principalmente para Kb e em retratos e nus.
Como revelador de grão fino, a nitidez e a resolução não são tão altas em comparação com o MZB, mas o grão fica maravilhosamente fino. O MZB é, sem dúvida, “melhor” nesse aspecto, mas também acentua mais o grão. A diferença fica bem visível em ampliações a partir de 8x. Se você fotografa mais paisagens e arquitetura, se os detalhes mais finos são importantes para você e se deseja “tirar o máximo” de suas lentes, você realmente deveria experimentá-lo. Para mim, ele não serve. Prefiro preparar uma solução nova a cada 4 semanas.
Atenciosamente,
Rolf
Gast
Olá,
Por curiosidade, dei uma olhada no site da Agfa ATOMAL e li que o prazo de validade é de 6 meses. Aparentemente, os dois reveladores teriam a mesma composição. Eu mesmo já guardei o A49 por mais de 4 semanas e não notei nenhuma perda de qualidade. Então, o que há de verdade nessa história de que o A49 perde a eficácia após 4 semanas?
Atenciosamente,
Michael
Gast
Na ficha técnica do A49 (consulte
http://www.calbe-fotochemie.com/prod/pdf/A49.pdf) é indicado um prazo de validade da solução de reserva de 4 semanas. Recomenda-se utilizar o A49 como revelador de uso único na diluição 1+1 com água. Para isso, a solução de reserva é colocada em frascos de vidro marrom de 100 ml, disponíveis em farmácias. Esses frascos são baratos e têm capacidade para cerca de 125 ml quando cheios até a borda.
A vantagem é que a solução de reserva nesses frascos dura consideravelmente mais do que 4 semanas e a preparação da solução de trabalho é muito simples. Se, por exemplo, for necessário revelar um filme KB em uma lata Jobo 1510, basta encher um frasco com a solução de reserva e outro com água para obter os 250 ml necessários da solução de trabalho. Não é necessário usar um cilindro graduado.
Atenciosamente, Otto Beyer
Gast
Acabei de revelar alguns rolos de FujiFILM Neopan 400 no A49 (1+1), que estava há 7 meses em uma garrafa de plástico aberta na adega. Por quê? Porque o HRX, que estou usando agora, aparentemente não é adequado, o que me surpreendeu. Então, tive que escolher: revelador inadequado ou vencido? Resultado: o A49 funcionou perfeitamente. Agora o A49 antigo finalmente acabou e eu posso (finalmente) comprar um novo.
@Mirko, já que estou aqui: vocês poderiam, por favor, tirar os preços em marcos alemães do catálogo? Isso confunde e já está ficando bem constrangedor. (É como olhar para uma prateleira na loja e encontrar produtos cuja data de validade já passou há três anos).
Atenciosamente,
LS
Gast
...ou percebe-se que os preços continuam baixos há 3 anos :)
Mas, infelizmente, agora precisamos aumentá-los. As páginas sobre química estão sendo atualizadas aos poucos.
As primeiras já estão no catálogo de downloads.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Por que não tentas preparar o A49 com menos água, de modo que, em vez de 1 litro, obtenhas apenas meio litro? Por exemplo, preparei o N113 (sim, um revelador positivo) para 10 litros em apenas 3 litros e guardo esse “concentrado” há 10 meses em um galão de plástico. Até agora, não notei nenhuma perda de qualidade. Outra vantagem é que você tem muita flexibilidade na preparação de soluções únicas ou pode usá-lo de forma mais concentrada. 1 litro de Ultrafin SF deu certo como 1/2 litro de concentrado. Se você ainda guardar tudo isso em garrafas de vidro e, quem sabe, até pulverizar com gás inerte, o concentrado caseiro certamente duraria pelo menos tanto quanto os concentrados líquidos prontos.